Bruno Fernandes brilha com dois gols e assistência na segura vitória de Portugal sobre a Bósnia
Portugal nem sempre atuou no ritmo mais alto, mas aproveitou o final de cada tempo para derrotar a Bósnia no Alvalade

Portugal continua acumulando vitórias no início do trabalho de Roberto Martínez à frente da equipe nacional. O treinador permanece com 100% de aproveitamento na Seleção das Quinas e, neste sábado, derrotou a Bósnia por 3 a 0, em jogo válido pelas eliminatórias da Euro 2024. Foi uma atuação tranquila dos lusitanos no Estádio da Luz, em que o time por vezes não exibiu o melhor ritmo, mas soube encontrar seus gols. Bruno Fernandes foi decisivo na noite, com uma bela assistência e dois tentos. Bernardo Silva foi outro a se destacar.
Roberto Martínez escalou Portugal no seu costumeiro 3-4-3. Diogo Costa era o goleiro, com a zaga formada por António Silva, Rúben Dias e Danilo Pereira. João Cancelo e Raphaël Guerreiro eram os alas, com João Palhinha e Bruno Fernandes fechando o meio. Mais à frente, Bernardo Silva e João Félix vinham no apoio a Cristiano Ronaldo. Do lado da Bósnia, o destaque ficava para Miralem Pjanic e Edin Dzeko, grandes símbolos da seleção.
Portugal dominou o início da partida, mas com pouco perigo. A posse de bola não se convertida em chances. A Bósnia até assustou antes, num cruzamento de Adrian Barisic que quase traiu Diogo Costa e exigiu ótima defesa do goleiro. Quando os lusitanos balançaram as redes, em cabeçada de Cristiano Ronaldo aos 23, havia impedimento na jogada. Edin Dzeko tentou a resposta imediata na sequência e mandou para fora, sozinho na área. O gol de Portugal só começou a amadurecer no fim. João Félix exigiu uma ótima defesa de Ibrahim Sehic. Já aos 43, numa envolvente tabela, os portugueses marcaram. Ronaldo girou bem e acionou Bruno Fernandes, que deixou Bernardo Silva de frente para o crime. Ficou fácil para o meia guardar, com um leve toque diante de Sehic.
O segundo tempo recomeçou mais arrastado e ainda seria paralisado por uma invasão de campo. Foram poucas emoções nos primeiros minutos. A Bósnia esteve mais próxima do empate aos 15, mas a cabeçada de Sead Kolasinac parou em Diogo Costa. Portugal voltou a se animar apenas depois dos 30 minutos. Bruno Fernandes deu o primeiro aviso num chute desviado. Já o segundo gol aconteceu aos 32. Após passe de Bernardo Silva, Rúben Neves cruzou com liberdade e Bruno Fernandes definiu sozinho de cabeça.
Bruno Fernandes quase fez outro na sequência, de cavadinha. Diogo Jota também perdoou a chance do terceiro de Portugal, ao receber livre de Ronaldo e chutar para ótima defesa de Sehic, enquanto Said Hamulic parou em defesaça de Diogo Costa na reta final, na tentativa de descontar para a Bósnia. Quem deu números finais ao encontro foi Bruno Fernandes, já nos acréscimos. Numa bola que a defesa afastou apenas parcialmente, o meia matou no peito e chutou forte. Não deu qualquer chances ao goleiro Sehic, num tiro que entrou rente à trave.
Portugal chega aos nove pontos, na liderança do Grupo J das eliminatórias da Eurocopa. A Eslováquia vem com sete pontos e Luxemburgo soma quatro. Já a Bósnia aparece emparelhada com a Islândia, ambas com três pontos, só à frente do zerado time de Liechtenstein. Os portugueses visitam os islandeses na terça.