Real Madrid e Manchester City fazem a final antecipada da Champions League nas quartas de final
Tanto Real Madrid quanto Manchester City estão invictos. Últimos campeões da Champions se enfrentaram nas semifinais em 2022 e em 2023

O sorteio da Champions League gera muita aflição por conta dos duelos que podem acontecer a cada nova fase da competição. Neles, os clubes esperam enfrentar times um pouco menos qualificados que os seus, para terem seus caminhos facilitados. Mas pela terceira vez seguida, teremos um duelo entre dois dos favoritos antes da grande final.
Em 2021/2022, o Real Madrid eliminou o Manchester City em dois jogaços pelas semifinais, antes de conquistar a competição pela 14ª vez. No ano seguinte, os Citizens se vingaram. Também na semifinal, o time inglês ganhou dos merengues nas semifinais de novo, com direito a goleada por 4 a 0, antes de ser campeão pela primeira vez da competição. E em 2023/2024, a ‘final antecipada' vai acontecer mais uma vez. Em sorteio feito nesta sexta-feira (15), Real Madrid e Manchester City foram os escolhidos para duelarem novamente, mas agora pelas quartas de final da Champions League.
Destaques e números do Real Madrid
Mesmo com desfalques ao longo da temporada como Antonio Rüdiger, David Alaba, Thibaut Courtois e Eder Militão, o Real Madrid não perdeu em nenhum momento a constância. Líder disparado da La Liga, com 69 pontos, a equipe possui o melhor ataque e a melhor defesa. Além disso, Bellingham, grande reforço em 2022/2023, é o artilheiro do torneio, com 16 gols.
Na Liga dos Campeões a equipe de Carlo Ancelotti está invicta. Foram 6 vitórias nos 6 jogos da fase de grupos, além de uma vitória por 1 a 0 e um empate por 1 a 1 contra o RB Leipzig, nas oitavas de final. Com um esquema tático diferente de outros anos, já que o meia Bellingham substituiu Benzema, a equipe não perdeu o brio, e inclusive tanto Rodrygo como principalmente Vinicius Júnior cresceram em um esquema em que ambos atuam um pouco mais centralizados.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Destaques e números do Manchester City
Já o City, apesar de brigando por títulos e tendo números impressionantes, não é o mesmo da temporada passada. Na Premier League, o time de Guardiola ocupa a terceira posição, mas com apenas um ponto atrás dos líderes Arsenal e Liverpool. Mas quem ainda sobra e chama a atenção é Erling Haaland. O norueguês é o artilheiro da competição, com 18 gols. Mesmo com Rodri vivendo o seu melhor momento, o meio de campo foi um problema dos Citizens ao longo da temporada. A saída de Gundogan para o Barcelona e a lesão de Kevin De Bruyne prejudicaram o jogo de controle de bola, da equipe, mesmo que Julian Álvarez tenha sido um bom substituto do belga.
Já pela Champions, o City vem sendo o time mais efetivo da competição, tendo 100{62c8655f4c639e3fda489f5d8fe68d7c075824c49f0ccb35bdb79e0b9bb418db} de aproveitamento até aqui. Assim como o Real Madrid, eles ganharam todos os jogos da fase de grupos, e nas oitavas de final, mais duas vitórias por 3 a 1 contra o Copenhague. E Haaland desponta também como artilheiro do torneio. Com 6 gols, ele está na vice-liderança, a apenas dois de Luuk de Jong, que não joga mais o torneio com a eliminação do PSV para o Borussia Dortmund.
Uma escolha muito difícil
É realmente muito complicado apontar um favorito para a partida. A Trivela entrou em contato com Marcelo Bechler, correspondente da TNT Sports na Espanha. E nem para ele, que acompanha há anos a competição, está sendo fácil de prever qual das duas potências avançara às semifinais.
– É uma final antecipada. Em 2021/2022 saiu o campeão deste duelo, e em 2022/2023, também. Acho o Real Madrid um pouco melhor com Bellingham e Vinicius do que na temporada passada com Benzema e Vinicius. Hoje o time tem mais capacidade para roubar bola e tem mais vigor físico. As possíveis voltas de Courtois e Militão também podem fazer diferença, apesar de Lunin e Tchouameni estarem muito bem. Já o City, que engoliu o Real Madrid na última Champions League, está pior do que na temporada passada. Era comum acontecer o que o City queria, mas agora é um time que controla menos o jogo. A equipe é bastante agressiva, mas que perde mais bolas, além do nível defensivo ter caído. Acho que está 50{62c8655f4c639e3fda489f5d8fe68d7c075824c49f0ccb35bdb79e0b9bb418db} a 50{62c8655f4c639e3fda489f5d8fe68d7c075824c49f0ccb35bdb79e0b9bb418db}.
Mesmo que os esquemas táticos e a forma de jogar de ambos os times sejam bastante diferentes, ambos mostram força para fazerem grandes jogos e campanhas de campeões da competição. Se Haaland e De Bruyne podem chamar a responsabilidade de um lado, a juventude do trio Vinicius Júnior, Bellingham e Rodrygo pode fazer a diferença pelos merengues. O momento do Real Madrid é melhor, é por isso, pode ter um favoritismo muito pequeno. Mas em um jogo desse, todos os lances importam, e os atletas devem entrar com o foco lá no alto. Qualquer erro pode ser fatal.