Europa

Herói da Holanda, Van Dijk ainda foi capaz de um raro gesto para consolar o árbitro da partida

Virgil van Dijk foi o grande personagem no empate entre Holanda e Alemanha, que rendeu a vaga na fase final da Liga das Nações à Oranje de maneira épica. E o zagueiro merece os aplausos não apenas pelo gol decisivo, que garantiu o placar de 2 a 2 aos 45 do segundo tempo, quando já havia se tornado centroavante. O capitão holandês também protagonizou uma bela cena após o apito final em Gelsenkirchen.

Árbitro da partida, Ovidiu Hategan teve uma semana de luto. O romeno perdeu a mãe há poucos dias, mas ainda assim cumpriu o seu dever. A quem já foi duramente criticado por suas decisões nas competições continentais de seleções, sobretudo na repescagem recente entre Suíça e Irlanda do Norte, o juiz desempenhou bem o seu trabalho. Assim, ao final da partida, não conteve as lágrimas. Terminou consolado por Van Dijk.

“Esse homem estava destroçado, com lágrimas nos olhos, porque sua mãe faleceu recentemente. Eu desejei força e disse que ele apitou bem. É algo pequeno, mas que talvez o ajude a seguir em frente”, declarou Van Dijk após a partida, segundo a Voetbal International. Um gesto simples, mas que significa demais. Aproxima o lado humano do futebol, mesmo depois de um jogo neste nível de emoções.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo