Holanda aproveita uma já eliminada Irlanda e Weghorst confirma vaga laranja na Eurocopa
Seleção holandesa faz a lição de casa ao enfrentar a Irlanda, e se apoia no regulamento para confirmar matematicamente a classificação à Eurocopa

A Holanda deu um passo muito importante para garantir a classificação à Eurocopa 2024 ao vencer a já eliminada Irlanda, neste sábado (18), por 1 a 0. Com 15 pontos no Grupo B, a seleção holandesa tem a vaga garantida matematicamente, contando com o regulamento – a Trivela explica o motivo abaixo. Weghorst marcou o golaço que confirmou a vaga de sua equipe nas Eliminatórias, na Johan Cruijff Arena.
A Irlanda chegou para o confronto a Holanda já sem chances de se classificar para Euro, nem mesmo através da repescagem. Por causa do regulamento do torneio, que leva em conta o ranking geral da Liga das Nações, a vitória da Eslováquia sobre a Islândia, a seleção irlandesa já estava com a eliminação decretada. Por isso, a responsabilidade no jogo estava totalmente do lado da Laranja Mecânica.
Na próxima rodada, a Holanda entra em campo apenas para cumprir tabela contra Gibraltar, que foi goleada pela França, líder do grupo, por 14 a 0. Isso porque a Grécia, que tem três pontos a menos, não tem mais chances de ficar com a segunda vaga da chave, mesmo que vença a seleção francesa. Pelo regulamento das Eliminatórias da Euro, o critério de desempate são os resultados em confronto diretos – a Holanda venceu a Grécia nos dois encontros da fase de grupos.
𝗪𝗘 𝗗𝗜𝗗 𝗜𝗧! ❤️🔥@EURO2024, count us in! 🦁#NothingLikeOranje #CreateHistory pic.twitter.com/Th33JGxtTO
— OnsOranje (@OnsOranje) November 18, 2023
Holanda faz lição de casa com golaço, mas quase “entrega a paçoca”
Logo aos 11 minutos de bola rolando, a Holanda inaugurou o placar com um golaço de Weghorst, em uma jogada tipicamente holandesa. O camisa 9 recebeu um passe rasteiro, do campo de defesa, arrancou em velocidade pelo lado direito, entrou na área e bateu no ângulo direito de Bazunu.
A partida foi controlada pelos donos da casa durante a maior parte do tempo, com bons contra-ataques e um verdadeiro massacre de finalizações – 17 contra 2 da Irlanda. No entanto, um erro crasso de Verbruggen quase custou a tranquilidade na segunda posição do grupo.
No início da segunda etapa, o goleiro holandês tomou um frango em uma finalização da Irlanda, ao espalmar a bola para debaixo das pernas. Ele até tentou impedir que a redonda passasse a linha do gol, mas não conseguiu. A sorte de Verbruggen é que o atacante adversário estava impedido. O VAR analisou o lance, inclusive apontou que a bola havia entrado totalmente no gol, mas anulou o empate por impedimento.
Depois disso, a Holanda ficou mais ligada na defesa ao longo de todo o segundo tempo e praticamente não foi mais ameaçada.