Eurocopa 2024

Em questão de minutos, VAR decidiu vitória da Alemanha sobre Dinamarca na Eurocopa

Em jogo maluco e com direito à tempestade antológica, Alemanha venceu a Dinamarca e segue viva na Eurocopa 2024

Neste sábado (29), a Alemanha venceu a Dinamarca por 2 a 0, no Signal Iduna Park, em Dortmund, pelas oitavas de final da Eurocopa. E em questão de minutos, o VAR decidiu a partida.

Só que isso não significa que a arbitragem falhou. Muito pelo contrário. Em uma partida aberta e digna de uma Euro, o VAR foi protagonista por duas decisões fundamentais.

No começo do 2º tempo, os dinamarqueses chegaram a abrir o placar com Andersen. Contudo, o gol foi anulado após o sistema de impedimento semi-automático entrar em ação.

Delaney, que ajeitou a bola para o zagueiro balançar as redes, estava um pouco adiantado. Literalmente uma pontinha da chuteira à frente da linha de impedimento. 

No lance seguinte, os alemães foram ao ataque e, na hora de cruzar para a área, a bola bateu na mão de Andersen. O árbitro de vídeo recomendou o juiz de campo checar o lance na cabine do VAR.

A tecnologia também revelou o momento que a bola encostou no braço de Andersen. Na cobrança penal, a Alemanha castigou a Dinamarca, o que facilitou a classificação até o apito final.

Tempestade interrompe decisão da Eurocopa

A decisão entre Alemanha x Dinamarca pelas oitavas de final da Eurocopa foi interrompida devido às condições climáticas.

Aos 35 minutos do 1º tempo, o árbitro Michael Oliver suspendeu o jogo após o início de uma tempestade. A transmissão oficial flagrou raios caindo perto do estádio.

Como o Signal Iduna Park não tem um teto retrátil ou fechado, a equipe de arbitragem decidiu interromper a partida devido ao risco. Os jogadores alemães e dinamarqueses se retiraram para os vestiários.

Já os torcedores presentes no estádio tentaram se dirigir para a parte superior das arquibancadas, que é parcialmente protegida pela marquise. Outros tentaram se abrigar na região interna do Signal Iduna Park.

Cabe ressaltar que a tempestade era tremenda, que até mesmo granizos começaram a cair no estádio momentos antes da paralisação. No momento da pausa, a decisão das oitavas do torneio estava empatada por 0 a 0.

Após cerca de 25 minutos de paralisação, as condições climáticas deram uma trégua e os jogadores das seleções alemã e dinamarquesa retornaram ao campo para se aquecer e dar reinício à partida.
 
Apesar da chuva forte, o sistema de drenagem do estádio respondeu à altura e não representou um problema para a sequência de Alemanha x Dinamarca pela Eurocopa 2024.
 
 
Foto: (IconSport) - Tempestade em Dortmund interrompe decisão entre Alemanha x Dinamarca na Eurocopa 2024
Foto: (IconSport) – Tempestade em Dortmund interrompe decisão entre Alemanha x Dinamarca na Eurocopa 2024

Como foi Alemanha x Dinamarca pela Eurocopa

Desde o início do 1º tempo, a Alemanha realizou uma verdadeira blitz na defesa da Dinamarca. Se não fosse por Schmeichel, a Nationelf poderia ter feito (pelo menos) três gols na Dinamáquina.

Aliás, a Nationalelf chegou a abrir o placar, porém, o lance foi invalidado devido à ação de um jogador em impedimento que atrapalhou o arqueiro da Dinamáquina.

Depois da pressão alemã, os dinamarqueses finalmente acertaram sua marcação e passaram a correr menos perigo lá atrás. Mais do que isso, a seleção dinamarquesa também buscou jogar no ataque.

Após a paralisação causada pelas condições climáticas adversas, a seleção alemã voltou com o mesmo ritmo avassalador para buscar uma vaga na próxima fase da Eurocopa.

Só que a seleção dinamarquesa continuou contando com um dia inspirado de seu goleiro, sem deixar de contra-atacar quando tinha a oportunidade.
 
Foto: (IconSport) - Jogadores de Alemanha e Dinamarca se abrigam em meio à tempestade nas oitavas de final da Eurocopa
Foto: (IconSport) – Jogadores de Alemanha e Dinamarca se abrigam em meio à tempestade nas oitavas de final da Eurocopa

Decisão com D maiúsculo

O 2º tempo começou da mesma maneira: repleto de emoções. Primeiro, a Dinamarca balançou as redes com Andersen. Contudo, o gol foi anulado porque Delaney – que participou da jogada – estava em posição irregular.

Literalmente no lance seguinte, o próprio Andersen rendeu um pênalti para a Alemanha após a bola tocar em sua mão dentro da grande área. Havertz assumiu a responsabilidade e não decepcionou.

A Nationalelf continuou em cima da Dinamáquina, até mesmo desperdiçando chances de ouro. Entretanto, Musiala deu números finais à decisão das oitavas da Euro 2024 com um chute colocado dentro da área.

Ainda deu tempo da arbitragem anular um golaço de Wirtz para a seleção alemã nos acréscimos – de novo por impedimento. 

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo