Champions League

Rakitic explica como falta de comprometimento afundou Barcelona na Champions League

Rakitic foi extremamente sincero ao revelar bastidores polêmicos do Barcelona em eliminações traumáticas na Champions League

Lá se vão quase 10 anos desde a última Champions League conquistada pelo Barcelona. E olha que não faltou time competitivo nesse período. Entretanto, Ivan Rakitic explicou como a falta de comprometimento do grupo afundou o Barça na competição.

Em entrevista à Rádio Canal Sur, o ex-meia do Barcelona — onde atuou por seis anos, entre 2014/15 e 2019/20 — foi extremamente sincero ao revelar bastidores polêmicos em eliminações traumáticas.

Rakitic especificou duas temporadas (2017/18 e 2018/19). À época, os Blaugranas eram dirigidos pelo técnico Ernesto Valderde e tinham em seu elenco Lionel Messi, Luis Suárez, Sergio Busquets, entre outros craques.

Foto: (Imago) - Roma eliminou Barcelona nas quartas de final da Champions League 2017/18
Foto: (Imago) – Roma eliminou Barcelona nas quartas de final da Champions League 2017/18

Entretanto, mesmo com a vantagem do jogo de ida, o Barcelona se despediu da Liga dos Campeões de maneira inacreditável. Para o jogador croata, a principal causa desses vexames era a mentalidade dos Culés:

— No Barcelona, não ganhamos mais títulos por causa do tédio e de pensar em outras coisas além do futebol. Erramos contra Roma e Liverpool, mas estou convencido de que o tédio de nos sentirmos muito superiores nos afetou. Se você não der tudo de si, não vence. Se tivéssemos continuado com fome, teríamos vencido mais uma ou duas Champions.

Após deixar o Barcelona, Ivan Rakitic voltou para o Sevilla, onde ficou até se transferir para o Hajduk Split, da Croácia, nesta temporada. Pelo Barça, o meia jogou 310 partidas e conquistou 13 títulos — incluindo uma Champions.

Relembre as eliminações traumáticas do Barcelona na Champions League

Como citado por Rakitic, o Barcelona decepcionou seu torcedor na Champions League contra Roma e Liverpool. Tudo começou em 2018, quando os Blaugranas enfrentaram os italianos nas quartas de final do torneio.

Na partida de ida, o Barcelona aplicou uma sonora goleada de 4 a 1, no Camp Nou. Portanto, os Culés poderiam perder por até dois gols de diferença na Itália que ainda sim ficariam com a vaga na semifinal. Só que a Roma fez o improvável.

No Estádio Olímpico, os italianos foram para cima do Barcelona, que foi derrotado por 3 a 0 e foi eliminado da Liga dos Campeões. Para piorar, o raio caiu pela segunda vez no mesmo lugar no ano seguinte.

Na semifinal de 2019, o Barça venceu os ingleses por 3 a 0, em casa. Em Anfield, o Liverpool buscou a virada e ganhou do Barcelona por 4 a 0. Na grande decisão, os Reds acabaram ficando com o título da Champions.

Foto: (Imago) - Liverpool eliminou o Barcelona na semifinal da Champions League 2018/19
Foto: (Imago) – Liverpool eliminou o Barcelona na semifinal da Champions League 2018/19

Além disso, os Blaugranas também foram goleados pelo Bayern de Munique por 8 a 2, nas quartas de final da competição em 2019/20. Na temporada seguinte, o PSG fez 4 a 1, na Espanha, pelas oitavas de final da Champions League.

Já em 2021/22 e 2022/23, o Barcelona sequer passou da fase de grupos, ficando atrás de Bayern e Benfica e Bayern e Internazionale, respectivamente. Na última edição do torneio, os Culés caíram nas quartas de final para o PSG.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo