Eliminatórias da Eurocopa
Tendência

Portugal goleia sobre Liechtenstein na estreia de Roberto Martínez com Cristiano Ronaldo batendo recorde

Ronaldo marcou dois gols na partida e se tornou o jogador com mais jogos por uma seleção no futebol masculino

Portugal estreou nas Eliminatórias da Copa com a tranquilidade esperada. Jogando no Estádio José Alvalade, em Lisboa, a seleção portuguesa venceu por 4 a 0, com dois gols de Cristiano Ronaldo. Mais do que o placar e quem fez os gols, chamou a atenção algumas das mudanças promovidas pelo novo técnico Roberto Martínez, que viu o time ter uma boa atuação.

Foi a estreia de Roberto Martínez no comando da seleção portuguesa. Foi também um jogo de recorde para Cristiano Ronaldo. Titular da partida, ele chegou a 197 jogos com a camisa de Portugal e se tornou o jogador com mais partidas por uma seleção no futebol masculino. O treinador colocou um esquema com três zagueiros no seu primeiro jogo, o que potencializou jogadores como João Cancelo, ala pela direita, e Raphaël Guerreiro, ala pela esquerda.

O primeiro gol saiu logo aos sete minutos, mas em um lance fortuito. O laterão João Cancelo arriscou de longe, um chute que não tinha exatamente muita direção, mas a bola desviou no meio do caminho e o goleiro Benjamin Büchel não conseguiu defender: 1 a 0.

Como esperado, Portugal dominava completamente as ações e pressionava. Com a fragilidade do time adversário, os portugueses atuavam totalmente no campo de ataque, com praticamente os 10 jogadores da linha do meio para frente. Aos 22 minutos, Cristiano Ronaldo teve uma grande chance. Em uma bola enfiada por João Cancelo, o zagueiro Lars Traber falhou, o atacante dominou, mas chutou mal, por cima do gol.

O primeiro tempo acabou apenas 1 a 0, com 12 chutes de Portugal e quatro deles no alvo. Parecia faltar um pouco de precisão a Portugal para criar um pouco mais de chances de finalização.

No começo do segundo tempo, Portugal enfim conseguiu marcar o segundo gol. Bruno Fernandes tocou para João Cancelo na linha de fundo, ele cruzou rasteiro, a bola desviou na zaga e sobrou para Bernardo Silva, que tocou colocado para marcar 2 a 0, aos dois minutos do segundo tempo.

Em seguida, veio o terceiro gol. João Cancelo entrou na área pela direita novamente e foi derrubado por Jens Hofer. Cristiano Ronaldo, o recordista da noite, foi para a cobrança. Bateu firme, no canto, e marcou 3 a 0. Com isso, Ronaldo chegou a 119 gols com a camisa de Portugal. Número que mudaria um pouco depois.

Ronaldo chegou a balançar a rede de novo poucos minutos depois, mas em impedimento. Só que não demoraria para que o CR7 marcasse mais um, desta vez com uma grande contribuição do goleiro Benjamin Büchel. O atacante cobrou falta na entrada da área, com uma barreira portuguesa à frente que se abriu na hora da cobrança, e encheu o pé. O goleiro aceitou: 4 a 0 e 120 gols na carreira de Cristiano Ronaldo pelos lusos.

Com o placar já bem folgado, Roberto Martínez passou a fazer alterações. Sacou Danilo Pereira e João Félix e entraram Rúben Neves e Rafael Leão. Este último foi muito celebrado pela torcida, até por ser cria do Sporting, time dono do Estádio José Alvalade, onde acontecia o jogo. Mais jogadores entraram 10 minutos depois, com a saída de Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva para as entradas de Gonçalo Ramos e Vitinha.

Portugal seguia dominando o jogo, mas o ritmo já era de amistoso. Os portugueses trocavam passes esperando um espaço para aumentar o placar. No fim, o placar ficou mesmo em 4 a 0, com uma boa estreia para Roberto Martínez e um ótimo início de ciclo para Cristiano Ronaldo, aos 38 anos.

O próximo jogo de Portugal também não é dos mais difíceis: enfrenta Luxemburgo, no domingo, dia 26, às 15h45 (horário de Brasília). Já Liechtenstein jogará com a Islândia, em casa, também no domingo, dia 26, às 13h (horário de Brasília).

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo