Eurocopa 2024

Grupo E da Eurocopa 2024: seleções, jogos e classificação

Encabeçado pela Bélgica, grupo conta com Eslováquia, Romênia e Ucrânia

Torneio de seleções mais aguardado pelos torcedores após a Copa do Mundo, a Eurocopa está prestes a começar. Entre os dias 14 de junho e 14 de julho, a Alemanha receberá a competição. Ao todo, 24 equipes participarão desta 17ª edição.

Nesta nota, você encontrará todas as informações relacionadas ao Grupo E da Eurocopa, desde convocações e destaques de cada seleção, até datas e horários dos jogos.

Classificação do Grupo E da Eurocopa

O Grupo E da Euro conta com quatro seleções pouco tradicionais, são elas: Bélgica, Eslováquia, Romênia e Ucrânia.

Romenos e ucranianos deram o pontapé inicial do grupo nesta segunda-feira (17). Na Allianz Arena, em Munique, a seleção romena venceu por 3 a 0 e assumiu a liderança da chave.

Mais tarde, os eslovacos protagonizaram zebra daquelas ao baterem a Bélgica por 1 a 0.

Grupo E
# Seleção J V E D +/- Pontos
1 Romênia

Romênia

2 1 0 1 1 3
2 Bélgica

Bélgica

2 1 0 1 1 3
3 Eslováquia

Eslováquia

2 1 0 1 0 3
4 Ucrânia

Ucrânia

2 1 0 1 -2 3

A Eurocopa 2024 conta com seis grupos com quatro seleções cada. Assim, se classificam para as oitavas de final os dois mais bem colocados de cada chave, além dos quatro melhores terceiros colocados. Veja a tabela completa. 

Eurocopa 2024: conheça as seleções do Grupo E

A disputa pela vice-liderança do Grupo E promete ser bem acirrada, já que a ponta da chave deve ficar com a talentosa seleção belga. Eslovacos, romenos e ucranianos lutam por uma vaga — ou quem sabe duas — nas oitavas de final.

Uma zebra também não pode ser descartada. Afinal, a Bélgica, apesar de toda qualidade e fama do elenco, decepcionou nas últimas competições e não se mostrou uma seleção confiável. Veja aqui as melhores cotações para apostar durante a Euro. 

Bélgica

Após ‘permitir’ que uma geração de ouro passasse em branco nos últimos anos, a Bélgica reformulou o plantel. Eliminada na fase de grupos da Copa do Mundo de 2022 e nas quartas de final da Euro 2020, a seleção quer conquistar o primeiro troféu de sua história.

Apesar das caras novas, experiência não faltará para os belgas na Euro. Afinal, o técnico Domenico Tedesco conta com jogadores acostumados a competições dessa magnitude. Nomes como Kevin De Bruyne, Romelu Lukaku e Jan Vertoghen integram o grupo.

Em virtude do acúmulo de frustrações, a Bélgica inicia a Euro 2024 com expectativas mais baixas. Sucessor de Roberto Martínez, Tedesco não sofre pressão no cargo, já que este será seu primeiro grande desafio à frente da equipe. O início de trabalho do técnico italiano é positivo. A conferir o desempenho do time belga na Alemanha.

Convocação da Bélgica

  • Goleiros: Koen Casteels (Wolfsburg), Thomas Kaminski (Luton Town) e Matz Sels (Nottingham Forest)
  • Defensores: Thimoty Castagne (Fulham), Zeno Debast (Anderlecht), Wout Faes (Leicester), Thomas Meunier (Trabzonspor), Arthur Theate (Rennes) e Jan Vertonghen (Anderlecht);
  • Meio-campistas: Kevin de Bruyne (Manchester City), Maxim De Cuyper (Club Brugge), Orel Mangala (Lyon), Amadou Onana (Everton), Youri Tielemans (Aston Villa), Leandro Trossard (Arsenal), Arthur Vermeeren (Atlético de Madrid), Aster Vranckx (Wolfsburg) e Axel Witsel (Atlético de Madrid);
  • Atacantes: Johan Bakayoko (PSV), Yannick Carrasco (Al-Shabab),Charles de Kaetelere (Milan), Jérémy Doku (Manchester City), Romelu Lukaku (Roma), Dodi Lukebakio (Sevilla) e Loïs Openda (RB Leipzig)

Provável escalação: Casteels; Castagne, Faes, Vertonghen e Theate; Onana, Mangala e De Bruyne; Trossard, Doku e Lukaku.

Craque do time: Kevin De Bruyne
Fique de olho: Jérémy Doku
Pretensão: briga pelo título

Eslováquia

A Eslováquia melhorou desde que contratou Francesco Calzona, em agosto de 2022. O treinador italiano, que comandou o Napoli na reta final da última temporada, conseguiu dar um jeito na equipe, e os resultados em campo são satisfatórios.

Ao lado da Romênia, a seleção eslovaca é a ‘azarona’ do Grupo E, mas isso não significa que ela não possa lutar pela classificação. O plantel conta com nomes interessantes, como Milan Škriniar, bom zagueiro do Paris Saint-Germain, e Stanislav Lobotka, motorzinho do meio-campo do Napoli.

A campanha da Eslováquia nas Eliminatórias para Euro chamou atenção e, por isso, o time não pode ser descartado. Em 10 partidas, a equipe de Calzona obteve sete vitórias, um empate e duas derrotas.

Convocação da Eslováquia

  • Goleiros: Martin Dúbravka (Newcastle), Marek Rodák (Fulham) e Henrich Ravas (New England Revolution)
  • Defensores: Peter Pekarík (Hertha Berlin), Norbert Gyömbér (Salernitana), Denis Vavro (Copenhague), Milan Škriniar (PSG), Adam Obert (Cagliari), Dávid Hancko (Feyenoord), Vernon De Marco (Hatta) e Sebastian Kósa (Spartak Trnava)
  • Meio-campistas: Matús Bero (Bochum), Juraj Kucka (Slovan Bratislava), Tomás Rigo (Baník Ostrava), Patrik Hrosovsky (Genk), Stanislav Lobotka (Napoli), Ondrej Duda (Hellas Verona) e László Bénes (Hamburgo)
  • Atacantes: Dávid Duris (Ascoli), Tomás Suslov (Hellas Verona), Ivan Schranz (Slavia Praga), Róbert Bozeník (Boavista), David Strelec (Slovan Bratislava), Ľubomír Tupta (Slovan Liberec), Leo Sauer (Feyenoord) e Lukás Haraslín (Sparta Praga)

Provável escalação: Dubravka; Tomič, Gyömbér, Skriniar e De Marco; Hrošovský, Kucka e Lobotka; Boženík, Haraslín e Suslov.

Craque do time: Milan Škriniar
Fique de olho: Stanislav Lobotka
Pretensão: corre por fora

Romênia

A melhor participação da Romênia na Eurocopa foi um sétimo lugar, em 2000. Eliminada na fase de grupos de 2016, a seleção romena sequer participou da última edição do torneio, em 2020.

O histórico, de fato, não ajuda muito. Pelo contrário. Quando o assunto é tradição, os romenos são carta fora do baralho. Todavia, a seleção virou a chave sob o comando de Edward Iordanescu, tendo mostrado consistência e qualidade ao liderar o Grupo I das Eliminatórias com certa folga.

Franco-atiradora no Grupo E, a Romênia sabe que a falta de experiência em torneios como a Euro pode pesar. Ainda assim, se compromete a lutar. A boa fase e confiança demonstrada ao longo das Eliminatórias pode ser um trunfo.

Convocação da Romênia

  • Goleiros: Florin Nita (Gaziantep), Horatiu Moldovan (Atlético de Madrid) e Stefan Tarnovanu (Steaua Bucareste);
  • Defensores: Nicusor Bancu (Universitatea Craiova), Bogdan Racovitan (Rakow Czestochowa), Andrei Burca (Al-Okhdood), Ionut Nedelcearu (Palermo), Adrian Rus (Pafos), Andrei Ratiu (Rayo Vallecano), Radu Dragusin (Tottenham), Vasile Mogos (CFR Cluj);
  • Meio-campistas: Deian Sorescu (Gaziantep), Nicolae Stanciu (Damac), Razvan Marin (Empoli), Alexandru Cicaldau (Konyaspor), Ianis Hagi (Alavés), Dennis Man (Parma), Valentin Mihaila (Parma), Darius Olaru (Steaua Bucareste), Marius Marin (Pisa), Florinel Coman (Steaua Bucareste), Adrian Sut (Steaua Bucareste);
  • Atacantes: Daniel Birligea (CFR Cluj), Denis Dragus (Gaziantep), George Puscas (Bari), Denis Alibec (Muaither).

Provável escalação: Moldovan; Ratiu, Dragusin, Burca, Bancu; Marin, Man; Hagi, Stanciu, Dragus; Puscas.

Craque do time: Radu Dragusin
Fique de olho: George Puscas
Pretensão: corre por fora

Ucrânia

Não foi fácil se classificar para a Euro. Terceira colocada do Grupo C das Eliminatórias, a Ucrânia precisou encarar os play-offs. No mata-mata, o time comandado por Serhiy Rebrov eliminou Bósnia e Islândia, e enfim pôde respirar aliviado.

A dificuldade nas Eliminatórias se deu sobretudo pela força do Grupo C, que tinha Inglaterra e Itália como principais adversários.

No papel, a seleção ucraniana conta com bons nomes — como Lunin, Zinchenko e Mudryk — e é a segunda mais forte do Grupo E da Euro. Brigar pela vice-liderança é o objetivo dos comandados de Rebrov.

Convocação da Ucrânia

  • Goleiros: Andriy Lunin (Real Madrid), Anatoliy Trubin (Benfica) e Heorhiy Bushchan (Dínamo de Kiev);
  • Defensores: Yukhym Konoplia, Valeriy Bondar, Mykola Matvienko (Shakhtar Donetsk), Oleksandr Tymchyk (Dínamo de Kiev), Vitaliy Mykolenko (Everton), Maksym Taloverov (LASK), Illia Zabarnyi (Bournemouth) e Oleksandr Svatok (Dnipro-1);
  • Meio-campistas: Taras Stepanenko, Oleksandr Zubkov, Heorhiy Sudakov (Shakhtar Donetsk), Andriy Yarmolenko, Volodymyr Brazhko, Mykola Shaparenko (Dínamo de Kiev), Serhiy Sydorchuk (Westerlo), Ruslan Malinovskyi (Genoa), Mykhailo Mudryk (Chelsea), Viktor Tsyhankov (Girona) e Oleksandr Zinchenko (Arsenal).
  • Atacantes: Artem Dovbyk (Girona), Roman Yaremchuk (Valencia) e Vladyslav Vanat (Dínamo de Kiev).

Provável escalação: Lunin; Konoplya, Zabarnyi, Matviyenko e Mykolenko; Zinchenko, Malinovskyi, Tsygankov, Sudakov e Mudryk; Dovbyk.

Craque do time: Mykhailo Mudryk
Fique de olho: Artem Dovbyk
Pretensão: corre por fora

Resultados do Grupo E da Eurocopa

O Grupo E da Eurocopa teve sua abertura em 17 de junho e acaba nove dias depois.

Veja data, horário, local e como assistir aos jogos de Bélgica, Eslováquia, Romênia e Ucrânia ao longo da competição:

Romênia 3 x 0 Ucrânia

  • Data: 17/06
  • Horário: 10h (de Brasília)
  • Local: Allianz Arena
  • Transmissão: CazeTV

Gols: Stanciu, Marin e Dragus (Romênia)

Romênia
17/06/24 - 10:00

Finalizado

3

-

0

Ucrânia

Romênia - Ucrânia

Euro 2024 - Allianz Arena

1° Turno

Bélgica 0 x 1 Eslováquia

  • Data: segunda-feira, 17 de junho
  • Horário: 13h (de Brasília)
  • Local: Deutsche Bank Park
  • Transmissão: CazeTV

Gols: Ivan Schranz (Eslováquia)

Bélgica
17/06/24 - 13:00

Finalizado

0

-

1

Eslováquia

Bélgica - Eslováquia

Euro 2024 - Deutsche Bank Park

1° Turno

Eslováquia 1 x 2 Ucrânia

  • Data: sexta-feira, 21 de junho
  • Horário: 10h (de Brasília)
  • Local: Merkur Spiel-Arena
  • Transmissão: SporTV e Globoplay

Gols: Ivan Schranz (Eslováquia), Shaparenko e Yaremchuk (Ucrânia)

Bélgica 2 x 0 Romênia

  • Data: sábado, 22 de junho
  • Horário: 16h (de Brasília)
  • Local: RheinEnergieStadion
  • Transmissão: CazeTV

Gols: Tielemans e De Bruyne (Bélgica)

Veja mais detalhes sobre as transmissões. 

Próximos jogos

Ucrânia x Bélgica

  • Data: quarta-feira, 26 de junho
  • Horário: 13h (de Brasília)
  • Local: MHP Arena
  • Transmissão: SporTV e Globoplay

Eslováquia x Romênia

  • Data: quarta-feira, 26 de junho
  • Horário: 13h (de Brasília)
  • Local: Deutsche Bank Park
  • Transmissão: CazeTV
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo