Candidata pela sexta vez, Turquia corre por fora na disputa para sediar Euro 2028 ou 2032
Turcos tentam sediar a Eurocopa desde 2008, sem sucesso, e terão como adversários o Reino Unido e Irlanda para 2028 e a Itália para 2032
A Federação Turca enviou a candidatura para sediar a Euro 2028 ou 2032 nesta quarta-feira, com 10 estádios. Os turcos serão os únicos concorrentes de duas candidaturas que são vistas como favoritas: o Reino Unido e Irlanda para 2028 e Itália para 2032. É a sexta candidatura seguida da Turquia para sediar a Eurocopa, tendo sido derrotada em todas as outras (2008, 2012, 2016, 2020 e 2024).
A candidatura da Turquia tem nove cidades e 10 estádios. Istambul, principal cidade do país, será a única com dois estádios. Os estádios escolhidos são o Novo Ankara, em Ankara; Novo Antalya, em Antalya (que será reformado); Timsah Arena, em Bursa; New Eskisehir, em Eskisehir, Gaziantep Stadium, em Gaziantep; Olímpico Atatürk, em Istambul, que receberá também a final da Champions League nesta temporada 2022/23 e será reformado para receber 92.208 pessoas; Nef Stadium, também em Istambul (que será reformado); Izmit Stadium, em Izmit; Konya Büyüksehir, em Konya (que será reformado); e Senol Günes, em Trabzon (que será reformado).
“Nós sempre tivemos orgulho dos nossos estádios modernos e infraestruturas, a paixão pelo futebol no nosso país e nossa alta capacidade de organização. Conquistar o direito de sediar este grande evento irá coroar o aniversário da nossa República e terá grande valor para a Turquia”, disse o presidente da Federação Turca de Futebol, Mehmet Büyükeksi.
O vice-presidente da Federação Turca e membro da diretoria de Relações Exteriores, Nükel Küçukel Ezberci, falou sobre o ineditismo que um torneio na Turquia teria. “Nossos competidores no processo de candidatura são países que já organizaram torneios dessa escala ou similares. Seria extremamente infeliz ignorar essa oportunidade de espalhar para a Europa a mensagem de inclusão que isso contém e ignorar as possibilidades que uma Eurocopa sediada no nosso país com uma localização geográfica única pode oferecer à Uefa e seus membros. Acreditamos de too coração”.
É a sexta candidatura da Turquia para uma Eurocopa e os dirigentes acreditam que é o momento do país sediar o evento, depois de sediar a final da Champions League três vezes – a terceira será nesta temporada, 2022/23, e outros eventos como a Supercopa da Uefa e que sediará a final da Champions League Feminina em 2025.
“Tudo isso é um grande orgulho para nós, mas nós temos o poder para organizar torneios maiores. Nós nunca perdemos nossa determinação e desejo de levar a empolgação de uma Eurocopa para o nosso país. Ao longo dos anos, os turcos, cuja paixão e hospitalidade são conhecidas ao redor do mundo, irá tornar um torneio como esse em um ambiente realmente festivo. Estamos confiantes. Acreditamos que nosso país merece experimentar esta experiência histórica e inesquecível”, afirmou Kadir Kardas, secretário-geral da Federação Turca.
O anúncio dos escolhidos como sedes da Euro 2028 e da Euro 2032 será feito em outubro, em reunião do Comitê Executivo da Uefa. Os turcos, assim como os italianos, precisarão fazer muitas reformas nos seus estádios para o torneio. Reino Unido e Irlanda também precisam de obras, inclusive com um estádio que sequer está pronto e outro que não é usado desde 2013, mas está pronto nos demais para o evento.