Del Bosque: “Comuniquei a todos os jogadores sobre minha saída, menos a Casillas”
Após a eliminação diante da Itália nas oitavas de final da Eurocopa, Vicente del Bosque resolveu dar um fim a sua trajetória de oito anos no comando técnico da Espanha. Embora a decisão ainda não tenha sido oficializada pela federação espanhola, o treinador responsável por dar sequência ao tiki-taka espanhol, estilo de jogo que é a marca da Furia Roja, já deu sua sentença quanto a continuidade do trabalho que resultou em uma taça da Copa do Mundo e um título da Euro. Como consequência de toda demissão de treinador, surgiram mil perguntas da imprensa sobre a questão. Uma delas, inclusive, era sobre Iker Casillas. E del Bosque confirmou que sua relação com o goleiro durante a competição europeia foi das piores.
LEIA TAMBÉM: Casillas se despede da Espanha como um dos maiores goleiros que o futebol de seleções já teve
“Mandei mensagem a todos os jogadores sobre minha saída da seleção espanhola, menos a Casillas”, contou o técnico a um programa da rádio espanhola Cadena SER. “Com seus companheiros de equipe ele era perfeito, mas com a comissão técnica o tratamento não era tão bom assim. Foi por isso que ele foi o único dos 23 atletas a quem não comuniquei sobre minha decisão. Ele estava de mal comigo, mas também com o preparador físico, Javier Minano, e com meu assistente técnico, Toni Grande. Com todo o resto ele estava de bem. A raiva era exclusivamente conosco”, declarou. Assim como del Bosque, Casillas também anunciou o fim de sua história na Furia em seguida à eliminação. Inclusive, de uma maneira sensacional: por meio de um tweet com um trecho dublado em espanhol de Rambo II.
“Fiquei bem chateado com essa atitude dele, porque Iker sempre foi um dos meus favoritos. Mas entendo seus motivos”, confessou ainda o treinador. Não dá para saber ao certo o que aconteceu nos vestiários onde a seleção espanhola passou durante da Eurocopa. Mas uma coisa é certa: com essas declarações, fica evidente que o fato de não ter somado um minuto sequer em campo foi o que impulsionou o goleiro a tratar com frieza parte da delegação espanhola. Em seu lugar na equipe titular, de Gea mostrou, ao longo do torneio, ser a melhor opção para substituir aquele que foi um dos maiores goleiros a defender a camisa de uma seleção. Apesar de algumas falhas pontuais, o arqueiro de 25 anos fez grandes defesas e foi quem impediu que a Espanha pudesse ter sido até mesmo goleada pela Azzurra.
A verdade é que Casillas não é mais o mesmo de quatro anos atrás, quando a Espanha foi campeã da Euro pela terceira vez. Na Copa de 2014 isso já podia ser notado. Agora, com algumas atuações vergonhosas com a camisa do Porto, a coisa é ainda mais gritante. Mas é claro que a decadência no nível técnico do goleiro não elimina tudo o que ele conquistou com a Furia. Foi por respeito a isso que del Bosque o incluiu na lista dos 23 convocados para essa competição. O caso de Casillas é diferente, por exemplo, do de Totti com Spalletti na última temporada do Campeonato Italiano. Porém, como disse del Bosque, é até compreensível. Ninguém gosta de ser descartado, ainda mais quando se fez muito por algo por tanto tempo.
TRIVELA FC: Conheça nosso clube de relacionamento, marque um gol pelo jornalismo independente e ganhe benefícios!

