Union Berlim garante seu primeiro ponto na história da Champions diante do Napoli — e foi fora de casa
O gol de Fofana no segundo tempo assegurou ao Union Berlim o empate histórico com o Napoli pela Champions League
Foram necessários quatro jogos, mas o Union Berlim enfim pontuou na Champions League. Nesta quarta-feira (8), a equipe alemã arrancou um empate em 1 a 1 com o Napoli pela quarta rodada da fase de grupos, no estádio Diego Armando Maradona, e somou seu primeiro ponto na história da competição. O time comandado por Urs Fischer segue na lanterna do Grupo C, mas isso pouco importa para o torcedor dos Eiserne, que continuam aproveitando sua primeira experiência na elite do futebol europeu e celebraram o resultado.
Já o Napoli se viu frustrado por deixar de encaminhar a classificação ao mata-mata. Depois de ter vencido em Berlim em um jogo truncado, o time do técnico Rudi García almejava outro triunfo dentro de casa, ainda mais em um jogo em que criou boas chances e poderia ter ido para o intervalo com certa folga no placar. Com o empate, o clube italiano tem sete pontos e segue na vice-liderança do Grupo C.
As formações de Napoli x Union Berlim
Ainda sem Victor Osimhen, que se recupera de uma lesão muscular na coxa, o Napoli entrou em campo com apenas uma mudança em relação ao time titular da vitória por 1 a 0 no Estádio Olímpico de Berlim, na rodada anterior. Alex Meret iniciou o 4-3-3 de Rudi García, enquanto os laterais Giovanni Di Lorenzo e Mário Rui formaram a defesa junto com os zagueiros Amir Rrahmani e Natan. No meio-campo, Stanislav Lobotka e Piotr Zielinski contaram com o retorno de André Frank Zambo Anguissa, que ficou de fora do jogo na Alemanha. No ataque, Giacomo Raspadori foi mais uma vez o homem de referência, com Matteo Politano e Khvicha Kvaratskhelia pelos lados.
Já Urs Fischer mudou algumas peças do 3-5-2 que perdeu para os italianos em casa. Frederik Rönnow abriu a escalação mais uma vez, mas Paul Jaeckel substituiu o lesionado Danilho Doekhi e se juntou a Robin Knoche e Diogo Leite na zaga. Recuperados de lesão, Jérôme Roussillon e Josip Juranović foram os alas e deixaram Robin Gosens e Christopher Trimmel no banco. No meio-campo, Rani Khedira e Janik Haberer tiveram a companhia de Aïssa Laïdouni ao invés de Brenden Aaronson. Por fim, David Datro Fofana e Sheraldo Becker formaram a sempre veloz dupla de ataque.
Napoli domina primeiro tempo e sai na frente
O Napoli criou boas oportunidades e poderia ter ido para o intervalo com uma vantagem mais confortável do que a de um gol. O gol que abriu o placar, inclusive, só saiu na última oportunidade do time de Rudi García no primeiro tempo. Já a primeira foi de Rrahmani, aos cinco minutos, em cabeçada perigosa que passou à esquerda de Rönnow após escanteio cobrado por Politano.
Aos 16, jogada pela direita terminou com Zielinski aproveitando a sobra de um bate rebate na área do Union Berlim e finalizando em cima de Rönnow. Pouco tempo depois, outra investida por aquele lado culminou em cabeçada do brasileiro Natan na trave direita dos alemães.
Após muito insistir, o Napoli enfim balançou a rede visitante. Aos 30 minutos, Mário Rui cortou para dentro na entrada da área e cruzou de pé direito, encontrando Di Lorenzo na segunda trave. O capitão dos donos da casa cabeceou para o meio da pequena área, onde Frank Anguissa completou para o gol vazio. Acontece que o árbitro Irfan Peljto marcou falta de Di Lorenzo em Roussillon ao ser chamado pelo VAR e invalidou o tento.
Para sair em vantagem para o intervalo, o Napoli precisou de um pouco de sorte. Aos 39 minutos, o time italiano rodou a bola rapidamente da direita para a esquerda e encontrou Mário Rui com liberdade pela esquerda dentro da área. O português cruzou de primeira rasteiro, a bola desviou levemente no pé de Juranović e subiu, batendo no peito de Politano e mudando seu curso para dentro do gol de Rönnow.
POLITANO deixou o dele pra abrir o placar pro Napoli. ?? O estagi, nesse calor, até ficou com vontade do sorvete naPOLITANO. ??
Você vê esse JOGÃO com a gente AGORA só no @spacebrasil e na @hbomaxbr (https://t.co/xMQCsQFc9f)! ? #CasaDaChampions
?️: @ofelipeleite pic.twitter.com/MJoYWntc1K
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) November 8, 2023
Já o Union Berlim só ameaçou Meret no último lance antes do intervalo. Em cobrança de falta perto da área, Juranović acertou o pé da trave direita do goleiro.
Union Berlim volta melhor e empata em contra-ataque mortal
O Napoli só se deu conta no segundo tempo de que as oportunidades desperdiçadas fariam falta. O Union Berlim voltou bem melhor do intervalo, sendo capaz de chegar com perigo ao ataque em rápidos contra-ataques. No primeiro deles, saiu o empate. Aos seis, Politano cortou a marcação na entrada da área e tinha boa chance de ampliar a vantagem mandante, mas finalizou rasteiro e sem força. Roussillon dominou o arremate dentro da própria área e lançou Fofana em velocidade no campo de ataque. O camisa 11 tocou para Becker no meio, viu o companheiro finalizar de primeira de fora da área e aproveitou o rebote de Meret para chegar batendo e deixar tudo igual.
FOFANA EMPATA! ? O Napoli vacilou e o Union Berlin não perdoou no contra-ataque: 1 a 1 no Diego Armando Maradona.
Você vê esse JOGÃO com a gente AGORA só no @spacebrasil e na @hbomaxbr (https://t.co/xMQCsQFc9f)! ? #CasaDaChampions
?️: @ofelipeleite pic.twitter.com/g8ntQOCTaT
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) November 8, 2023
Após o empate, o jogo ficou aberto por um momento. Politano tentou colocar os italianos na frente mais uma vez aos 16 minutos em um chute de fora da área de pé esquerdo, mas mandou em cima da marcação. A resposta visitante veio aos 23 com Trimmel, que ficou com a sobra fora da área após cruzamento rasteiro pela esquerda que cruzou a defesa do Napoli e finalizou forte no meio, exigindo defesa de Meret.
No fim, o Napoli voltou a criar chances, em vão. Assim como na primeira etapa, Rrahmani também levou perigo em cabeçada após escanteio de Politano, mas dessa vez acertou a rede de cima da meta alemã. Já Kvaratskhelia voltou a dar dor de cabeça para defesa do Uinon Berlim aos 36 minutos, driblando em velocidade da esquerda para dentro e chutando rasteiro da entrada da área para defesa tranquila de Rönnow.
O goleiro e o atacante voltariam a duelar nos acréscimos, em chute de primeira do georgiano depois de Natan mandar de cabeça para área, e o dinamarquês novamente levou a melhor, assegurando o 1 a 1.
Punkt erkämpft! ? #SSCFCU pic.twitter.com/UeIsjVzvqK
— 1. FC Union Berlin (@fcunion) November 8, 2023