Venda de Felipe Augusto pega torcida de surpresa, mas rende bom valor para o Corinthians
O Corinthians já tinha recebido uma proposta do clube belga no meio do ano pelo jogador, mas as negociações não foram adiante
O Corinthians segue se movimentando nos bastidores para estruturar o elenco para a temporada de 2024, e desta vez, terá que se despedir de mais um jogador: Felipe Augusto, atacante de 19 anos formado pelas categorias de base alvinegras.
Felipe tinha contrato com o Timão até maio de 2026, e foi negociado com Cercle Brugge. O clube belga pagou 3 milhões de euros (cerca de R$ 16 milhões na cotação atual) por 80% dos direitos econômicos do garoto. O alvinegro ficou com 20%, mas apesar da baixa porcentagem, o Corinthians tem a parte mais ‘valiosa' da negociação, o lucro da venda no caso de uma eventual saída para outro clube no futuro.
Corinthians já tinha sido sondado na janela de transferência do meio do ano
Em agosto, o Corinthians já tinha recebido propostas para a venda do atacante ao clube belga. O valor era um pouco maior – três milhões a mais -, porém, a negociação não foi adiante por conta de algumas documentações do jogador. Como o presidente Duílio Monteiro Alves garantiu que nenhum jogador seria vendido até o fim da temporada e o fechamento da janela de transferências, a venda teve que esperar.
Felipe Augsuto continuou vestindo a camisa do Timão, até o final da temporada, O garoto já deve se despedir do Parque São Jorge nos próximos dias para viajar e se apresentar oficialmente ao Cercle Brugge no início do ano. A negociação é a última venda feita sob a gestão de Duílio Monteiro Alves. Há um acordo entre o presidente e Augusto Melo, eleito no último mês, de que o atual dirigente assinaria vendas e contratações, já que só vai “passar a caneta” em 2 de janeiro.
Formado na base do Corinthians, Felipe Augusto não estava nos planos do Corinthians para a próxima temporada
Felipe chegou ao Corinthians em 2017, passou pelo sub-15, sub-17 e sub-20, até ser promovido para o elenco profissional. Apesar da estreia na temporada de 2021, o atacante subiu definitivamente para o elenco principal neste ano, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. Mesmo coma má fase de Yuri Alberto, o garoto que disputava posição com a camisa nove, não foi tão utilizado quanto o esperado. Ao todo, foram 21 jogos disputados e dois gols marcados.
Após a chegada de Mano Menezes, o atacante desceu na lista de prioridades do treinador. Diante as mudanças que estão sendo feitas dentro do elenco para 2024,a comissão técnica alvinegra informou que o jogador não estaria dentro dos planos para a próxima temporada, o que facilitou a liberação de Felipe para o clube europeu.
Apesar das dificuldades em se firmar na titularidade do elenco principal, na base, Felipe conquistou o Campeonato Brasileiro sub-17 de 2021, atuou em 11 jogos e marcou sete gols.
Por enquanto o Corinthians não anunciou oficialmente nenhum jogador. Há, no entanto, acordo fechado apenas com Hugo, lateral-esquerda. Nos bastidores, o clube tem se movimentado, mas esbarra com dificuldades nas negociações, principalmente por não ter um diretor de futebol efetivado no cargo.