Terzic: “O Dortmund demonstrou sua paixão e deu tudo para voltar com a vitória”
Técnico do Borussia Dortmund, Edin Terzic exaltou a mentalidade de seu time e a forma como seguiram o plano de jogo para derrotar o Newcastle em St. James' Park
O Borussia Dortmund conquistou sua vitória mais notável da temporada. A visita ao Newcastle no St. James' Park seria um enorme teste de fogo, especialmente depois que os Magpies amassaram o Paris Saint-Germain na rodada anterior da Champions League. O BVB, no entanto, demonstrou seu caráter. A equipe uniu equilíbrio e concentração, numa atuação bastante madura. O time saiu para o jogo durante o primeiro tempo e quis o ataque, com o gol anotado antes do intervalo. Já na segunda etapa, soube encarar a pressão dos ingleses e venceu por 1 a 0. Foi um resultado importante para manter as chances no Grupo F, bem como para ampliar a boa sequência de resultados do time, invicto há seis partidas e com cinco vitórias no período.
Na saída de campo, o técnico Edin Terzic falou sobre o trabalho dos jogadores. Apontou como sua equipe seguiu o plano de jogo e construiu o resultado a partir de situações preparadas de antemão. Também exaltou a mentalidade de seus atletas, sobretudo de Marcel Sabitzer, escolha para o meio-campo que se provou importante especialmente na etapa inicial.
“Fizemos um primeiro tempo fantástico, quando merecíamos a vitória. No segundo tempo, defendemos a vantagem. Investimos muito, demonstramos nossa paixão e demos tudo para trazer essa vitória para casa. Sabemos que Sabitzer é bom com a bola. Queríamos nos preparar para a maneira como eles jogam e tê-lo era importante para preservar a posse. Nem dava para perceber que ele está voltando de lesão”, analisou.
Terzic também falou sobre a situação de Emre Can, substituído ainda no primeiro tempo. Existe uma sincera preocupação com o estado físico do capitão, pela maneira como saiu diretamente aos vestiários. Ainda assim, o técnico também exaltou o bom papel de Salih Özcan ao entrar no lugar.
“Emre Can sofreu uma pancada dolorosa na coxa. Salih Özcan entrou, assumiu o papel e teve uma excelente atuação. É disso que precisamos. O gol foi um esforço da equipe. Ganhamos a bola na intermediária, eles sempre tentam acionar os atacantes com bolas rasteiras, e nós interceptamos. Foi um belo gol de pressão, queríamos exatamente isso”, analisou o treinador.
O que falou Eddie Howe
Do outro lado, Eddie Howe lamentou a derrota do Newcastle dentro de casa. O treinador não tirou os méritos do Borussia Dortmund, mas apontou como seu time poderia ter saído pelo menos com o empate. Foram duas bolas no travessão já depois dos 40 minutos do segundo tempo. Restará aos Magpies trabalharem para tentar se recuperar na sequência do torneio.
“Sabíamos que seria um grupo muito apertado. Essa noite foi um golpe duro para nós, especialmente pela derrota em casa. Agora temos dois jogos muito importantes fora de casa. A visão sobre o jogo seria outra se tivéssemos marcado em alguma das chances no final. Temos que aceitar isso e nos concentrar na próxima partida”, comentou Howe.
O Newcastle também teve problemas de contusão, com Alexander Isak e Jacob Murphy substituídos por questões físicas. Apesar disso, Howe ressaltou a confiança no elenco que possui: “As lesões que sofremos são difíceis de lidar, mas temos que nos adaptar a isso. Todo jogador no elenco é de vital importância”. Na próxima rodada da Champions, em 7 de novembro, Dortmund e Newcastle se reencontrarão na Alemanha.