Eurocopa 2024

Com retorno de velho conhecido, França anuncia convocados para Eurocopa

Mesmo lesionados, Tchouaméni e Coman são chamados por Deschamps, que surpreende ao convocar Kanté

Na tarde desta quinta-feira (16), o técnico Didier Deschamps anunciou a lista de convocados da França para a disputa da Eurocopa 2024. Kanté, volante do Al-Ittihad, foi a grande surpresa da relação. O ex-Chelsea, que ficou fora da Copa do Mundo no Catar por conta de uma lesão no tendão da coxa, não era chamado desde junho de 2022. Em entrevista coletiva, Deschamps justificou o retorno do carismático jogador de 33 anos.

— Ele recuperou todas as suas habilidades físicas. Através da sua experiência e experiência, estou convencido de que a seleção francesa será melhor com ele. Ele jogou muitas partidas. Podemos discutir a intensidade específica na Arábia Saudita. Mas ele jogou mais de 4 mil minutos durante a temporada, ou seja, mais de 40 partidas. Não tenho dúvidas sobre o que o tornou forte — disse Deschamps sobre Kanté.

Já a principal ausência da lista é Lucas Hernández. O zagueiro/lateral-esquerdo contundiu o joelho esquerdo durante jogo do PSG e desfalcará seu país novamente — o mesmo problema o tirou do Mundial de 2022. Tchouaméni, do Real Madrid, e Coman, do Bayern de Munique, também se recuperam de lesão, mas diferente de Hernández, foram chamados. Ambos são considerados dúvidas para a Euro.

Antes da estreia na Euro, a Seleção Francesa ainda tem mais dois compromissos de preparação. O time de Deschamps enfrenta Luxemburgo e Canadá, dia 5 e 9 de junho, respectivamente.

Confira a lista da França

  • Goleiros: Aréola (West Ham), Maignan (Milan), Samba (Lens)
  • Defensores: Koundé (Barcelona), Clauss (Olympique de Marselha), Pavard (Inter de Milão), Konaté (Liverpool), Upamecano (Bayern de Munique), Saliba (Arsenal), Theo Hernandez (Milan), Mendy (Real Madrid)
  • Meio-campistas: Camavinga (Real Madrid), Youssouf Fofana (Monaco), Kanté (Al-Ittihad), Rabiot (Juventus), Zäire-Emery (PSG), Tchouaméni (Real Madrid), Griezmann (Atlético de Madrid)
  • Atacantes: Dembélé (PSG), Giroud (Los Angeles FC), Kolo Muani (PSG), Mbappé (PSG), Thuram (Inter de Milão), Coman (Bayern de Munique), Barcola (PSG)

Quais nomes faltaram na lista?

Em toda convocação da França, Deschamps é criticado por alguma ausência. A premissa se cumpriu nesta quinta-feira (16), e diversos nomes de destaque foram citados por imprensa e torcedores. Vamos a alguns deles: Michael Olise (Crystal Palace), Malo Gusto (Chelsea), Mohamed Simakan (RB Leipzig), Jean Clair Todibo (Nice), Axel Disasi (Chelsea), Mattéo Guendouzi (Lazio), Jean-Philippe Mateta (Crystal Palace) e Moussa Diaby (Aston Villa).

Adversários da França na Euro

A França está no Grupo D da Eurocopa, junto de Polônia, Holanda e Áustria. Os franceses estreiam contra os austríacos, do técnico Ralf Rangnick, no dia 17 de junho. A bola rola a partir das 16h (horário de Brasília), na Merkur Spiel-Arena, em Düsseldorf.

Bicampeã da Euro, a França não conquista o título do torneio desde 2000, quando bateu a Itália por 2 a 1, em final realizada no Estádio De Kuip, em Roterdã.

Calendário da França

  • França x Luxemburgo — Amistoso — 05/06
  • França x Canadá — Amistoso — 09/06
  • Áustria x França — Eurocopa — 17/06
  • Holanda x França — Eurocopa — 21/06
  • França x Polônia — Eurocopa — 25/06
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo