Pukki ainda tem lenha para queimar e anotou um golaço na goleada da Finlândia que não valeu de nada
Em jogo que não valia absolutamente nada, o gol de Teemu Pukki foi o destaque da vitória da Finlândia sobre a Irlanda do Norte
A Finlândia entrou em campo nesta sexta-feira (17) para cumprir tabela. Sem qualquer chance de classificação direta e garantida na repescagem das Eliminatórias da Euro 2024, a equipe comandada por Markku Kanerva visava apenas se preparar para os playoffs de março ao pisar no gramado do Estádio Olímpico de Helsinque. Do outro lado, a Irlanda do Norte tinha ainda menos motivos para realizar uma grande atuação, já que está eliminada desde a rodada passada. O resultado foi uma goleada finlandesa por 4 a 0, com destaque para o veterano artilheiro Teemu Pukki.
Aos 33 anos, Pukki não é mais o mesmo centroavante que marcou 11 vezes na Premier League 2019/20 com o Norwich ou que anotou 10 gols nas Eliminatórias passadas e foi fundamental na classificação da Finlândia para a primeira Eurocopa de sua história, mas ainda tem lenda para queimar. Hoje no Minnesota United, o camisa 9 entrou no decorrer do segundo tempo e fez a alegria dos torcedores em Helsinque com um golaço e uma bonita assistência. Além dele, Joel Pohjanpalo (de pênalti), Daniel Hakans e Robin Lod balançaram a rede norte-irlandesa.
Até esta sexta, Teemu Pukki havia marcado somente um gol em oito jogos pela Finlândia em 2023, na goleada por 6 a 0 sobre San Marino. Maior artilheiro da história do país, o veterano agora soma 39 tentos em 117 atuações por sua seleção.
𝐏𝐔𝐊𝐊𝐈 𝐏𝐀𝐑𝐓𝐘! 😎🔥#Huuhkajat #MeOlemmeSuomi #FINNIR #EURO2024 pic.twitter.com/FmIiEf0XIO
— Huuhkajat (@Huuhkajat) November 17, 2023
Finlândia e Irlanda do Norte voltam a campo na segunda-feira (20) para a décima e última rodada do Grupo H das Eliminatórias da Euro 2024. No último compromisso antes da repescagem, os finlandeses visitarão o lanterna San Marino. Já os norte-irlandeses receberão a Dinamarca.
De pênalti, Pohjanpalo abre o placar
O primeiro tempo foi de muita posse de bola e controle da Finlândia, mas pouquíssimas chances de gol. A primeira boa chegada foi da Irlanda do Norte, aos cinco minutos, com Ross McCausland roubando a bola no campo de ataque pela direita e encontrando Isaac Price na entrada da área, mas o chute de primeira de Price saiu fraco e nas mãos de Lukas Hradecky.
A Finlândia respondeu aos 13, quando Joel Pohjanpalo ficou com a sobra dentro da área depois de um bate-rebate após cobrança de escanteio e tentou um voleio de primeira, mas não deu muito trabalho para o goleiro Conor Hazard. Já a próxima oportunidade dos donos da casa só viria aos 32 minutos, com o zagueiro Robert Ivanov aparecendo no ataque para receber lançamento longo de Nikolai Alho, trombando (faltosamente) com o zagueiro Paddy McNair dentro da área e exigindo agilidade de Hazard em uma defesa com os pés.
Aos 38, boa jogada bela esquerda terminou em cruzamento rasteiro para o meio da área aproveitado por Fredrik Jensen, que bateu de primeira em cima da marcação. A sobra seria de Nikolai Alho, mas Isaac Price foi imprudente ao tentar travar a chegada do lateral-direito finlandês e cometeu pênalti claro. Pohjanpalo converteu a cobrança finalizando rasteiro no canto direito de Hazard, que escolheu o outro lado.
Teemu Pukki fecha a partida com golaço e assistência
O ritmo de pelada da primeira etapa continuou na segunda, mas a Finlândia teve mais eficiência no ataque e construiu uma goleada. Três minutos depois da bola voltar a rolar, Daniel Hakans recebeu pelo lado esquerdo próximo da linha de meio-campo, se livrou de três marcadores com dribles curtos e rápidos, tabelou com Glen Kamara e finalizou de primeira dentro da área para marcar um belo gol e ampliar o placar.
Aos 15, foi a vez de Teemu Pukki substituir Jensen e entrar em ação. O centroavante precisou de 12 minutos para mostrar que a intimidade com a bola é permanente e guardar o seu. Após um desvio de cabeça no meio-campo, ele tabelou de primeira com Robert Taylor (companheiro de Lionel Messi no Inter Miami), driblou o marcador com uma bonita ‘caneta' e chutou colocado no ângulo esquerdo de Hazard.
No fim da partida, ainda deu tempo de Pukki servir Robin Lod, seu companheiro no Minnesota United. O camisa 10 percebeu o colega invadindo a área e acertou uma enfiada de bola perfeita quase na pequena área para deixar Lod em condições ideias para tirar de Hazar com um leve toque e decretar a goleada.