Eurocopa 2024

Áustria conta com exibição brilhante de seu capitão e complica a vida da Polônia da Euro

Time austríaco deslancha no segundo tempo, e conquista primeira vitória na competição

Na tarde desta sexta-feira (21), a Áustria bateu a Polônia pelo placar de 3 a 1, em jogo disputado no Olympistadion, em Berlim, e válido pela segunda rodada do Grupo D da Eurocopa.

Trauner abriu o marcador para os austríacos aos nove minutos do primeiro tempo. Ainda na etapa inicial, Piatek deixou tudo igual aos 30.

No segundo tempo, Baumgartner, destaque do RB Leipzig marcou um lindo gol coletivo, aproveitando corta-luz sensacional de Arnautovic. 

De pênalti, o capitão da Áustria e jogador da Internazionale marcou o terceiro gol austríaco, fechando o placar em Berlim, e conquistando a primeira vitória na Eurocopa.

Com nenhum ponto somado, a Polônia está praticamente eliminada da competição. Na última rodada, o time de Lewandovski e Szczesny encara a seleção da França.

Já a Áustria medirá forças contra a Holanda e acompanhará de perto ao encontro entre holandeses e franceses logo mais às 16h.

Intensidade marca a disputa no primeiro tempo

A Áustria, como de costume, já começou o jogo acelerando suas jogadas. Marcando forte, pressionou os poloneses em seu campo de defesa nos 15 minutos iniciais.

A pressão deu resultado, e aos nove minutos, Mwene aproveitou rebote de lateral para levar a bola na linha de fundo pela esquerda, e cruzar na cabeça de Trauner, que livre de marcação, tocou de cabeça para marcar o primeiro gol do jogo.

A partir dos 20 minutos de partida, a Polônia começou a sair mais de trás em busca do empate. Piatek era o nome mais perigoso no ataque polonês, e as melhores chances do primeiro tempo nasceram dos pés do jogador do Basakshehir.

A dupla formada por Zielinski e Frankowski também dava certo trabalho aos austríacos, e foi dessa interação que nasceu o gol de empate.

Após cruzamento na área pela direita, a bola sobrou para Piatek, que aproveitou rebote para tocar na saída de Pentz, e deixar tudo igual em Berlim.

Áustria
Baumgartner comemora o segundo gol da Áustria contra a Polônia. Foto: Icon Sport

Áustria faz valer sua melhor qualidade no segundo tempo

O empate não era bom para nenhum dos dois lados. Melhor no papel, a Áustria aumentou a pressão para tentar buscar o gol da vitória, mas teve certa dificuldade para passar da defesa polonesa até a metade da etapa final.

A partida seguiu aberta, com os dois times criando chances. Enquanto os austríacos tentavam chegar por meio do jogo mais direto, sem rodar tanto a bola, a Polônia marcava forte para tentar achar algum espaço nos contra-ataques.

Quando um jogo de futebol fica tão igual, um drible, uma tabela bem feita, uma jogada trabalhada com eficiência pode fazer a diferença no placar.

Aos 21 minutos, a Áustria tratou de se impôr, e deu uma aula de transição ofensiva.  Prass lançou no comando de ataque, Arnautovic desconcertou a defesa da Polônia com um corta-luz mágico, e Baumgartner deslocou Szczesny com muita categoria para colocar os austríacos na frente.

O segundo gol da Áustria abalou o time polonês que se lançou ao ataque, mas de nada adiantou. Com mais espaços para jogar, os austríacos conseguiram um pênalti em escapada rápida de Baumgartner.

Na cobrança, Arnautovic foi preciso, e deu números finais ao jogo em Berlim, colocando a Áustria no páreo pela classificação às oitavas de final da Eurocopa.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo