Eurocopa 2024

Com surpresas e baixa de peso, Espanha anuncia lista de 29 atletas para Eurocopa

Técnico Luis de la Fuente vai definir convocatória definitiva após o dia oito de agosto

O técnico da Espanha, Luis de la Fuente, anunciou nesta segunda-feira, a lista preliminar da seleção que disputará dois amistosos de preparação para a Eurocopa. Com 29 nomes, a convocatória inicial conta com algumas novidades como Fermín López, do Barcelona, Ayoze Pérez, do Bétis, e Marcos Llorente, do Atlético de Madrid. A equipe espanhola enfrenta ainda Andorra no dia cinco de junho (quarta-feira), no Estádio Nuevo Vivero, e em seguida enfrenta a Irlanda do Norte, no dia oito (sexta-feira) em Son Moix, em Palma de Maiorca, em amistosos preparatórios.

Após o confronto contra os irlandeses, o técnico da Espanha fará mais três cortes na lista preliminar, e divulgará a convocação definitiva de jogadores que vão representar o país na disputa da competição continental.

Confira a lista preliminar da Espanha para a disputa da Eurocopa

  • Goleiros: Unai Simón (Athletic), Raya (Arsenal), Remiro (Real Sociedad).
  • Zagueiros: Carvajal (Real Madrid), Jesús Navas (Sevilla), Laporte (Al Nassr), Le Normand- (Real Sociedad), Nacho (Real Madrid), Vivian (Athletic), Cubarsi (Barcelona), Grimaldo (Leverkusen), Cucurella (Chelsea).
  • Meio-campistas: Rodrigo (Manchester City), Zubimendi (Real Sociedad), Mikel Merino (Real Sociedad), Fabián (PSG), Pedri (Barcelona), Marcos Llorente (Atlético), Aleix García (Girona), Alex Baena (Villarreal), Fermín (Barcelona).
  • Avançados: Ferran Torres (Barcelona), Dani Olmo (Leipzig), Nico Williams (Athletic), Morata (Atlético), Joselu (Real Madrid), Oyarzabal (Real Sociedad), Lamine Yamal (Barcelona) e Ayoze (Betis).

Luis de la Fuente deixa nomes conhecidos de fora

Se por um lado as convocações de Fermín López, Ayoze e Marcos Llorente são um sinal de que a Espanha preza pela renovação de sua equipe, as ausências de alguns nomes mais experientes foram sentidos por parte da imprensa local. Casos de Pablo Sarabia, do Wolverhampton, que esteve na última convocação da equipe, Marco Asensio, do PSG, que perdeu espaço após lesão muscular, e Oihan Sancet, do Athletic Bilbao, que assim como Sarabia, esteve na última convocação e fez parte da campanha durante as Eliminatórias da Eurocopa.

Além destes, Lucas Vázquez, do Real Madrid, também ficou fora da convocatória preliminar, e parece não ter gostado nada. O lateral-direito/ponta reagiu de forma enigmática a sua não convocação, com dois emojis de riso, dando a entender que não ficou satisfeito em não ser lembrado na primeira lista de Luis de la Fuente.

Quando a Espanha estreia na Eurocopa?

No Grupo B da competição, a Espanha encara a Croácia em seu jogo de estreia no torneio europeu. O primeiro duelo dos espanhóis está marcado para o dia 15 de junho (sábado), às 13h (horário de Brasília), no gramado do Estádio Olímpico de Berlim. Em seguida, enfrenta a Itália na Veltins-Arena, em Gelsenkirchen, às 16h do dia 20, e encerra sua participação na primeira fase da competição no dia 24, diante da Albânia, na Espirit Arena, em Düsseldorf.

A Espanha é, ao lado da Alemanha, as seleções que conquistaram mais vezes a Eurocopa, com três títulos cada. Os espanhóis venceram a competição em 1964, e depois um bi-campeonato seguido, em 2008 e 2012, na geração de Xavi, Iniesta, Busquets, e treinados por Vicente del Bosque. Após um complicado período de transição pós-2014, a Furia tenta retomar o protagonismo no cenário continental com uma seleção jovem e talentosa, mas com algumas peças experientes.

 

 

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo