Eurocopa

Dois mapas interativos: todos os estádios da história da Euro e todas as seleções que já participaram

Explore a história da Eurocopa, com as seleções que figuraram no torneio desde 1960 e os estádios usados

Este texto faz parte do Guia da Euro 2020.

A Eurocopa caminha, lado a lado, com a história contemporânea da Europa. O torneio surgiu apenas três anos depois que o Tratado de Roma estabeleceu a Comunidade Econômica Europeia entre os países ocidentais. A Euro, no entanto, era bem mais inclusiva e também se expandia além da Cortina de Ferro. De um grupo restrito de participantes, foi ganhando tamanho nos anos 1980. E, quatro anos depois do Tratado de Maastricht, que ratificou a União Europeia, a competição continental sofreu uma expansão significativa para 16 times em 1996. Isso até o modelo atual ser definido em 2016, com 24 seleções. Por fim, 2020 não aumenta o número de participantes, mas sim amplia fronteiras com estádios espalhados por 11 países.

Os mapas abaixo contam a história desta representação na Eurocopa: todos os países que já disputaram o torneio e também todos os estádios já utilizados. Por uma questão de padronização, conforme feito pela Uefa, República Tcheca e Rússia foram apontadas como herdeiras de Tchecoslováquia e União Soviética. Para mais detalhes, basta aproximar a visualização:

Mostrar mais

Emmanuel do Valle

Além de colaborações periódicas, quinzenalmente o jornalista Emmanuel do Valle publica na Trivela a coluna ‘Azarões Eternos’, rememorando times fora dos holofotes que protagonizaram campanhas históricas.

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Veja também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios? Aí é falta desleal =/

A Trivela é um site independente, que precisa das receitas dos anúncios. Desligue o seu bloqueador para podermos continuar oferecendo conteúdo de qualidade de graça e mantendo nossas receitas. Considere também nos apoiar pelo link "Apoie" no menu superior. Muito obrigado!