Champions League

Terror da ilha: A supremacia do Monaco contra ingleses nos mata-matas da Champions

O Monaco confirmou o excelente momento que vive nesta quarta-feira. Não bastasse o estrago que faz na Ligue 1, o time de Leonardo Jardim também eliminou o Manchester City pela Liga dos Campeões. Grandes atuações dos alvirrubros, que jogaram muito no Estádio Etihad (apesar da derrota) e fizeram o resultado necessário na volta ao principado. A imposição contra ingleses nos mata-matas da Champions é que não é exatamente uma novidade. São quatro encontros com adversários da Premier League na história da competição. Quatro classificações dos monegascos.

Mesmo sem nunca ter levado o caneco, a viagem à Inglaterra costuma indicar boas campanhas ao Monaco. Em 1998, derrubaram o Manchester United nas quartas de final, antes de caírem para a Juventus nas semifinais. Seis anos depois, a vítima foi o Chelsea de Claudio Ranieri, logo após já terem superado o Real Madrid nas quartas de final. O triunfo sobre os Blues assegurou a histórica passagem do Monaco à decisão contra o Porto, vencida pelos lusitanos. Já em 2015, na ocasião mais recente, os alvirrubros carimbaram a volta do Arsenal para casa nas oitavas. E, neste tempo, ainda conquistaram resultados notáveis na fase de grupos: além de empurrarem o Tottenham ladeira abaixo nesta temporada, também venceram um dos jogos contra o futuro campeão Liverpool em 2004/05. Avançaram ao lado dos Reds na chave, mas foram eliminados pelo PSV nas oitavas.

Abaixo, relembramos as três classificações mais notáveis, contra United, Chelsea e Arsenal:

Quartas de final, Champions 1997/98

Monaco 0x0 Manchester United
Manchester United 1×1 Monaco [Solskjaer | Trezeguet]

Destaques do Monaco de Jean Tigana: Henry, Barthez, Trezeguet, Sagnol, Ikpeba, Costinha

Semifinais, Champions 2003/04

Monaco 3×1 Chelsea [Morientes, Prso, Nonda | Crespo]
Chelsea 2×2 Monaco [Gronkjaer, Lampard | Ibarra, Morientes]

Destaques do Monaco de Didier Deschamps: Giuly, Evra, Morientes, Rothen, Givet, Prso, Roma

Oitavas de final, Champions 2014/15

Arsenal 1×3 Monaco [Oxlade-Chamberlain | Kondogbia, Berbatov, Carrasco]
Monaco 0x2 Arsenal [Giroud, Ramsey]

Destaques do Monaco de Leonardo Jardim: Martial, Toulalan, Moutinho, Berbatov, Kondogbia

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo