Eurocopa

Uefa apresenta o logo da Euro 2024: “Unidos pelo Futebol. Unidos no coração da Europa”

Euro 2024 será sediada na Alemanha e terá 10 cidades-sede; Uefa ressalta que torneio será para todos e tem como objetivo a diversidade

A Uefa apresentou nesta terça-feira o logo da Euro 2024, que será na Alemanha. A divulgação foi feita às 20h24 no horário de Berlim, em referência ao ano do evento, e projetado no Estádio Olímpico de Berlim. O torneio será realizado em 10 cidades da Alemanha dentro de três anos.

LEIA MAIS:
Melhor infraestrutura pesou para Alemanha vencer Turquia e ser sede da Eurocopa 2024
Após debate sobre sedes da Copa, respeito a direitos humanos se torna requisito para sediar Euro

Segundo explicou a Uefa, o logo é derivado das bandeiras das 55 associações membros e suas cores, que foi reunida em várias combinações e reflete a forma da cobertura do Estádio Olímpico de Berlim (Olympiastadion). O troféu Henri Delaunay fica no dentro do logo, com 24 fatias de cores ao redor da taça representando os 24 participantes da Euro.

“A marca promove uma Euro em que todos se sintam bem-vindos e a diversidade é celebrada. O futebol é um lugar onde todos devem se sentir em casa e a marca é o primeiro passo para construir essa casa na Alemanha para a Euro 2024. Os ativos da marca, desde o logo até os padrões e vídeos da marca, celebrando a diversidade dos torcedores e do futebol europeu”, diz o comunicado da Uefa.

O logo foi construído com uma colaboração entre a Uefa, a DFB (Deutscher Fußball-Bund, ou Federação Alemã de Futebol, em português), que começou em setembro de 2018, quando a candidatura alemã venceu a disputa para sediar o evento. A agência VMLY&R Branding, de Lisboa, em Portugal, fez o design e desenvolveu a marca a partir dessa colaboração.

O slogan da marca é “United by Football. Verent im Herzen Europas”. Em português, a primeira frase, em inglês, significa “Unidos pelo Futebol”. A segunda significa “Unidos no coração da Europa”. Foi o mesmo slogan utilizado na candidatura da Alemanha para sediar o torneio. Foi escolhido, segundo relata a Uefa, em conjunto com as cidades.

As 10 cidades que sediarão os jogos da Euro 2024 são Berlim, Colônia, Dortmund, Düsseldorf, Frankfurt, Gelsenkirchen, Hamburgo, Leipzig, Munique e Stuttgart. Cada cidade terá um logo usando pontos de referência de cada uma.

“É ótimo ver o logo da Uefa Euro 2024 ganhar vida no icônico Olympiastadion. De agora em diante, o torneio tem uma identidade de marca que reflete a ambição que temos juntos com a federação sede e as cidades-sede: uma Euro que é verdadeiramente para todos. Por um mês, estaremos unidos pelo futebol no coração da Europa”, disse Aleksander Ceferin, presidente da Uefa.

“A Euro 2024 será uma Euro para todos e estamos ansiosos para recebermos os torcedores de toda Europa e do mundo na Alemanha no verão de 20214 para celebrar esta grande festa do futebol juntos. O logo e a identidade da marca para o torneio transmitem essa mensagem perfeitamente”.

Assim como aconteceu na Euro 2020, disputada em 2021, serão 51 jogos, mas desta vez com 10 cidades dentro de um mesmo país. A ideia de uma Euro em vários países foi, ao que tudo indica, algo para uma vez só. O calendário completo da Euro 2024 será confirmado no começo de 2022, segundo informou a Uefa.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo