A Polônia se transformou em um “leão de eliminatórias” nos últimos anos. Bem ranqueada, a equipe consegue aparecer como cabeça de chave e escapa dos adversários mais temíveis. O mesmo aconteceu na campanha rumo à Euro 2020. Os alvirrubros não tinham grandes concorrentes e sobraram, com 25 pontos conquistados e o passaporte carimbado. Assim, o último compromisso pelo Grupo G serviu até mesmo para uma festa em Varsóvia. A vitória por 3 a 2 sobre a Eslovênia marcou a despedida de Lukasz Piszczek da equipe nacional. Destaque, para variar, a Robert Lewandowski. Desta vez o artilheiro incorporou o driblador e deu show de habilidade.
A carreira de Piszczek pela seleção da Polônia não tem tantos jogos, mas vale o reconhecimento a um dos jogadores mais importantes do país no século. O lateral estreou pelo time principal em 2007 e disputou 66 partidas. Esteve presente em três edições da Eurocopa, além do Mundial de 2018. No entanto, dedicando-se apenas ao Borussia Dortmund, aproveitou a ocasião para dar seu adeus aos torcedores. Foi homenageado com aplausos e condecorações. Melhor ainda, os companheiros lhe deram o triunfo.
A Polônia abriu o placar aos três minutos, num chute potente de Sebastian Szymanski. Tim Matavz empatou com o passe açucarado de Josip Ilicic, aos 14. Mas, apesar dos belos tentos, o melhor ficaria para o início do segundo tempo. Lewandowski esmerilhou a defesa eslovena. Recebeu na intermediária, se livrou de dois com uma finta estonteante, arrancou, enganou mais dois ao mudar de direção e chutou cruzado no cantinho de Jan Oblak. Golaço com uma pitada de Ronaldo, que certamente entra para uma galeria especial de obras do artilheiro. Foi uma enorme demonstração de habilidade.
A Eslovênia insistiria em assustar. Aos 16 minutos, Ilicic bateu forte para guardar o seu. Mas Jacek Gorálski seria o herói, com uma ajuda sensacional de Lewa aos 36. O centroavante até parecia jogador de futsal para se livrar de três marcadores, entre as pedaladas e as fintas. Cruzou e até lamentou o exagero na força. Para sua alegria, Kamil Grosicki aproveitou o lance com uma cabeçada para o meio e Gorálski concluiu às redes.
Lewandowski havia passado em branco contra Israel no sábado, fato raríssimo para sua temporada absurda. Terminou a campanha com seis gols nas Eliminatórias da Euro. Já a Polônia não conseguirá ser cabeça de chave na Eurocopa de 2020, mas pode lutar por uma campanha mais digna que na Copa do Mundo. Lewa permite tal aposta.
— Łączy nas piłka (@LaczyNasPilka) November 19, 2019
30' Ten uśmiech w 66. meczu w reprezentacji!
__________#POLSVN???? 1:1 pic.twitter.com/IjJqBLuwn0— Łączy nas piłka (@LaczyNasPilka) November 19, 2019