Liga das Nações

Imparável, Cristiano Ronaldo comanda goleada de Portugal sobre a Polônia

Mesmo longe do auge físico e técnico, Cristiano Ronaldo continua provando o tamanho de sua importância para a seleção portuguesa

Como diria André Henning, Cristiano Ronaldo é o homem, uma máquina, uma besta enjaulada. Mesmo com 39 anos, o centroavante comandou a goleada de Portugal sobre a Polônia na Liga das Nações.

Nesta sexta-feira (15), os Lusos venceram a Polônia por 5 a 1, no Estádio do Dragão, pela 5ª rodada do Grupo A1. Com o resultado, a seleção portuguesa garantiu sua vaga nas quartas de final da Liga das Nações.

E o destaque não poderia ser outro: CR7. Apesar de não viver mais o auge físico e técnico, o atacante deu um show contra a seleção polonesa, participando ativamente de três gols de Portugal, sendo duas bolas na rede e uma assistência.

Primeiro, Cristiano Ronaldo deu uma cavadinha no pênalti para iniciar a contagem. Na sequência, o centroavante enfiou um lindo passe para Pedro Neto vencer o goleiro. Por fim, o craque deu um voleio para dar números finais à partida.

A atuação ajuda a explicar a importância de CR7 para os Lusos. Além da contribuição técnica, é inegável que o papel de liderança exercido pelo atacante ajuda a nova geração da seleção portuguesa, que espera ir ainda mais longe no futuro.

Foto: (Imago) - Cristiano Ronaldo, nos braços dos portugueses
Foto: (Imago) – Cristiano Ronaldo, nos braços dos portugueses

Cristiano Ronaldo também se aproximou da marca dos 1.000 gols da carreira. Após dizer que é o maior artilheiro da história do futebol, o centroavante aproveitou sua convocação para fazer a diferença para Portugal.

Cristiano Ronaldo na carreira

  • Jogos: 1.253
  • Gols: 910

Somente por Portugal

  • Jogos: 217
  • Gols: 135

Cristiano Ronaldo acordou Portugal

Apesar do placar elástico, o 1º tempo de Portugal x Polônia indicava um empate monótono. Sem Robert Lewandowski, os Alvirrubros enfrentaram os Lusos com uma estratégia bem clara: se defender acima de tudo.

A seleção portuguesa, por sua vez, teve muitas dificuldades para criar chances perigosas antes do intervalo, tanto que não chutou uma bola em direção ao gol até balançar as redes, na etapa final.

Aliás, a conversa com o técnico Roberto Martínez nos vestiários surtiu efeito, pois Rafael Leão fez o primeiro gol de Portugal em um rápido contra-ataque. Na sequência, Cristiano Ronaldo ampliou em cobrança penal.

Bruno Fernandes também assumiu o protagonismo ao acertar um foguete no ângulo de fora da área. Posteriormente, o camisa 7 dos Lusos serviu Pedro Neto, que encerrou um jejum de quatro anos sem balançar as redes por sua seleção.

Foto: (Imago) - A Polônia não foi párea para Portugal
Foto: (Imago) – A Polônia não foi párea para Portugal

No apagar das luzes, Cristiano Ronaldo fez uma pintura e viu a seleção polonesa descontar com Marczuk. Agora, Portugal só precisa cumprir tabela contra a Croácia, na próxima segunda-feira (18), às 16h45 (horário de Brasília), fora de casa, pela última rodada da fase de grupos da Nations.

Já os Alvirrubros estão praticamente eliminados do mata-mata. No último lugar do grupo, a Polônia precisa fazer uma goleada histórica sobre a Escócia e torcer para os Lusos vencerem os croatas para ainda ter chances de chegar às quartas de final da Liga das Nações.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo