Europa

Squash e quase aposentadoria: o que De Gea fez em seu ano sabático

Após não renovar o seu contrato com o Manchester United, goleiro espanhol decidiu dar a volta por cima

O goleiro David De Gea está prestes a voltar aos gramados de futebol. Após a saída do Manchester United, o espanhol de 33 anos é cogitado por quatro clubes europeus.

Quando deixou a equipe inglesa, De Gea não teve o seu contrato renovado e, apesar de despertar interesse em grandes equipes do velho continente, escolheu ficar sem clube por um ano.

Durante o último ano, o experiente goleiro chegou a cogitar a aposentadoria, aproveitou para curtir um dos seus hobbies favoritos e, agora, parece estar pronto para escrever um novo capítulo no futebol.

Sem contrato com o United, De Gea ficou um ano longe dos gramados

Em 12 anos com a camisa do Manchester United, David De Gea esteve em campo durante 545 jogos – mas deixou o clube pela porta dos fundos ao final da temporada 2022/2023.

De Gea deixou o Manchester United no final da temporada 2022/2023. Foto: Icon Sport
De Gea deixou o Manchester United no final da temporada 2022/2023. Foto: Icon Sport

Em reta final de contrato com o United, o goleiro espanhol já havia acertado uma extensão contratual. No entanto, os dirigentes dos Red Devils propuseram ajustes no acordo, e o contrato não foi renovado.

Livre na janela, De Gea tomou uma decisão nada comum entre jogadores de alto nível: deixou o futebol de lado. Mas para fazer o quê, afinal?

Da ideia de aposentadoria à volta por cima: o que De Gea fez?

O jornal Athletic buscou fontes próximas ao goleiro espanhol que afirmaram: ele pensou na aposentadoria após não renovar o seu vínculo com os Red Devils. 

De Gea e Casemiro.
Sem contrato renovado no Manchester United, De Gea cogitou a aposentadoria do futebol. Foto: Icon Sport

Durante os quatro meses seguintes, o goleiro continuou morando em Manchester, mas estava totalmente desligado de qualquer atividade relacionada ao futebol.

Após os primeiros meses da sua saída do clube inglês, De Gea percebeu o quanto o futebol fazia falta na sua vida e começou a projetar o seu retorno.

Ainda na Inglaterra, com a indicação de Richard Hartis, ex-técnico de goleiros do Manchester United, De Gea passou a trabalhar com um treinador de três a quatro vezes por semana.

Além dos treinamentos específicos para a sua posição no campo, De Gea aproveitava para praticar padel, uma modalidade que se assemelha ao squash e é um dos hobbies favoritos.

A partir da segunda metade da temporada 2023/24, o goleiro voltou para Madrid e passou a treinar em instalações da Federação Espanhola de Futebol.

Livre no mercado, De Gea é alvo de clubes da Arábia Saudita, EUA e Europa

Representado por José Carlos Bouzas, David De Gea é uma das estrelas do mercado de transferências deste verão europeu.

Especulado em clubes da Arábia Saudita, Estados Unidos e Europa, o espanhol ainda não definiu o seu futuro, mas deixou claro para amigos e familiares que está disposto a dar a volta por cima no futebol.

De Gea já afirmou que voltaria ao Manchester United caso Erik ten Hag deixasse o cargo, mas o técnico holandês está garantido para a próxima temporada.

Sem a pretensão de defender outra equipe da Premier League nesta temporada, o goleiro de 33 anos pode surgir em outro mercado do velho continente.

Foto de Lucas Gervazio

Lucas GervazioRedator de esportes

Jornalista pela Unesp. Antes da Trivela, contribuiu para os portais Guia do Boleiro, Quinto Quarto e FNV Sports.
Botão Voltar ao topo