Eurocopa

Com Billy Gilmour, do Chelsea, esta é a convocação da Escócia para a Eurocopa

Aos 19 anos, Gilmour ainda fará a sua estreia pela seleção escocesa e vai defender o país na Eurocopa depois de aparecer na lista de Steve Clarke

O técnico Steve Clarke divulgou a lista de convocados para a seleção escocesa para a Eurocopa nesta terça-feira com uma novidade grande: o meio-campista Billy Gilmour, de 19 anos, do Chelsea. Ele foi convocado pela primeira vez para defender a Escócia e vai estrear pelo país no torneio. Além dele, outros dois nomes foram chamados pela primeira vez: Nathan Patterson, lateral direito do Rangers, e David Turnbull, meio-campista de 21 anos do Celtic.

Gilmour passou pela base do Rangers, mas ainda na base passou para o Chelsea, onde se profissionalizou. Estreou no time principal em 2019 e tem sido usado nesta temporada. Ainda são poucos jogos, 14 no total em 2020/21, com poucos minutos em campo, mas ele é considerado um jogador de potencial. Atua no centro do meio-campo e pode também fazer uma função mais recuada ou mais avançada, dependendo da formação. Tem contrato com o Chelsea até 2023.

Patterson é outro que tem ganhado espaço nesta temporada, ainda como reserva. Foram 14 jogos disputados, com dois gols marcados. É uma opção de juventude na lateral direita, mas ainda um reserva do time campeão comandado por Steven Gerrard.

Já David Turnbull é o mais experiente dos três, com mais minutos em campo e mais jogos. Nesta temporada, esteve em campo por 35 vezes, quase sempre como titular. Chega para a seleção para buscar espaço no meio-campo do time.

Será a primeira participação da Escócia em uma grande competição desde 1998, quando disputou a Copa do Mundo. Naquela edição, esteve no grupo do Brasil e foi o adversário da Seleção na estreia. Acabou eliminada na primeira fase, em último lugar do grupo, com apenas um ponto em empate com a Noruega, que foi quem se classificou. Volta a uma Eurocopa pela primeira vez desde 1996 e lembramos as participações naquele ano e em 1992.

Os escoceses enfrentam a República Tcheca, no dia 14 de junho, Inglaterra, no dia 18 de junho, e a Croácia, no dia 22 de junho, pelo Grupo D. O primeiro e o terceiro jogo serão disputados no Hampden Park, com público de 12 mil pessoas.

“Parabéns aos rapazes que entraram na lista e um grande agradecimento a quem não entrou, mas foram parte da jornada para nos levar até aqui”, disse Steve Clarke depois do anúncio da lista. “Quando nós temos talento surgindo, jogadores machucados e três lugares extras, é uma chance de trazer os garotos. Mas eu tentei permanecer fiel ao espírito do elenco que nós tínhamos antes e manter o núcleo juntos”.

A Escócia se apresenta para treinamentos na Espanha no dia 27 de maio e joga amistosos contra Holanda e Luxemburgo nos dias 2 e 6 de junho. Ainda é possível fazer mudanças no elenco de convocados em caso de lesões ou contaminação pela COVID-19.

Veja a lista de convocados da seleção escocesa:

Goleiros: Craig Gordon (Hearts), David Marshall (Derby County), Jon McLaughlin (Rangers)

Defensores: Nathan Patterson (Rangers), Stephen O’Donnell (Motherwell), Andy Robertson (Liverpool), Kieran Tierney (Arsenal), Greg Taylor (Celtic), Liam Cooper (Leeds United), Grant Hanley (Norwich City), Declan Gallagher (Motherwell), Scott McKenna (Aberdeen), Jack Hendry (KV Oostende)

Meio-campistas: Billy Gilmour (Chelsea), Callum McGregor (Celtic), Scott McTominay (Manchester United), Stuart Armstrong (Southampton), John McGinn (Aston Villa), John Fleck (Sheffield United), David Turnbull (Celtic)

Atacantes: James Forrest (Celtic), Ryan Christie (Celtic), Ryan Fraser (Newcastle United), Lyndon Dykes (Queens Park Rangers), Che Adams (Southampton), Kevin Nisbet (Hibernian)

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo