Eliminatórias da Eurocopa

Declarações de presidente da UEFA esquentam duelo decisivo entre Itália e Ucrânia por vaga direta na Euro

O dirigente declarou que seria um desastre se a Itália, rival direta da Ucrânia, não jogasse a próxima Euro, no ano que vem

Serhiy Rebrov, técnico da Ucrânia, afirmou que Aleksander Čeferin, presidente da UEFA, irritou seus jogadores com declarações pró-Itália. O dirigente afirmou que seria desastroso que a atual campeã europeia ficasse fora da próxima edição da Eurocopa, no ano que vem.

A Itália enfrentará a Ucrânia em Leverkusen, na Alemanha, e precisa evitar a derrota para se classificar ao torneio em 2024, na Alemanha. A Ucrânia busca o segundo lugar do grupo e a vaga direta. A líder Inglaterra está garantida.

Se a Ucrânia vencer, além de garantir vaga, a Itália automaticamente será jogada na repescagem, algo que não costuma ser bom presságio para os azzurri. Vale lembrar que a Itália não disputou as Copas do Mundo de 2018 e 22 justamente após ter disputado repescagens.

– A Itália precisa jogar a Euro em 2024, ou será um desastre – disse Ceferin ao portal francês LaPresse.

– A seleção italiana é muito importante e creio que conseguirá vencer os ucranianos – completou.

Qualification Grupo C
# Seleção J V E D +/- Pontos
1 Inglaterra

Inglaterra

8 6 2 0 18 20
2 Itália

Itália

8 4 2 2 7 14
3 Ucrânia

Ucrânia

8 4 2 2 3 14
4 Macedônia do Norte

Macedônia do Norte

8 2 2 4 -10 8
5 Malta

Malta

8 0 0 8 -18 0

Apoio da torcida

A Ucrânia vem mandando seus jogos na Alemanha, por conta da guerra com a Rússia. As declarações do dirigente da Confederação Europeia foram recebidas com espanto e revolta pelo técnico e jogadores da ex-república soviética.

– Não nos interessa o que ele tem a dizer. O que posso afirmar é que declarações como essa motivam ainda mais os mesu jogadores. Temos de focar em outras questões – disse Rebrov.

– Essa partida não será como o jogo anterior contra os italianos, em Milão (1 a 2). Teremos um estádio cheio a nosso favor. Jogamos em Bremen recentemente e tivemos muito apoio de nossos torcedores. Creio que tenhamos uma boa chance – acredita.

– Com todo respeito, enfrentar a Itália não é o mesmo que enfrentar a Macedônia do Norte ou Malta. Encarar a Itália e a Inglaterra é diferente – afirmou.

– Esse é um jogo para darmos a cara a tapa, mostrar do que somos feitos. Commetemos muitos erros quando enfrentamos a Itália antes, mas agora é diferente – finalizou.

Atualmente, a Inglaterra tem 19 pontos e lidera com folga o Grupo C das Eliminatórias. A Itália vem em segundo, com os mesmos 12 pontos dos ucranianos, mas quatro gols a mais de saldo.

Além de Itália e Ucrânia, que se enfrentam às 16h45 desta segunda (20), A Inglaterra enfrenta a Macedônia do Norte que, com sete pontos, não tem mais chance de conseguir vaga, no mesmo horário. Malta, com zero ponto e eliminada, completa a chave.

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo