Eliminatórias da Eurocopa
Tendência

Mbappé quebra o recorde de gols de Fontaine em uma temporada pela França em vitória sobre a Grécia

Gol de Mbappé deu a vitória à França contra a Grécia e consolidou um número impressionante de gols em uma só temporada

Todo mundo esperava que a França vencesse a Grécia e isso de fato aconteceu, mas a forma acabou surpreendendo. O resultado foi apenas 1 a 0, com um gol de pênalti de Kylian Mbappé. Os Blues tiveram volume de jogo, criaram muitas chances e poderiam ter feito mais gols, mas não fizeram.

Valeu pelo recorde de Mbappé, que alcançou a marca de 54 gols por clube e seleção, superando o recorde histórico do país que era de Just Fontaine na temporada 1957/58 – quando o atacante quebrou o recorde de gols em uma só edição da Copa do Mundo, com 13 gols. Nunca ninguém chegou perto dessa marca em Copas. Na época, ele atuava pelo Reims.

Naquela temporada 1957/58, Just Fontaine marcou 34 gols pelo Reims na Ligue 1, levando o clube ao quarto título da sua história. Também marcou outros cinco gols na Copa da França. Pela seleção francesa, fez 13 gols. Um total de 52 gols, dois a menos que Mbappé, que marcou 41 pelo PSG ao longo da temporada, sendo 29 na Ligue 1, sete na Champions League e um na Copa da França, além dos mesmos 13 gols de Fontaine pela França – oito deles na Copa, da qual foi artilheira.

Didier Deschamps escalou um time muito forte para entrar em campo, basicamente só com titulares. Randal Kolo Muani foi o centroavante desta vez, com Olivier Giroud no banco. O goleiro Mike Maignan voltou a ser titular na equipe. No mais, muitos dos titulares habituais.

Desde o começo a França pressionava. Logo a seis minutos, a França pediu pênalti em um chute de Theo Hernandez que foi bloqueado com o braço do defensor grego. O árbitro mandou seguir e o VAR não indicou a revisão. Os franceses chegavam o tempo todo, mas tinham dificuldades em criar chances claras. A melhor chance aconteceu no fim do primeiro tempo, aos 43 minutos, quando Jules Koundé recebeu pelo alto nas costas da defesa e finalizou de primeira, no canto, e exigiu boa defesa de Odysseas Vlachodimos.

Logo no início do segundo tempo, em um cruzamento de Theo Hernandez, Antoine Griezmann disputou a bola com Konstantinos Mavropanos e o grego entrou de forma atabalhoada e muito imprudente, acertando a chuteira na cabeça do francês, que caiu no gramado com um corte feio na cabeça. Ele recebeu cartão amarelo pela falta. Na cobrança de pênalti, Mbappé perdeu a primeira cobrança, mas foi preciso voltar a cobrança por irregularidade. Na segunda, o atacante não deu chance e guardou: 1 a 0.

Aos 23 minutos, Mavropanos correu atrás de Kolo Muani, que partiu em velocidade nas costas da defesa, e acabou derrubando por Mavropanos. O árbitro deu o cartão vermelho para o grego e o time helênico teve que jogar com um a menos a partir dali. Na cobrança, Griezmann levou muito perigo.

A França perdeu mais chances, como a combinação entre Griezmann e Mbappé, que acabou com chute do segundo para fora. Mbappé ainda teria mais uma chance nos acréscimos, em uma bola dentro da área que fintou e chutou, mas o goleiro defendeu.

O resultado leva a França a 12 pontos no Grupo B, seis a mais que a Grécia, segunda colocada. Enquanto a Grécia tem seis pontos, Irland e Holanda têm três e Gibraltar não tem ponto algum. As seleções só voltam em campo em setembro, com a França enfrentando a Irlanda, pelas Eliminatórias da Euro, e a Alemanha, em amistoso. A Grécia terá pela frente a Holanda, em confronto direto, e depois Gibraltar.

29/02/24 - 08:06

-

Mbappé quebra o recorde de gols de Fontaine em uma temporada pela França em vitória sobre a Grécia

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo