Eliminatórias da Eurocopa

Lukaku até buscou a reação, mas a Bélgica não passou de um empate em casa com a Áustria, líder do grupo

A Áustria foi melhor no primeiro tempo e conseguiu segurar a pressão da Bélgica durante a segunda etapa

A Bélgica tenta acertar seus ponteiros sob as ordens de Domenico Tedesco. Os Diabos Vermelhos venceram seus dois jogos na Data Fifa de março, mas tropeçaram neste sábado, em pleno Estádio Rei Balduíno. Sem Kevin de Bruyne, os belgas demoraram a se impor contra a Áustria. O time de Ralf Rangnick abriu o placar, até que Romelu Lukaku buscasse o empate no segundo tempo. Entretanto, a pressão no final não auxiliaria os anfitriões a irem além do 1 a 1 na placar. Desta maneira, a liderança no Grupo F das eliminatórias da Euro 2024 fica com os austríacos.

A Áustria fez um primeiro tempo mais organizado que a Bélgica, sem dar muitas chances aos anfitriões. Contou com a força na bola parada para abrir o placar aos 22 minutos. Após a cobrança de escanteio, Michael Gregoritsch bateu com liberdade no segundo pau, de primeira. Nem pegou em cheio na bola, mas contou com um desvio de Orel Mangala para vencer Thibaut Courtois. Marco Arnautovic ainda assustou numa cabeçada minutos depois. Só no fim da primeira etapa é que os belgas tiveram seu melhor lance, num chute cruzado de Dodi Lukebakio que saiu ao lado da meta.

O segundo tempo voltou com uma pressão bem maior da Bélgica. A Áustria ainda tentou uma resposta ou outra, mas as chances dos belgas eram mais perigosas. Wout Faes assustou numa cabeçada por cima. O empate saiu aos 16, com Romelu Lukaku. O centroavante recebeu na entrada da área, limpou o chute e mandou uma pancada no canto inferior. O duelo esquentou depois disso. Thibaut Courtois trabalhou contra Gregoritsch e Stefan Posch. Já os belgas responderam com Johan Bakayoko e Yannick Carrasco. Durante a reta final da partida, o abafa pela vitória foi dos belgas. Lukaku tentou muito, sem a mesma precisão. Já nos acréscimos, Youri Tielemans carimbou o travessão e não evitou o lamento dos Diabos Vermelhos. A pontaria não ajudou.

A Áustria lidera o Grupo F das eliminatórias da Eurocopa, com sete pontos. A Bélgica ocupa a segunda posição, com quatro pontos, mas um jogo a menos que os oponentes. A principal concorrente é a Suécia, com três pontos e também um jogo a menos que os austríacos. Estônia e Azerbaijão aparecem com um ponto cada.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo