Bélgica x Suécia é suspenso após morte de torcedores e ameaça de terrorismo
Dois torcedores suecos foram baleados próximos ao local do jogo entre Bélgica e Suécia; Atirador ainda não foi apreendido

O jogo entre Bélgica e Suécia nesta segunda-feira (16), válido pela oitava rodada das Eliminatórias para Eurocopa de 2024, foi suspenso após a morte de dois torcedores suecos em um ataque a tiros nas proximidades do Estádio Rei Balduíno, em Bruxelas. A partida foi interrompida no intervalo, quando o placar era de 1 a 1.
Os assassinatos aconteceram antes da bola rolar e cerca de seis quilômetros de distância do estádio. Em vídeo que viralizou nas redes sociais, um homem de casaco laranja aparece descendo de uma moto no centro de Bruxelas e disparando contra duas pessoas, que tentam se abrigar em um prédio. O atirador ficou à solta durante horas após o atentado, mas foi baleado e morto na manhã desta terça-feira (17).
— Após um possível ataque terrorista em Bruxelas esta noite, foi decidido, após consultas às duas equipes e às autoridades policiais locais, que o jogo das Eliminatórias para a Euro 2024 entre Bélgica e Suécia foi suspenso. Novas informações serão dadas no devido momento — informou a Uefa em nota oficial.
Following a suspected terrorist attack in Brussels this evening, it has been decided, after consultation with the two teams and the local police authorities, that the UEFA EURO 2024 qualifying match between Belgium and Sweden is abandoned. Further communication will be made in…
— UEFA (@UEFA) October 16, 2023
A Bélgica já está garantida na Eurocopa do ano que vem, estando na liderança do Grupo F das Eliminatórias com 16 pontos em seis jogos. Já a Suécia não tem mais chance de classificação via o torneio eliminatório e torce por uma vaga nos playoffs para seguir sonhando em participar da competição de seleções mais importante da Uefa.
Suécia se recusa a voltar do intervalo, e tensão toma conta do estádio
Até o intervalo, Bélgica e Suécia faziam uma partida comum. Viktor Gyokeres abriu o placar para os visitantes, enquanto Romeulu Lukaku deixou tudo igual em cobrança de pênalti. O clima começou a mudar com a demora das equipes para voltarem dos vestiários, que indicava algo de errado.
Segundo a mídia internacional, os jogadores das duas seleções decidiram não retornar ao gramado depois de tomarem conhecimento do atentado. A informação da decisão conjunta foi confirmada por Fredrik Reinfeldt, presidente da Associação Sueca de Futebol.
A notícia das mortes também chegou até as arquibancadas, e a tensão se instaurou no Estádio Rei Balduíno. Os torcedores foram orientados a permanecerem no local por razões de segurança, já que o atirador permanecia à solta.
Meddelande till svenska supportrar på plats i Bryssel: Den belgiska polisen vill av säkerhetsskäl att svenska supportrar stannar kvar på arenan. Ta del av information från funktionärer, myndigheter och SvFF:s personal på plats. pic.twitter.com/QYE5MQ7DE1
— Svensk Fotboll (@svenskfotboll) October 16, 2023
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Bélgica em alerta máximo de terrorismo
Minutos depois da seleção belga confirmar a suspensão da partida nas redes sociais, o governo do país elevou o seu alerta de terrorismo ao mais alto nível. O motivo foi um vídeo publicado nas redes sociais por um homem identificado como Abdesalem Al Guilani, no qual ele alega ser o responsável pelos assassinatos e pertencer ao Estado Islâmico. Ele afirma ter baleado três pessoas, mas a polícia local confirmou duas mortes de torcedores suecos.
Segundo o Ministério Público belga, o atirador foi identificado por uma testemunha em um café na comunidade de Schaerbeek, em Bruxelas, na manhã desta terça-feira. Segundo comunicado oficial, a polícia chegou ao local e baleou o suspeito durante as investigações. O homem, que carregava consigo uma arma militar e um saco com roupas, morreu a caminho do hospital.
The Federal Prosecutor's Office confirmed that the perpetrator of last night's shooting was identified and has passed away.
— CrisisCenter Belgium (@CrisiscenterBE) October 17, 2023
Alexander de Croo, primeiro-ministro da Bélgica, confirmou a nacionalidade das vítimas e disse ter contatado o primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, para prestas condolências. As seleções belga e sueca também lamentaram publicamente o ocorrido.
— Eu acabei de oferecer ao primeiro-ministro da Suécia minhas sinceras condolências após o angustiante ataque desta noite contra cidadãos suecos em Bruxelas. Nossos pensamentos estão com as famílias e amigos que perderam seus entes amados. Como parceiros próximos, a luta contra o terrorismo é uma só — declarou o primeiro-ministro belga.
Due to the incidents in Brussels earlier tonight, play is suspended. Our thoughts are with all those affected. pic.twitter.com/RTZHBEjjOC
— Belgian Red Devils (@BelRedDevils) October 16, 2023