Eliminatórias da Eurocopa

Áustria segue invicta e encaminha vaga na Euro com grande vitória sobre a Suécia

Com mesma campanha da Bélgica, Áustria precisa de mais uma vitória para estar na próxima Eurocopa

A Áustria está muito perto de garantir vaga na Eurocopa pela quarta vez em sua história. Nesta terça-feira (12), a seleção comandada por Ralf Rangnick, ex-técnico de RB Leipzig e Manchester United, venceu a Suécia por 3 a 1 na Friends Arena, em Estocolmo, e se manteve invicta no Grupo F das Eliminatórias para a Euro 2024.

Os quatro gols da partida foram marcados no segundo tempo. Na primeira etapa, a Áustria dominou a posse de bola, mas pouco ameaçou a meta de Robin Olsen. Já a Suécia foi quem levou mais perigo, criando ao menos três boas chances de abrir o placar. Na melhor delas, o atacante Alexander Isak mandou para fora ao completar cruzamento fechado na segunda trave de Kulusevski.

O segundo tempo foi completamente diferente, com a seleção austríaca abrindo boa vantagem em pouco tempo. Aos sete minutos, o lateral-direito Stefan Posch teve muita liberdade ao receber perto da linha de fundo e cruzou na medida para Michael Gregoritsch cabecear da entrada da pequena área e acertar o ângulo direito de Olsen, que nada pôde fazer.

Três minutos depois, Kulusevski tentou fazer tudo sozinho ao sair driblando da direita para dentro e perdeu a bola no meio-campo. Quatro austríacos saíram em contra-ataque contra três defensores suecos e levaram a melhor. Laimer recebeu de Gregoritsch pela direita e cruzou para dentro da área, o zagueiro Isak Hien não foi bem ao tentar afastar e Sabitzer mandou de primeira para Marko Arnautovic, que só precisou girar e bater forte de pé esquerdo para mandar entre as pernas de Olsen.

Com o 2 a 0 no placar, a Áustria abdicou da posse de bola e viu a Suécia sofrer para superar seu bloqueio. Quando teve a chance, aproveitou o espaço dado no campo de ataque para acelerar e matar o jogo. Aos 22, Phillipp Mwene foi lançado pela esquerda, deu uma meia-lua em Jens Cajuste e foi derrubado por Hien dentro da área. O árbitro marcou pênalti, que foi cobrado e convertido por Arnautovic. A batida foi baixa e no meio, mas a bola passou mais uma vez entre as pernas de Olsen, que acabou pulando para o lado direito.

Nos minutos finais, Emil Holm diminuiu ao chutar colocado rasteiro da entrada da área depois de cruzamento rasteiro de Kulusevski pela esquerda, mas o tento pouco adiantou para os donos da casa.

Classificação encaminhada e Arnautovic artilheiro

Com a vitória sobre a Suécia, a Áustria permanece invita nas Eliminatórias para a Eurocopa de 2024, com quatro vitórias e um empate. Mais do que isso, está com a classificação para o principal torneio europeu de seleções muito bem encaminhada. A Suécia tem seis pontos e é a única equipe do Grupo F que pode alcançar Bélgica e Áustria, ambas com 13. O time de Rangnick, no entanto, precisa de um triunfo em três jogos para carimbar vaga.

O próximo adversário da seleção austríaca é justamente a Bélgica, mas o confronto será realizado em Viena. Depois, visitará Azerbaijão e Estônia, que ainda não venceram nas Eliminatórias para a Euro. Caso confirme a classificação, o país de quase nove milhões de habitantes participará de três Eurocopas consecutivas pela primeira vez.

Quem também está cada vez mais perto de fazer história é Marko Arnautovic. Com os dois gols contra a Suécia, o atacante deixou Hans Krankl para trás e isolou-se como o segundo maior artilheiro da Áustria, com 36 gols. O grande goleador do país é Toni Polster, que balançou as redes 46 vezes com a camisa da seleção austríaca.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Bélgica goleia e também se aproxima da classificação

Com os mesmos 13 pontos, a Bélgica também está muito perto da próxima Euro. Nesta terça-feira, os Diabos Vermelhos golearam a Estônia por 5 a 0 no estádio Rei Balduíno, em Bruxelas. A situação belga só não é tão confortável porque irá encarar Áustria e Suécia na Data Fifa de outubro, justamente as duas seleções que estão na disputa por uma das duas vagas do Grupo F.

Jan Vertonghen abriu o placar logo aos três minutos, aproveitando o escanteio pela direita cobrado por Carrasco e cabeceando para baixo para superar o goleiro Karl Hein. Aos 17, foi a vez de Leandro Trossard receber de Lukaku, passar por três marcadores, invadir a área e chutar forte no ângulo direito da Estônia, anotando um golaço.

Romelu Lukaku fez dois dos cinco gols da Bélgica na goleada sobre a Estônia (Foto: Icon sport)

No segundo tempo, Romelu Lukaku fez dois gols, ambos com o pé direito, que não é o melhor. Primeiro, recebeu um grande lançamento de Orel Mangala, superou a marcação na velocidade e finalizou rasteiro cruzado, aos 10. Dois minutos depois, foi acionado por Arthur Theate e viu o marcador fechar a canhota, dando espaço para o centroavante girar para o outro lado e mandar no canto esquerdo de Karl Hein.

Na reta final, De Ketelaere fez uma grande jogada individual pela esquerda dentro da área e chutou na saída de Karl Hein para dar números finais para goleada belga: 5 a 0.

Foto de Felipe Novis

Felipe NovisRedator

Felipe Novis nasceu em São Paulo (SP) e cursa jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Antes de escrever para a Trivela, passou pela Gazeta Esportiva.
Botão Voltar ao topo