Eurocopa

Uefa troca Panini pela Topps, e José Mourinho escolherá os jogadores do álbum da Euro 2024

A Panini produziu todos os álbuns da Eurocopa desde 1977, mas o próximo estará nas mãos da Topps, que já trabalha com a Uefa na Champions League

Não posso passar o telefone dele, mas se você quiser reclamar que o seu jogador favorito não está no álbum de figurinhas da Eurocopa de 2024, ou que outros não deveriam estar lá, o responsável terá nome, sobrenome e um currículo daqueles: José Mourinho.

A Uefa anunciou nesta quarta-feira que a Topps, empresa norte-americana que produz cards e artigos colecionáveis e tem muita força no mercado dos Estados Unidos, será a responsável pelos álbuns de figurinha das Euros de 2024 e 2028, da Euro feminina de 2025 e das finais da Liga das Nações de 2028.

A Topps também é a parceira oficial da Uefa para os álbuns da Champions League e das outras competições de clubes europeias. A Panini continua trabalhando com a Fifa e lançará o álbum da Copa do Mundo do Catar – aquele que a gente vai reclamar do preço e comprar mesmo assim.

A Panini produz os álbuns de todas as Copas do Mundo desde 1970 e vinha fazendo o mesmo com a Eurocopa desde 1977. O acordo com a Topps, recentemente comprada pela plataforma digital de esportes Fanatics, será válido entre 2022 e 2028.

Mourinho foi contratado para ser embaixador da parceria e terá a responsabilidade de escolher os jogadores do álbum. O vídeo do anúncio foi muito engraçadinho, mas funciona melhor em inglês em que “manager”, o título oficial dele neste contrato, tem também o sentido do técnico de futebol.

Ele recita o seu currículo, diz que treinou os melhores clubes do mundo, ganhou as ligas de Itália, Portugal, Inglaterra e Espanha e duas vezes a Champions League, que transformou bons jogadores em ótimos jogadores, e grandes times em campeões. “Falta apenas uma coisa para mim: treinar uma seleção nacional europeia. Mas por que treinar apenas uma, se posso treinar todas elas?”, diz.

“Eu sou José Mourinho, treinador oficial de todos os times da Euro 2024”, acrescenta, antes de ser interrompido por um produtor que diz: “Desculpa, senhor Mourinho, mas você só só é o técnico oficial das seleções para o álbum de figurinhas”. E aí ele, resignado, se corrige.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo