Liga das Nações

‘Apática e sem caráter’: França sai em desvantagem contra a Croácia na Liga das Nações

Nem mesmo a volta de Mbappé foi suficiente para evitar a derrota por 2 a 0 para a Croácia, pela ida das quartas de final

A França se complicou na disputa por uma vaga na semifinal da Liga das Nações. Nesta quinta-feira, a seleção francesa perdeu por 2 a 0 para a Croácia, fora de casa, no estádio Poljud, pelo jogo de ida das quartas de final da competição. E com uma atuação que foi muito criticada pela imprensa da França.

O jornal “Le Parisien” foi duro no relato da partida e classificou a atuação da França como “horrível”. O time contava com o retorno de Mbappé, que havia ficado fora das últimas duas Datas Fifa de 2024, mas nem isso foi suficiente para salvar o time.

O jornalista Dominique Sévérac foi além e afirmou que o time de Didier Deschamps sofreu um “colapso coletivo” no primeiro tempo, quando sofreu os dois gols. Ele ainda chamou o time de “apático, sem caráter e muito comum ofensivamente”.

E as críticas foram feitas com razão. Com uma atuação burocrática, a França foi facilmente controlada pelo experiente time croata e pouco ameaçou o gol adversário, principalmente na primeira etapa.

Budimir e Perisic garantiram a vantagem da Croácia na disputa por uma vaga na semifinal da Liga das Nações. As seleções voltam a se enfrentar no próximo domingo (23), às 16h45 (horário de Brasília), no Stade de France. A França precisa vencer por três gols de diferença para avançar direto para as semifinais.

Perisic deu uma assistência e marcou o outro gol da Croácia contra a França (Foto: Imago)
Perisic deu uma assistência e marcou o outro gol da Croácia contra a França (Foto: Imago)

Como foi a vitória da Croácia sobre a França

A França até deu a impressão de que iria tomar conta da partida nos primeiros minutos, mas logo aos 5′ o árbitro assinalou um pênalti por toque de mão de Konaté. No entanto, Kramaric cobrou mal, no meio do gol, e o Maignan fez a defesa com o pé.

Mbappé até criou oportunidades para a França, mas Livakovic fez duas boas defesas para salvar a Croácia.

Então, foi a vez de Perisic aparecer para decidir o jogo. Primeiro, aos 25′, o jogador do PSV cruzou na medida para Budimir finalizar, de cabeça, de dentro da área e abrir o placar para os croatas. Depois, um pouco antes do intervalo, Perisic aproveitou uma sobra pelo lado direito da área e finalizou de primeira, cruzado, sem chances para Maignan, fazendo 2 a 0 para a Croácia.

Depois de um primeiro tempo de pouca inspiração, a França voltou melhor após o intervalo e passou a criar mais chances, mas dependia muito de Mbappé e Dembélé. A dupla conseguiu levar perigo ao gol da Croácia, mas sem efetividade.

A Croácia praticamente não atacou na segunda etapa, mas conseguiu se defender bem e não sofreu tanto com o ataque francês. Com a vantagem no placar, o experiente time croata administrou a partida e vai tentar confirmar a classificação em Paris.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo