Eliminatórias da Eurocopa

Dúbravka brilha, mas Eslováquia não é páreo para Portugal com show de Cristiano Ronaldo

Com a vitória por 3 a 2, seleção do craque da camisa 7 garante classificação antecipada para Euro 2024

Com exibição de gala de Cristiano Ronaldo, a Seleção de Portugal venceu a Eslováquia na tarde desta sexta-feira (13), no Estádio do dragão, na cidade do Porto, por 3 a 2, e se classificou de forma antecipada para a Eurocopa de 2024.

Com o empate de Luxemburgo com a Islândia pelo placar de 1 x 1, os lusitanos não podem mais ser alcançados pela atual 3ª colocada da chave. O time comandado pelo espanhol Roberto Martínez se manteve invictos e com 100% de aproveitamento nas Eliminatórias da Euro, com sete vitórias em sete jogos, em uma campanha histórica.

Os gols de Portugal foram marcados por Gonzalo Ramos e Cristiano Ronaldo, duas vezes. O primeiro gol lusitano veio aos 18 minutos da primeira etapa, após belíssima jogada de Bruno Fernandes pelo lado esquerdo, que cruzou na área, e encontrou a cabeça do atacante do Paris Saint-Germain. O segundo foi anotado de pênalti pelo craque do Al-Nassr. Após jogada de Rafael Leão pela esquerda, a bola tocou no braço do zagueiro Vavro. Na cobrança, goleiro de um lado e bola do outro e placar aumentado, ainda no primeiro tempo.

No segundo tempo, a Eslováquia se comprometeu em atacar mais, e diminuiu o marcador com Hancko, que chutou de fora da área, e contou com um desvio na defesa de Portugal – este foi o primeiro gol sofrido pelo time português nas Eliminatórias da Euro. Três minutos mais tarde, Cristiano Ronaldo apareceria livre na 2ª trave após bela jogada pelo lado direito para marcar o 3º gol português. Os eslovacos não desistiram, e aos 34 minutos diminuíram mais uma vez o placar com um golaço marcado por Lobotka, que de fora da área, acertou o ângulo do goleiro Diogo Silva.

Apesar da derrota, a Eslováquia manteve seus 13 pontos, e continuou na 2ª colocação do Grupo J. Na próxima rodada, a equipe terá um confronto direto diante de Luxemburgo, o qual é o 3º colocado da chave com dez pontos. Este duelo pode definir a vice-liderança do grupo, já que Islândia e Bósnia & Herzegovina, estão mais distantes de uma possível classificação.

Portugal domina e Dúbravka salva possível goleada no 1º tempo

Os primeiros 45 minutos de futebol no Estádio do Dragão foram de amplo domínio de seleção de Portugal. Jogando de forma intensa, coletiva e criando muito, com boas infiltrações de seus meias, e brilhante atuação de Bruno Fernandes, Portugal só não construiu uma goleada histórica ainda no primeiro tempo por conta da boa atuação do goleiro Dubravka da Eslováquia, que praticou no mínimo três defesas difíceis na metade inicial do jogo.

Os primeiros 10 minutos de partida foram de estudo, e toque de bola por parte do time lusitano, que tentava construir suas jogadas por meio da troca de passes desde o campo de defesa. Na primeira boa chegada, Bruno Fernandes, melhor jogador do primeiro tempo, cruzou do lado esquerdo, buscando o posicionamento de Cristiano Ronaldo na 2ª trave. Não fosse pela boa saída de Dúbravka, e o centroavante chegaria inteiro no lance. A partir daí, a Eslováquia não conseguiu mais atacar, e Portugal empilhou chances.

Aos 13 minutos, após bela troca de passes pelo lado direito, Bruno Fernandes chutou forte de perna esquerda, e o goleiro da Eslováquia defendeu bem, mais uma vez. No lance seguinte, após jogada ensaiada na cobrança de escanteio, foi a vez de Rafael Leão ter a sua chance, cabeceou bem, mas lá estava Dúbravka para fazer mais uma boa intervenção. Para não dizer que os eslovacos não criaram nada no primeiro tempo, a equipe treinada pelo italiano Francesco Calzona chegou a mandar uma bola na trave do goleiro Diogo Costa, aos 15 minutos, após cruzamento rasteiro pelo lado esquerdo.

Mas no lance seguinte, aos 17, Portugal chegou finalmente ao seu gol por intermédio de Gonzalo Ramos.  Em mais uma jogada de Bruno Fernandes pelo lado direito, o meia do Manchester United encontrou o atacante do PSG livre na área, que tocou de cabeça para abrir o marcador. Oito minutos mais tarde, aos 25, o meia dos Red Devils teve mais uma oportunidade para aumentar o marcador. Gonzalo Ramos deu uma de ponta direita, fez linda jogada, e de três dedos cruzou na cabeça de Bruno, que cabeceou firme para o gol, obrigando Dúbravka a fazer mais um milagre no Estádio do Porto.

Aos 27 minutos, Portugal criou a jogada que culminou no pênalti, anotado por Cristiano Ronaldo. Rafael Leão foi lançado pela ponta esquerda, e cruzou para a área, a bola bateu no braço do zagueiro Vavro, da Eslováquia, e sem pestanejar, o árbitro grego Anastasios Sidiropoulos anotou a infração em favor do time lusitano. Na batida, goleiro de um lado, bola do outro, e CR7 marcando seu 6º gol em seis jogos nestas Eliminatórias para a Eurocopa de 2024.

Portugal ainda teve mais duas oportunidades para aumentar o placar ainda no primeiro tempo. Aos 36, após contra-ataque de almanaque da equipe de Roberto Martínez, Bruno Fernandes chutou, e no rebote Cristiano Ronaldo perdeu chance inacreditável para marcar o 3º gol. Houve tempo para Gonzalo Ramos mandar uma bola na trave após mais uma jogada de CR7, que infiltrou com liberdade pela ponta direita, e chutou firme, a bola desviou na defesa, e Gonzalo entrou de carrinho, mandando a bola no poste.

Eslováquia diminui, chuva atrapalha o jogo, mas Portugal segura a vitória

Portugal tirou um pouco o pé na segunda etapa, rodou mais a bola, e teve seu ritmo de jogo um pouco atrapalhado por conta das fortes chuvas que atingira o Estádio do Dragão. Aos poucos, a Eslováquia foi se soltando, e tentando atacar, porém, a falta de criatividade no meio de campo, e os constantes erros de passe atrapalharam, e muito, o plano de jogo dos eslovacos.

Porém, na base da luta e da raça, a Eslováquia conseguiu marcar o seu primeiro gol, fazendo a defesa de Portugal sofrer seu primeiro tento nestas Eliminatórias para a Eurocopa de 2024. Dávid Hancko arriscou de muito longe aos 24 minutos e contou com um desvio na defesa portuguesa para diminuir o marcador. Porém, três minutos depois, os lusitanos voltaram a abrir dois gols de vantagem.

Em mais um lance pelo lado direito, João Cancelo, que também teve uma noite de craque, encontrou Bruno Fernandes, que bateu cruzado para dentro da área, e encontrou Cristiano Ronaldo livre na 2ª trave, para marcar o 3º gol do time lusitano, e o 7º gol de CR7 nestas Eliminatórias. A partir daí o jogo ficou mais aberto, a Eslováquia começou a abrir mais espaços, e Portugal se defendia mais, apostando nos contra-ataques para tentar aumentar o marcador.

Com espaços para agredir o time eslovaco, Portugal teve mais uma chance com o melhor em campo, Bruno Fernandes, que da entrada da área soltou uma bomba de pé direito, fazendo Dúbravka trabalhar mais uma vez. A Eslováquia foi valente, não desistia, e marcou um lindo gol por intermédio de Lobotka, em mais um chute de fora da área, mas que dessa vez acertou o ângulo de Diogo Silva, que voou para tentar alcançar a bola, mas não conseguiu chegar.

O jogo seguiu aberto na parte final, com Portugal criando mais, e se aproveitando do cansaço do time da Eslováquia, que embora demonstrasse muita vontade, parou nas próprias limitações. Os portugueses tiveram mais três chances incríveis de marcar pelo menos mais um gol e definir o marcador, mas Dúbravka, em uma atuação memorável, evitou uma goleada histórica em favor dos portugueses.

Na próxima rodada das Eliminatórias da Euro, Portugal vai visitar a Bósnia, no próximo dia 16 de outubro, às 15h45. Com a classificação encaminhada, Roberto Martínez poderá testar mais jogadores, e encontrar seu time ideal para a principal competição de seleções do Velho Continente.

Já a Eslováquia terá Luxemburgo pela frente, em um duelo que pode definir a 2ª colocação do Grupo J, mas pelo que mostrou em campo diante de Portugal, deve estar entre os classificados para a próxima Euro.

 

 

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo