Eurocopa 2024

Ninguém quer deixar Lukaku marcar, mas Bélgica se recupera na Eurocopa com vitória

Com mais um gol anulado pelo VAR, Lukaku tentou, mas foi Tielemans e De Bruyne que mostraram que a Bélgica ainda está viva

Anulado… de novo. Sim, mais um gol de Lukaku na Euro 2024 e mais um gol anulado pelo VAR. A Bélgica precisava vencer e saiu com os três pontos, mas a sorte de Romelu Lukaku pelo visto não anda das melhores na competição.

Os diabos vermelhos venceram a Romênia por 2 a 0, neste sábado (22), e deixaram tudo igual no grupo E.

Bélgica, Romênia, Eslováquia e Ucrânia têm 3 pontos e a emoção da classificação para as oitavas fica para a última rodada.

O primeiro gol da partida veio de Tielemans, se tornando o terceiro jogador da Premier League a marcar na rodada de hoje o seu primeiro gol na Eurocopa. Bernardo Silva e Bruno Fernandes, marcaram também pela primeira vez na Euro em seus respectivos jogos.

O segundo, de uma das estrelas do time, que estava fazendo seu 11º jogo pela Bélgica em Eurocopas. De Bruyne, como uma flecha, empurrou a bola para o gol num carrinho e alivia a pressão da sua seleção.

Gol com menos de 2 minutos

O jogo começou eletrizante. A Bélgica sabia que era ganhar ou ganhar. A Romênia, por sua vez, queria a vitória para tentar fazer história.

Com menos de 2 minutos de jogo, os diabos vermelhos marcaram o primeiro gol do jogo. Lukaku faz um pivô e dá o passe para Tielemans que faz 1 a 0.

Se estava pressionada, a Bélgica mostrou que vontade de ganhar não faltava e que as 4 alterações do técnico em relação ao jogo contra a Eslováquia surtiram efeito.

Youri Tielemans marca seu primeiro gol na Euro 2024.
Youri Tielemans marca seu primeiro gol na Euro 2024. (Foto: Icon Sport)

A Romênia tentou reagir e pouco depois do 1 a 0, Burca mira para o gol de cabeça e obriga Casteels a fazer uma boa defesa para impedir o empate. O esforço, entretanto, parou por aí.

A Bélgica seguiu pressionando, terminando o 1º tempo com 71% de posse de bola contra 29% da Romênia. Para os diabos vermelhos, porém, faltou acertar a mira dos chutes para ampliar o placar.

De Bruyne: o nome do segundo tempo

O segundo tempo foi um pouco mais equilibrado, com a Romênia mostrando mais vontade de jogo e poderia até ter empatado a partida. Mas o destaque dos últimos 45 minutos fica por mais um gol de Romelu Lukaku anulado.

Com um passe lindo de De Bruyne, Lukaku mandou para o fundo do gol, mas ele mais uma vez estava lá: o VAR. Gol anulado pela pontinha do pé. 

Foram muitas oportunidades perdidas da Bélgica até que De Bruyne aparecesse. Num tiro de meta cobrado por Casteels, a defesa da Romênia se atrapalhou ao interceptar e quem aproveitou foi De Bruyne que arrancou em velocidade e ampliou o placar. 2 a 0. O jogador levou inclusive o prêmio de melhor jogador em campo pela Uefa.

Tentando buscar seu gol, Lukaku tentou de novo. Mas, dessa vez, que o impediu foi o goleiro Nita. A Bélgica poderia ter feito mais, mas novamente desperdiçou chances.

Kevin De Bruyne e Romelu Lukaku comemoram gol da Bélgica na Euro 2024.
Kevin De Bruyne e Romelu Lukaku comemoram gol da Bélgica na Euro 2024. (Foto: Icon Sport)

Próximos jogos do Grupo E: 

  • Eslováquia x Romênia — Quarta, 26/6 — às 13h
  • Ucrânia x Bélgica — Quarta, 26/6 — às 13h
Foto de Gabriella Telles

Gabriella Telles

Gabriella Telles é jornalista formada pela UFRJ, faz pós-graduação em Gestão Estratégica de Marketing. Já trabalhou na TNT Sports na cobertura da Rio 2016, futebol internacional e eSports. Nascida e criada no subúrbio do Rio de Janeiro.
Botão Voltar ao topo