Eurocopa

Alemanha começa anúncio de convocação para a Eurocopa de forma bem curiosa

Página de enfermeiro influenciador anunciou a convocação de Jonathan Tah, do Bayer Leverkusen, para a Eurocopa que será jogada na Alemanha

A Alemanha vai ter a oportunidade de jogar a Eurocopa de 2024 em casa. Para o torneio, que acontecerá entre os meses de junho e julho, a Seleção da casa já começou a anunciar oficialmente alguns dos atletas convocados para a competição. E uma forma bastante diferente.

Zagueiro e capitão do Bayer Leverkusen, campeão da Bundesliga nesta temporada, Jonathan Tah foi anunciado na lista oficial da seleção nesta segunda-feira (13). Porém, isso não aconteceu via as redes sociais da Federação Alemã de Futebol, e muito menos ao vivo pelo técnico Julian Nagelsmann.

Anúncio feito em página de influenciador

O anúncio foi feito por Rashid Hamid, um diretor administrativo de serviços de enfermagem em Hamburgo. Através de suas redes sociais, que possuem mais de 300 mil seguidores no Instagram, Hamid mostrou um vídeo recebendo camisas da seleção alemã para ele, uma idosa com quem ele trabalha. Na publicação, também com um uniforme, ele anuncia que Tah estará na lista de atletas que irão para a Eurocopa.

Tah foi o segundo jogador anunciado publicamente entre os convocados. O primeiro foi na noite do último domingo (12), de uma forma tão curiosa quanto o jogador do Bayer Leverkusen. Nico Schlotterbeck foi o primeiro jogador chamado, e seu anúncio foi feito pelo telejornal Tagesschau, via horário nobre.

Por que a Alemanha está usando essa estratégia?

O objetivo da Federação Alemã ao fazer esse anúncio aos poucos e em diferentes canais é uma estratégia contra vazamentos. Na última convocação de Nagelsmann, para os amistosos contra França e Holanda, canais esportivos divulgaram que Maximilian Mittelstädt, Deniz Undav, Waldemar Anton, Maximilian Beier, Aleksandar Pavlovic e Jan-Niklas Beste seriam convocados pela primeira vez, antes do treinador divulgar a lista completa.

A tendência é que nos próximos dias, outros atletas da lista final de Nagelsmann também sejam divulgados aos poucos, e por diversos tipos diferentes de meios de comunicação, seja os mais tradicionais, seja os novos, oriundos da internet e das redes sociais, de acordo com a revista Kicker.

Quem serão os próximos zagueiros?

Se convocação de Tah, que foi titular nos jogos contra França e Holanda ao lado de Antonio Rüdiger não é bem uma surpresa, não dá para dizer o mesmo de Schlotterbeck. O zagueiro nunca havia sido chamado por Nagelsmann até então, e já foi convocado para o campeonato europeu. Além do zagueiro do Borussia Dortmund e Tah, Rüdiger é outro defensor que provavelmente estará na lista.

A última vaga será mais disputada. Na última convocação, Nagelsmann levou Robin Koch, do Eintracht Frankfurt, e Waldemar Anton, do Stuttgart, como opções no banco de reservas. Outro jogador que também tem grandes chances de completar a lista é Mats Hummels. Apesar dos 35 anos, o zagueiro vem fazendo uma temporada consistente pelo Borussia Dortmund, e fez o gol que garantiu o time aurinegro na final da Champions League, contra o Real Madrid.

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson Pimentel

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo