Eurocopa

Guia da Euro 2020: Ucrânia

Dirigida por Andriy Shevchenko, a Ucrânia traz muitos jogadores jovens para tentar melhorar seu retrospecto em Eurocopas

Este texto faz parte do Guia da Euro 2020.

Como foi o ciclo desde a Copa de 2018

Os primeiros 17 jogos tiveram apenas uma derrota, para a Eslováquia, pela Liga das Nações. Foi pesada (4 x 1), mas não impediu que a seleção subisse à primeira divisão. Os resultados pioraram a partir de setembro do ano passado, em uma mistura de adversários mais difíceis, por estar na elite da nova competição, ao lado de Espanha, Alemanha e Suíça, e também por um surto de Covid-19 que a fez enfrentar a França com 16 desfalques – e levar um clássico 7 x 1. Foi rebaixada na Liga das Nações. Por outro lado, e mais importante, fez uma campanha muito boa no classificatório para a Eurocopa. Seis vitórias em oito jogos, nenhuma derrota, vencendo Portugal em casa e como líder da chave. É um time que tem impressionado sob o comando da lenda Andriy Shevchenko.

Como joga

Os principais resultados do ciclo foram conquistados nas Eliminatórias Europeias com um 4-3-3 bem clássico. Vyacheslav Karavayev na lateral direita, Vitaliy Mykolenko na esquerda, e uma dupla de zaga com Mykola Matviyenko e Serhiy Kryvtsov. No meio-campo, o volante Stepanenko na contenção e Malinovskyi e Zinchenko mais soltos. Konoplyanka era nome certo no ataque, mas ficou fora da lista de Shevchenko para a Euro, após fazer apenas um jogo em dois anos pela seleção. No outro lado, jogavam Yarmolenko ou Tsygankov, com Roman Yaremchuk no comando de ataque. Os brasileiros Marlos e Júnior Moraes (fora da Euro por lesão) também entraram nessa rotação.

Artigos relacionados

Depois de uma campanha fraca na Liga das Nações, prejudicada também por muitos desfalques naquele período, Shevchenko testou um esquema com três zagueiros para os primeiros jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo, com a entrada do jovem Illya Zabarnyi na defesa. Foram três empates por 1 a 1, contra França, Finlândia e Cazaquistão. Nos últimos amistosos de preparação, voltou a um 4-3-3 (ou 4-1-4-1), com Oleksandr Zubkov pela esquerda. Yevhenii Makarenko também tem atuado mais como primeiro volante no lugar de Stepanenko.

Andriy Yarmolenko (Foto: Imago / One Football)

O craque

Andriy Yarmolenko

Yarmolenko é ao mesmo tempo esperança e preocupação. Porque ainda é o jogador que melhor mistura talento e experiência, com 40 gols em 94 partidas pela seleção ucraniana, e porque não vem de uma boa temporada pelo seu clube. Mal atuou na verdade. Apenas 15 jogos pela Premier League, um único como titular, total de 362 minutos (pouco mais do que isso contando as copas). Teve lesão no joelho e contraiu coronavírus. A campanha anterior também lhe reservou um longo período no estaleiro. Chega à Euro longe do ritmo ideal de competição. Shevchenko mantém a confiança e segue utilizando-o sempre que possível. Atuou nos amistosos de preparação, com dois gols contra o Chipre. O nível que o jogador mais decisivo da Ucrânia conseguirá atingir será determinante para as pretensões da seleção na Eurocopa.

Ruslan Malinovskyi (Foto: Imago / One Football)

Bom coadjuvante

Ruslan Malinovskyi

A Atalanta perdeu seu principal articulador quando Papu Gómez brigou com Gasperini e saiu para o Sevilla. Talvez não fosse o plano, mas encontrou o substituto no próprio elenco. Ruslan Malinovskyi chegou do Gent em 2019. Tímido em sua primeira temporada, majoritariamente reserva, explodiu nos últimos meses. Terminou a Serie A com seis gols e nove assistências nas últimas 11 rodadas. Foi essencial para o impulso final que garantiu mais uma vaga na Champions League ao time de Bérgamo. Na Ucrânia, é responsável pela criação do meio-campo ao lado de Zinchenko.

Viktor Tsygankov (Foto: Imago / One Football)

A promessa

Viktor Tsygankov

Talvez seja a última vez que Tsygankov possa ser considerado promessa em uma grande competição. Tem quatro temporadas consecutivas marcando pelo menos 15 gols em todos os torneios pelo Dynamo Kiev. Em breve, começará a ser alvo de especulações dos centros mais ricos. O habilidoso ponta direita foi o autor do gol da vitória por 1 a 0 sobre a Espanha na Liga das Nações e, embora chegue à Eurocopa com alguns problemas físicos, deve ser importante para o time de Shevchenko.

