Europa

Hegemonia ameaçada

Os títulos das últimas oito temporadas da Superliga Albanesa foram apenas para duas equipes: Tirana e Dinamo Tirana. Mas neste começo de ano, tudo indica que a hegemonia será quebrada.

Restando apenas seis rodadas na competição, ambos estão empatados na quarta colocação, a nove pontos do líder Flamurtari, que só viu a taça de campeão uma vez, na temporada 1990/91. Na briga direta pelo título estão também Skënderbeu e o Vlaznia Shkodër, a três e seis pontos na cola, respectivamente.

Os times estão de folga neste início de ano, e voltam a se enfrentar no final de janeiro. E já tem clássico marcado: Dinamo Tirana x Tirana, no dia 22. É o jogo que vai decidir quem estará definitivamente fora da briga pelo título.

Na parte de baixo da tabela, a briga pelo rebaixamento está bastante disputada. O normal é que o Elbasani, Besa e Bylis Ballsh estejam na divisão secundária do país na próxima temporada. Além dos três, outros quatro times brigam diretamente para não ficarem com a última “vaga” para a série B.

Andorra: rumo ao quadrangular final

Com dois jogos ainda restando na primeira fase, os quatro times classificados para o quadrangular da Primera Divisió de Andorra já estão definidos. O Lusitans aparece na liderança, seguido do Sant Julià, do Santa Coloma e do UE Santa Coloma.

Para cumprir tabela, os quatro entram em campo nos dias 16 e 20 de janeiro, para então, em fevereiro, seguirem para a decisão.

Enquanto isso, a seleção do país inicia o ano amargando a 202ª posição no ranking da Fifa, a pior colocação na história de Andorra. Em 2010 foram oito derrotas nos oito jogos.

Armênia: virada de mesa no rebaixamento

Início de ano no futebol da Armênia é sinônimo de calmaria. A Premier League chegou ao fim em novembro, com o 10º título seguido do Pyunik, e só recomeça em março. Até lá, só movimentações nos bastidores.

O Shirak, que terminou em último lugar, foi automaticamente rebaixado, mas a Federação de Futebol da Armênia manteve o time na primeira divisão por um motivo, no mínimo, peculiar. Assim se pronunciou a Federação: “levando em conta o fato de que o time tem um novo patrocinador, que já fez investimentos significativos para melhorar a infraestrutura do clube, assim como para o desenvolvimento do futebol na região de Shirak, ficou decidido que o Shirak permanece na Premier League na próxima temporada”. Dessa forma, a competição em 2011 terá nove times, ao invés dos tradicionais oito, agora com o recém-ascendido Ararat.

Azerbaijão: fase inicial chega ao momento decisivo

A primeira fase da Premier League azeri está chegando nos momentos decisivos. Na liderança permanece o Neftchi Baku com o Khazar Lenkoran na cola. Como somente os seis primeiros se classificam para a fase final, a briga pela última vaga promete ser empolgante, já que Qabala e Baki estão separados apenas por dois pontos, com nove ainda em jogo.

Belarus: movimentação só na Liga Europa

Até abril, quando será iniciada a Vysshaya Liga 2011, os olhos se voltam todos para o atual campeão BATE Borisov. O motivo é que a equipe conseguiu avançar para as oitavas de final da Liga Europa e enfrenta o Paris Saint-Germain no dia 17 de fevereiro em Minsk. Mesmo com duas derrotas nos últimos dois jogos, o BATE fez gordura suficiente nos primeiros quatro embates, quando somou os dez pontos que garantiram a segunda vaga do grupo.

Cazaquistão: calmaria e espera

O campeão inédito Tobol Kostanay está só curtindo o título da Superleague do Cazaquistão. Enquanto isso, todos os times vão se preparando para o início da competição no dia 6 de março. Mas quatro dias antes, o Tobol e o Lokomotiv decidem o título da Supercopa do Cazaquistão.

Estônia: seleção em busca de um recorde

Enquanto o Flora continua comemorando o título da Meistriliiga e se preparando o mini-torneio entre clubes do Báltico, a seleção da Estônia corre em busca de um recorde: ser o primeiro país a enfrentar as 52 nações europeias.

Para isso, está buscando agendar um amistoso com o combinado francês, única seleção que falta para os estonianos alcançarem a marca. Os dirigentes do país sabem que será difícil que a França aceite o convite, mas não perdem a esperança.

“Esperamos ansiosamente que a seleção francesa dê uma resposta positiva”, disse o porta-voz da Associação Estoniana de Futebol, Mihkel Uiboleht.

Letônia: o futebol não tem folga

O campeonato nacional da Letônia só começa em abril, mas o futebol não para. Entre os dias 7 e 9 de janeiro, os campeões das ligas nacionais da Estônia, Letônia e Lituânia se enfrentam em um mini-torneio: a Copa dos Campeões do Báltico.

São dois jogos para cada equipe e o atual campeão letoniano, o Skonto, vai enfrentar o Flora (Estônia) e o Ekranas (Lituânia). Os jogos serão realizados na capital da Letônia, Riga.

Liechtenstein: Vaduz quer voltar à elite suíça

O principal destaque do país é o Vaduz, que foi rebaixado da primeira divisão suíça na temporada 2008-2009 (não existe liga em Liechtenstein, por isso jogam no campeonato do país vizinho).

Agora, pelo segundo ano militando na divisão de acesso, está no caminho para voltar à elite. Exatamente na metade do campeonato, após 15 rodadas, a equipe de Liechtenstein lidera com 36 pontos, sete a frente do Lausanne-Sport.

O segundo time do país, o Eschen/Mauren luta na terceira divisão suíça. Só que a vida não é fácil. No grupo 3, mantém a 8ª colocação, com 24 pontos. Está a três vitórias dos dois primeiros colocados, que se classificam. Ainda restam 13 partidas.

Lituânia: Ekranas em ação

O atual campeão lituano, o Ekranas, está em festa, mas também em ação. Assim como os campeões nacionais dos vizinhos Estônia e Letônia, o time vai participar da Copa dos Campeões do Báltico, entre 7 e 9 de janeiro, na capital letoniana, Riga. No mini-torneio, vai enfrentar o Flora (Estônia) e Skonto (Letônia). Enquanto isso, os outros clubes aguardam o início da temporada 2011, que será realizada somente em março.

Luxemburgo: Campeonato já tem dono

Passado pouco da metade da BGL League, já é possível apontar o campeão, mesmo restando 11 rodadas. A superioridade do F91 Dudelange é tão notável, que já abriu 16 pontos para o UN Käerjéng 97, que vem na vice-liderança.

O F91 Dudelange faz uma campanha quase perfeita: são 14 vitórias e apenas uma derrota. O ataque balançou as redes 55 vezes, com média de quase quatro gols por partida. Muito disso se deve a uma goleada acachapante contra o FC Wiltz '71. Foram sonoros 15 a 0.

Além de ter o melhor ataque, a defesa só foi vazada nove vezes. Mas apesar de números incríveis, estranhamente o time não tem o artilheiro do campeonato. A melhor marca, com 13 gols, é do francês Romain Zewe, do vice-líder UN Käerjéng 97.

Moldova: briga cada vez mais quente

Faltando apenas cinco rodadas para o fim da Divizia Nationala, a briga é bastante intensa pelo título na Moldova. E de forma surpreendente, o multi-campeão FC Sheriff Tiraspol pode perder a sequência de dez anos seguidos levantando a taça.

Na liderança está o surpreendente Dacia Chisinau, com 48 pontos. Na cola aparecem o Milsami Orhei, com 45, o Sheriff Tiraspol, com 44, e o Iskra-Stal e o Olimpia Bãlti, ambos com 41.

Com a parada por conta do inverno, as equipes voltam a se enfrentar em fevereiro. E já tem partida decisiva no caminho. Dacia Chisinau e Milsami se pegam no primeiro jogo depois da parada.

San Marino: fraco, mas disputado

A pior liga européia, de acordo com a Uefa, ao menos demonstra estar com disputas interessantes. No grupo A, faltando apenas duas rodadas, Pennarossa e Cosmos já estão classificados. A briga pela terceira vaga está entre La Fiorita e Juvenes/Dogana, com 18 e 14 pontos, respectivamente.

Já no grupo B, o atual bicampeão Tre Fiori está com a vaga praticamente garantida, com oito pontos a frente do vice-líder. Brigam intensamente pelas vagas restantes o Tre Penne, o Murata, o San Giovanni e o Libertas. A definição começa em fevereiro e se estende até abril, para então iniciar a fase final.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo