Eurocopa

Guia da Euro 2020: Turquia

Com o técnico da Copa 2002, a Turquia tenta repetir o feito de 2008, quando surpreendeu e chegou à semifinal e tem na defesa o seu principal trunfo, mas o ataque também tem destaques

Este texto faz parte do Guia da Euro 2020.

Como foi o ciclo desde a Copa de 2018

A Turquia não foi para a Copa 2018 e teve um ciclo que variou muito. A primeira competição depois daquele Mundial foi a Liga das Nações. Os turcos ficaram na lanterna do grupo que tinha Suécia e Rússia, com uma vitória e três derrotas. Nas Eliminatórias para a Eurocopa, a Turquia fez uma campanha melhor: foram 10 jogos, sete vitórias, dois empates e uma derrota. Conseguiu a classificação direta, atrás apenas da França. E venceu a França em casa, além de empatar fora.

Novamente na Liga das Nações, a Turquia decepcionou. Em um grupo com Hungria, Rússia e Sérvia, ficou em último lugar, com apenas uma vitória em seis jogos, além de três empates e duas derrotas. Nas eliminatórias para a Copa 2022, porém, os turcos já largaram bem e estão à frente da Holanda, segunda colocada. Em três jogos até aqui, duas vitórias e um empate.

Artigos relacionados

Como joga

O time tem como o principal trunfo a sua defesa. Atua em um 4-2-3-1, com uma defesa segura, com poucos gols sofridos. Nas Eliminatórias da Euro, foram apenas três gols sofridos e oito jogos sem ser vazado em 10 jogos. Uma marca bastante relevante. Confia em uma equipe bem armada e com jogadores em boa fase, como o lateral Mehmet Zeki Celik e os zagueiros Caglas Soyuncu e Mehdi Demiral.

A dupla de meio-campo tem Okay Youslu, que esteve no West Brom nesta temporada, um volante marcador, e Ozan Tufan, que é chamado de um coringa pela sua capacidade de defender e atacar, bem ao estilo motorzinho. Além deles, Hakan Çalhanoglu organiza o time ofensivamente, com Burak Yilmaz no comando do ataque. É de se esperar um time forte na bola parada e que tentará acionar bastante o Yilmaz pelo alto.

O craque

Hakan Çalhanoglu, da Turquia (Imago / OneFootball)

O meia teve uma excelente temporada pelo Milan, com muita criatividade, capacidade de chegar ao ataque e uma bola parada precisa. Seja nas cobranças de falta diretas e indiretas ou nos escanteios, o camisa 10 é um jogador sempre muito perigoso. Alemão de nascimento e filho de turcos, sempre defendeu a Turquia, mesmo nas categorias de base. Na temporada 2020/21, pelo Milan, fez 43 jogos, nove gols e 12 assistências. É um jogador que pode fazer a diferença para a Turquia – e para si mesmo, já que seu contrato acabou nesta temporada e ele poderá escolher seu próximo destino. Uma grande Eurocopa certamente atrairá melhores destinos.

Bom coadjuvante

O zagueiro Çaglar Söyüncü, da seleção tuca (Imago / OneFootball)

Çaglar Söyüncü é um dos jogadores mais conhecidos da seleção turca e é o principal nome da defesa do time. Aos 25 anos, já é um jogador experiente. Jogou pelo Freiburg, na Alemanha, e desde 2018 defende o Leicester, na Inglaterra. Na Premier League, tornou-se um destaque da sua posição: seguro pelo alto, pouco propenso a falhas e muito dedicado. Será importante para que o time turco tenha a solidez defensiva que mostrou ao longo das Eliminatórias da Euro.

A promessa

Ozan Kabak, zagueiro da Turquia (Imago / OneFootball)

Um dos nomes mais promissores da Turquia é Ozan Kabak, zagueiro de 21 anos contratado por empréstimo pelo Liverpool em janeiro. Tem contrato com o rebaixado Schalke, mas sua participação pelo clube inglês foi bastante apreciada, interrompida por uma lesão que atrapalhou os planos dele e do clube. O Liverpool tem opção de compra até o fim de junho, mas não se manifestou ainda a respeito. Com 27 jogos na temporada, 13 deles pelo Liverpool, mostrou ser capaz de estar em um nível alto. Ainda assim, deve ser reserva, já que a Turquia tem Demiral e Söyüncü no elenco.

O veterano

Burak Yilmaz, o veterano que faz os gols da Turquia (Imago / OneFootball)

Em sua primeira experiência jogando fora da Turquia, Burak Yilmaz foi um estrondoso sucesso. Aos 35 anos, o veterano chegou para defender o Lille, na França, e simplesmente foi um dos grandes destaques do time que desbancou o poderoso PSG na disputa pelo título da Ligue 1. O atacante faz jus à alcunha de “Rei” atribuída pelos torcedores. Foram 33 jogos ao longo da temporada, com 18 gols marcados, sendo 16 deles só na Ligue 1. Na reta final, quando a disputa estava ponto a ponto, Yilmaz marcou sete gols em sete jogos para selar o título. Pela seleção, são 67 jogos e 29 gols marcados.

Técnico

Senon Gúnes, técnico história da Turquia de 2002, é quem comanda a equipe na Euro 2020 (Imago / OneFootball)

O técnico é uma figura já conhecida e é um ídolo dos torcedores. Senol Günes era o técnico da seleção turca na Copa de 2002, quando foi até a semifinal, na melhor campanha da história do país. Professor antes de entrar no futebol, ele ainda se vê assim, como alguém que ensina. E, por isso, quer conduzir mais uma geração turca ao sucesso. Aos 69 anos, ele tem experiência de sobra. Reassumiu o comando da seleção turca em março de 2019 e vem com um bom desempenho desde então. Depois do sorteio que colocou o time no Grupo A ao lado de Itália, Suíça e Gales, ele não titubeou: disse que o objetivo é terminar a fase de grupos como líder.

Retrospecto na Eurocopa

Os turcos só estrearam na Eurocopa em 1996, quando houve a expansão do torneio e têm uma semifinal na história, em 2008. Naquela edição, perderam a semifinal para a Alemanha. Na última, em 2016, caíram na fase de grupos.

Participações na Euro: 4 (1996, 2000, 2008, 2016)

Melhor campanha: Terceiro lugar (2008)

Elenco

Pos nome idade jogos Gols Clube
1 G Mert Günok 32 anos 22 0 Turkey İstanbul Başakşehir
2 D Zeki Çelik 24 anos 20 2 France Lille
3 D Merih Demiral 23 anos 21 0 Italy Juventus
4 D Çağlar Söyüncü 25 anos 35 2 England Leicester City
5 M Okay Yokuşlu 27 anos 34 1 England West Bromwich Albion
6 M Ozan Tufan 26 anos 60 9 Turkey Fenerbahçe
7 A Cengiz Ünder 23 anos 29 9 England Leicester City
8 M Dorukhan Toköz 25 anos 9 1 Turkey Beşiktaş
9 A Kenan Karaman 27 anos 22 5 Germany Fortuna Düsseldorf
10 M Hakan Çalhanoğlu 27 anos 56 13 Italy Milan
11 FA Yusuf Yazıcı 24 anos 31 1 France Lille
12 G Altay Bayındır 23 anos 1 0 Turkey Fenerbahçe
13 D Umut Meraş 25 anos 13 0 France Le Havre
14 M Taylan Antalyalı 26 anos 6 0 Turkey Galatasaray
15 D Ozan Kabak 21 anos 12 0 England Liverpool
16 A Enes Ünal 24 anos 22 2 Spain Getafe
17 A Burak Yılmaz (C) 35 anos 67 29 France Lille
18 D Rıdvan Yılmaz 20 anos 2 0 Turkey Beşiktaş
19 M Orkun Kökçü 20 anos 6 0 Netherlands Feyenoord
20 M Abdülkadir Ömür 21 anos 9 0 Turkey Trabzonspor
21 M İrfan Kahveci 25 anos 18 0 Turkey Fenerbahçe
22 D Kaan Ayhan 26 anos 37 4 Italy Sassuolo
23 G Uğurcan Çakır 25 anos 8 0 Turkey Trabzonspor
24 M Kerem Aktürkoğlu 22 anos 1 0 Turkey Galatasaray
25 D Mert Müldür 22 anos 8 0 Italy Sassuolo
26 M Halil Dervişoğlu 21 anos 2 1 Turkey Galatasaray

 

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Veja também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios? Aí é falta desleal =/

A Trivela é um site independente, que precisa das receitas dos anúncios. Desligue o seu bloqueador para podermos continuar oferecendo conteúdo de qualidade de graça e mantendo nossas receitas. Considere também nos apoiar pelo link "Apoie" no menu superior. Muito obrigado!