Brasil

Venda de Felipe Augusto pega torcida de surpresa, mas rende bom valor para o Corinthians

O Corinthians já tinha recebido uma proposta do clube belga no meio do ano pelo jogador, mas as negociações não foram adiante

O Corinthians segue se movimentando nos bastidores para estruturar o elenco para a temporada de 2024, e desta vez, terá que se despedir de mais um jogador: Felipe Augusto, atacante de 19 anos formado pelas categorias de base alvinegras.

Felipe tinha contrato com o Timão até maio de 2026, e foi negociado com Cercle Brugge. O clube belga pagou 3 milhões de euros (cerca de R$ 16 milhões na cotação atual) por 80% dos direitos econômicos do garoto. O alvinegro ficou com 20%, mas apesar da baixa porcentagem, o Corinthians tem a parte mais ‘valiosa' da negociação, o lucro da venda no caso de uma eventual saída para outro clube no futuro.

Corinthians já tinha sido sondado na janela de transferência do meio do ano 

Em agosto, o Corinthians já tinha recebido propostas para a venda do atacante ao clube belga. O valor era um pouco maior – três milhões a mais -, porém, a negociação não foi adiante por conta de algumas documentações do jogador. Como o presidente Duílio Monteiro Alves garantiu que nenhum jogador seria vendido até o fim da temporada e o fechamento da janela de transferências, a venda teve que esperar.

Felipe Augsuto continuou vestindo a camisa do Timão, até o final da temporada, O garoto já deve se despedir do Parque São Jorge nos próximos dias para viajar e se apresentar oficialmente ao Cercle Brugge no início do ano. A negociação é a última venda feita sob a gestão de Duílio Monteiro Alves. Há um acordo entre o presidente e Augusto Melo, eleito no último mês, de que o atual dirigente assinaria vendas e contratações, já que só vai “passar a caneta” em 2 de janeiro.

Formado na base do Corinthians, Felipe Augusto não estava nos planos do Corinthians para a próxima temporada

Felipe chegou ao Corinthians em 2017, passou pelo sub-15, sub-17 e sub-20, até ser promovido para o elenco profissional. Apesar da estreia na temporada de 2021, o atacante subiu definitivamente para o elenco principal neste ano, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. Mesmo coma má fase de Yuri Alberto, o garoto que disputava posição com a camisa nove, não foi tão utilizado quanto o esperado. Ao todo, foram 21 jogos disputados e dois gols marcados.

Após a chegada de Mano Menezes, o atacante desceu na lista de prioridades do treinador. Diante as mudanças que estão sendo feitas dentro do elenco para 2024,a comissão técnica alvinegra informou que o jogador não estaria dentro dos planos para a próxima temporada, o que facilitou a liberação de Felipe para o clube europeu.

Apesar das dificuldades em se firmar na titularidade do elenco principal, na base, Felipe conquistou o Campeonato Brasileiro sub-17 de 2021, atuou em 11 jogos e marcou sete gols.

Por enquanto o Corinthians não anunciou oficialmente nenhum jogador. Há, no entanto, acordo fechado apenas com Hugo, lateral-esquerda. Nos bastidores, o clube tem se movimentado, mas esbarra com dificuldades nas negociações, principalmente por não ter um diretor de futebol efetivado no cargo.

Foto de Jade Gimenez

Jade Gimenez

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância, paixão que se tornou profissão. Além do futebol me mantenho por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhei como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo