Europa

Endrick não é o único: Para enfrentar Brasil, Espanha convoca dois menores de idade

Pau Cubarsí, destaque no Barcelona, foi convocado pela primeira vez. Zagueiro fez 17 anos em 2024 e já é titular do time de Xavi Hernández

Se de um lado o Brasil terá mais uma vez Endrick como um jogador abaixo dos 18 anos para os jogos contra Espanha e Inglaterra, a seleção ibérica também vai apostar em duas jovens promessas para o amistoso contra a seleção. Nesta sexta-feira (15), o técnico Luis de la Fuente anunciou a sua lista de convocação para os amistosos contra a Colômbia, no dia 22 de março, e contra o Brasil, no dia 26.

E a grande novidade da convocatória espanhola é Pau Cubarsí. Com apenas 17 anos completados já em 2024, o zagueiro do Barcelona poderá ter as suas primeiras oportunidades na seleção principal a partir de agora. Com 1,84 de altura, o canhoto conquistou a confiança de Xavi Hernández e ganhou a vaga de titular na equipe blaugrana ao longo desta temporada. Já foram 12 jogos, com direito a uma assistência.

Na entrevista coletiva após o anúncio, o técnico Luis de la Fuente disse que Cubarsí foi chamado não necessariamente pensando em um futuro próximo, mas sim com base no rendimento do zagueiro nos últimos meses pelo Barcelona.

– Não nos surpreende o rendimento dele e o que está fazendo. Não olhamos para o RG e sim para o rendimento. O único interesse que nos move é o esportivo. Queremos ganhar e acreditamos que vieram os melhores. É um objetivo para o presente e para o futuro. Queria saber e ver como performarão alguns jogadores nessas partidas. Há muitos jovens que estão chamando atenção. Estão cada vez mais preparados e tudo está acontecendo muito rápido.

Mais novidades na lista espanhola

Além dele, o Barcelona também cederá outro menor de idade, mas que já atuou anteriormente pela Roja: Lamine Yamal. O chamado pode ser uma estratégia – além de contar com seu talento, a seleção não quer perdê-lo para Marrocos. Com apenas 16 anos, Yamal também ganhou a titularidade do clube catalão, e já fez dois gols em quatro jogos pela seleção nacional.

Cubarsí não foi o único atleta da lista convocado pela primeira vez. Daniel Vivian, do Athletic Bilbao, também poderá fazer a sua estreia à frente da equipe comandada por Luis de la Fuente. O zagueiro de 24 anos é titular absoluto do time basco desde o início da temporada, e vem sendo um dos principais destaques da equipe, que está a apenas dois pontos da quarta posição, dentro da zona de classificados para a Champions League.

Recusa de Brahim Díaz é o assunto da convocatória

O assunto mais comentado após a divulgação da lista não foi nenhum dos novos convocados e nem o duelo entre os jovens do Barcelona contra o futuro prodígio brasileiro do Real Madrid, mas sim o ‘não' de Brahim Díaz à Roja e sua preferência por defender Marrocos – inclusive já tendo sido convocado para os Leões de Atlas nesta semana para amistosos contra Angola e Mauritânia.

O treinador espanhol teve de responder seis perguntas referentes ao meia do Real Madrid, que já havia sido convocado para amistosos, mas que nunca entrou em campo defendendo a Espanha. Na entrevista coletiva, De La Fuente chegou a revelar que Díaz estava na pré-lista e o jogador estava ciente.

– Ele tomou a decisão (de ir) e isso ficou claro. Quem quer estar aqui, está. O jogador não exigiu nada pessoalmente. Brahím aceitou a proposta de Marrocos e é isso. Estou muito agradecido por tudo o que ele (nas seleções de base), mas não chamo nem muitos outros jogadores que poderiam vir.

– No dia 1 de março eu enviei uma pré-lista em que ele estava. De novembro a março não tivemos nenhuma convocação. Fiz o mesmo com todos os outros. No dia 9 de março, ele enviou um documento renunciando à seleção da Espanha. E fez esportivamente tudo o que poderia fazer. Mas não posso te dizer se ele estaria ou não convocado.

A Espanha vai com um time forte – e jovem – para enfrentar Brasil e a Colômbia. A equipe tem apenas 6 atletas com mais de 30 anos. Os laterais-direitos Dani Carvajal (32), Jesús Navas (38), e os atacantes Álvaro Morata (31), Joselu (33), Pablo Sarabia (31) e Gerard Moreno (31) serão as principais referências tanto de Cubarsí como de Yamal, em suas posições.

Confira a lista de convocados da Espanha:

Goleiros: Unai Simón (Athletic Bilbao), David Raya (Arsenal) e Álex Remiro (Real Sociedad)

Defensores: Dani Carvajal (Real Madrid), Pedro Porro (Tottenham) Jesús Navas (Sevilla), Robin Le Normand (Real Sociedad), Daniel Vivian (Athletic Bilbao), Aymeric Laporte (Al Nassr), Pau Cubarsí (Barcelona), Alejandro Grimaldo (Bayer Leverkusen) y José Gayà (Valencia).

Meio-campistas: Rodri (Manchester City), Martín Zubimendi (Real Sociedad), Mikel Merino (Real Sociedad), Fabián Ruíz (PSG), Oihan Sancet (Athletic Bilbao) y Álex Baena (Villarreal).

Atacantes: Lamine Yamal (Barcelona), Nico Williams (Athletic Bilbao), Dani Olmo (RB Leipzig), Mikel Oyarzabal (Real Sociedad), Pablo Sarabia (Wolverhampton), Gerard Moreno (Villarreal), Joselu (Real Madrid) y Morata (Atlético de Madrid).

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson Pimentel

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo