De preterido no Corinthians a estrela no Trabzonspor: Brasileiro vira sensação na Turquia
Felipe Augusto não teve sequência no Corinthians e buscou recomeço na Europa; e chegada à Süper Lig foi ponto de virada
Quando surgiu nas categorias de base do Corinthians, Felipe Augusto brigou por uma sequência entre os profissionais. Entretanto, a falta de espaço no Timão serviu como incentivo para o centroavante tentar um recomeço no futebol europeu. E a escolha tem rendido frutos na Turquia.
No início de 2025/26, o brasileiro trocou o Cercle Brugge pelo Trabzonspor. Em pouco tempo, Felipe Augusto não só conquistou a titularidade da equipe comandada por Fatih Tekke, como também se tornou uma das estrelas do clube turco, que está na 3ª posição da Süper Lig.
Surgimento e venda no Corinthians
Após passagens por São Caetano e Ponte Preta, o atacante chegou à base alvinegra com 12 anos, inicialmente como ponta. Ao subir de categoria no Corinthians, Felipe Augusto foi deslocado para ser referência da grande área, ganhando rodagem no sub-17 e sub-20.

Em 2021, o centroavante fez sua estreia entre os profissionais, porém, sua transição ficou marcada pela falta de ritmo e problemas com lesões. Isso ajuda a explicar porque Felipe Augusto fez apenas oito jogos em suas duas primeiras temporadas no Timão.
Já em 2023, o atacante disputou a Copinha e foi um dos destaques do Corinthians com quatro gols. Como consequência, Felipe Augusto passou a ganhar mais minutos no time principal, principalmente saindo do banco de reservas.
Em seu melhor momento, o centroavante chegou a balançar as redes com o manto alvinegro na Libertadores e na Sul-Americana. Contudo, ao final daquele ano, Felipe Augusto se tornou última opção para o setor com Mano Menezes, o que motivou uma venda para a Bélgica por 3 milhões de euros (cerca de R$ 16 milhões à época).
Felipe Augusto pelo Corinthians
- Jogos: 29
- Gols: 2
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Felipe Augusto, da adaptação no Cercle Brugge ao protagonismo no Trabzonspor

Ao chegar na metade final de 2024/25, o brasileiro precisou se adaptar ao Cercle Brugge logo no momento mais decisivo da temporada, com a disputa dos playoffs da Pro League — algo até então inédito na história do clube belga. E Felipe Augusto foi importante na classificação à Conference League.
Na última temporada, com uma preparação adequada, o centroavante de 21 anos alcançou sua maior sequência de partidas da carreira, combinando gols e assistências. O bom futebol chamou a atenção dos turcos, que, em julho do ano passado, pagaram 6 milhões de euros (em torno de R$ 38,9 milhões à época).
Felipe Augusto pelo Cercle Brugge
- Jogos: 59
- Gols: 8
- Assistências: 6
Mesmo em uma liga nova e sem outros sul-americanos no elenco, o atacante se ambientou rapidamente ao Trabzonspor, formando uma parceria de sucesso com Paul Onuachu. A combinação artilheira com o nigeriano foi fundamental para Felipe Augusto receber elogios da imprensa turca.
🕺 Felipe Augusto'nun dansı, Trabzonspor taraftarlarının ruhunu yansıtıyor…
— beIN SPORTS Türkiye (@beINSPORTS_TR) August 19, 2025
📌 2 Maç
✅ 2 Galibiyet#beINSPORTS pic.twitter.com/TCDQMRtCS7
Com seu estilo de jogo enérgico, o centroavante brasileiro tenta aprender constantemente com o treinador turco, que foi atacante enquanto jogador e revelação do próprio Trabzonspor. Canhoto e com 1,87m de altura, Felipe Augusto também impressiona por sua velocidade e imposição física — além do faro de gol.
Segundo o portal “Fanatik”, o presidente Ertuğrul Doğan afirmou que 19 olheiros diferentes assistiram ao clássico contra o Galatasaray para acompanhar de perto cinco atletas de Tekke, incluindo o atacante ex-Timão. Alemães, ingleses, franceses e italianos já demonstraram interesse, e propostas devem chegar ao brasileiro ao final de 2025/26.
Felipe Augusto pelo Trabzonspor
- Jogos: 17 — 13 como titular
- Gols: 9
- Minutos em campo: 1130 — média de 66 por partida



