Golaço de Saka fechou uma vitória absolutamente tranquila da Inglaterra em Wembley
A Ucrânia apresentou pouca coisa e nem conseguiu finalizar no segundo tempo

A campanha acabou de começar, mas a seleção inglesa conseguiu um bom progresso em sua busca por vaga na Eurocopa de 2024, após derrotar as duas adversárias mais fortes do grupo. Ganhou da Itália em Nápoles na quinta-feira e, neste domingo, de uma seleção ucraniana que apresentou pouca coisa em Wembley. Bukayo Saka fechou a vitória por 2 a 0 com um golaço de fora da área.
Harry Kane quebrou o recorde de Wayne Rooney na quinta-feira e começou a abrir vantagem como novo maior artilheiro do time masculino da Inglaterra, antes do ponta do Arsenal anotar a sua pintura, ainda no primeiro tempo. Foi uma apresentação sólida da vice-campeã europeia, que se limitou a administrar a etapa final – na qual a Ucrânia não conseguiu dar uma finalização sequer.
E os ucranianos têm um time qualificado, que entrou em campo com Ruslan Malinovskyi, Roman Yaremchuk, Oleksandr Zinchenko e Mykhaylo Mudryk. Naturalmente, a vida pessoal e a cabeça de todos os ucranianos foi afetada pela guerra contra a Rússia, uma ponderação válida e necessária para a atuação apagada em Wembley.
James Maddison foi a novidade de Gareth Southgate no ataque. O primeiro jogo como titular do meia-atacante do Leicester e apenas o segundo pela seleção. Apesar da superioridade inglesa, a Ucrânia deu o primeiro susto. Yaremchuk escapou pela direita da grande área, ficou cara a cara com Pickford e bateu cruzado para fora. O lance foi anulado por impedimento.
A Ucrânia nunca mais levaria perigo, e a Inglaterra começou a ganhar ritmo até abrir o placar. Kane começou a jogada com um lançamento para Saka, na ponta direita, e entrou na área. Saka cruzou fechado para a pequena área, onde o artilheiro apareceu para completar. Apenas três minutos depois, Saka recebeu na entrada da área, dominou girando para a perna esquerda e mandou no ângulo.
Um golaço para deixar a Inglaterra muito confortável na partida. Kane teve uma boa chance antes do intervalo, mas bateu fraco, sem problemas para o goleiro Anatolii Trubin. Os donos da casa controlaram grande parte do segundo tempo com a posse de bola, sem pressa, sem acelerar, e a Ucrânia não soube reagir a isso.
Aos 36 minutos, Southgate promoveu a estreia de Ivan Toney, do Brentford, e apenas na reta final algumas chances começaram a ser criadas. Conor Gallagher exigiu defesa de Trubin, Harry Maguire cabeceou por cima do travessão, e Grealish mandou um chute forte da entrada da área, também bem barrada pelo goleiro ucraniano. Tarde demais para salvar um segundo tempo modorrento.