Andriy Pyatov (Foto: Imago / One Football)

O veterano

Andriy Pyatov

É incerto o quanto será utilizado. O goleiro de 36 anos não vem jogando pelo Shakhtar Donetsk, preterido pelo jovem Anatoliy Trubin, também entre os convocados, e deve se aposentar da seleção depois da Eurocopa. Foi reserva nos três primeiros jogos das Eliminatórias da Copa, os últimos oficiais da Ucrânia, mas defendeu as metas no amistoso contra o Chipre. De qualquer maneira, mesmo que Shevchenko opte por Trubin ou Georgiy Bushchan, do Dynamo Kiev, sua liderança como capitão da equipe será essencial para uma boa campanha. Caso atue três vezes, pode encerrar uma bonita história de 14 anos com 100 jogos cravados pela seleção.

Andriy Shevchenko (Foto: Imago / One Football)

Técnico

Andriy Shevchenko

Como jogador, Shevchenko dispensa apresentações. Um dos melhores da sua geração, campeão da Champions League com o Milan e Bola de Ouro da revista France Football. Como treinador, a trajetória ainda é curta, mas tem sido bem frutífera. Assumiu a Ucrânia depois da Eurocopa de 2016 e, embora não tenha conseguido vaga na Copa do Mundo da Rússia, melhorou bastante o desempenho de um elenco talentoso do meio para a frente. O grande destaque foi a maneira como superou Portugal no classificatório para a Eurocopa que, agora, será o seu grande desafio.

Retrospecto na Eurocopa

A Ucrânia estreou na Eurocopa ao sediar o torneio de 2012 ao lado da Polônia. Ganhou da Suécia na primeira rodada, de virada, com dois gols de Shevchenko e depois… perdeu todas as cinco partidas que disputou.

Participações na Eurocopa: 2 (2012, 2016)

Melhor desempenho: Fase de grupos

O elenco

pos jogador idade jogos Gols Clube
1 G Heorhiy Bushchan 27 anos 6 0 Ukraine Dynamo Kiev
2 D Eduard Sobol 26 anos 20 0 Belgium Club Brugge
3 M Heorhiy Sudakov 18 anos 3 0 Ukraine Shakhtar Donetsk
4 D Serhiy Kryvtsov 30 anos 23 0 Ukraine Shakhtar Donetsk
5 M Serhiy Sydorchuk 30 anos 36 3 Ukraine Dynamo Kiev
6 M Taras Stepanenko 31 anos 62 3 Ukraine Shakhtar Donetsk
7 A Andriy Yarmolenko 31 anos 94 40 England West Ham United
8 M Ruslan Malinovskyi 28 anos 37 6 Italy Atalanta
9 A Roman Yaremchuk 25 anos 24 8 Belgium Gent
10 M Mykola Shaparenko 22 anos 12 0 Ukraine Dynamo Kiev
11 M Marlos 33 anos 25 1 Ukraine Shakhtar Donetsk
12 G Andriy Pyatov 36 anos 97 0 Ukraine Shakhtar Donetsk
13 D Illya Zabarnyi 18 anos 8 0 Ukraine Dynamo Kiev
14 M Yevhenii Makarenko 30 anos 12 0 Belgium Kortrijk
15 M Viktor Tsyhankov 23 anos 26 6 Ukraine Dynamo Kiev
16 D Vitaliy Mykolenko 22 anos 15 0 Ukraine Dynamo Kiev
17 D Oleksandr Zinchenko 24 anos 39 6 England Manchester City
18 M Roman Bezus 30 anos 23 5 Belgium Gent
19 A Artem Besyedin 25 anos 16 2 Ukraine Dynamo Kiev
20 A Oleksandr Zubkov 24 anos 11 1 Hungary Ferencváros
21 D Oleksandr Karavayev 29 anos 33 1 Ukraine Dynamo Kiev
22 D Mykola Matviyenko 25 anos 36 0 Ukraine Shakhtar Donetsk
23 G Anatoliy Trubin 19 anos 2 0 Ukraine Shakhtar Donetsk
24 D Oleksandr Tymchyk 24 anos 4 0 Ukraine Dynamo Kiev
25 D Denys Popov 22 anos 1 0 Ukraine Dynamo Kiev
26 A Artem Dovbyk 23 anos 2 0 Ukraine Dnipro-1

 

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Artigos relacionados

Veja também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios? Aí é falta desleal =/

A Trivela é um site independente, que precisa das receitas dos anúncios. Desligue o seu bloqueador para podermos continuar oferecendo conteúdo de qualidade de graça e mantendo nossas receitas. Considere também nos apoiar pelo link "Apoie" no menu superior. Muito obrigado!