Champions League

‘O Vitinha está em outro nível, ele joga futebol de um jeito diferente’ 

Lenda do Arsenal se rende ao talento do meia português, um dos melhores em campo na classificação do PSG para as quartas de final diante do Liverpool

Após ficar marcado por inúmeras decepções no cenário europeu, o PSG vem se mostrando um time cada vez mais competitivo e agradável de se acompanhar. Aliado a esse crescimento do time francês, um personagem em especial chama a atenção por sua desenvoltura em campo: o português Vitinha.

Motorzinho do meio-campo parisiense, Vitinha dita o ritmo do time comandado por Luis Enrique, acelerando ou diminuindo a velocidade dependendo da necessidade de sua equipe. O português foi um dos melhores em campo na classificação do Paris Saint-Germain para as quartas de final da Champions League diante do poderoso Liverpool de Arne Slot nesta terça-feira (11), com nota 8,4 segundo o ”Sofascore” e vem encantando a crítica europeia.

Thierry Henry, ídolo da seleção francesa que hoje atua como comentarista televisivo, se rendeu ao talento e qualidade de jogo apresentado pelo volante de 25 anos em Anfield Road.

Segundo o ex-astro do Arsenal e do Barcelona, Vitinha ”joga futebol de um jeito diferente” e está em outro nível competitivo comparado a jogadores de sua posição.

Ações de Vitinha contra o Liverpool

  • 93% de acerto nos passes;
  • Lançamentos corretos: 6;
  • Finalizações: 2 (sendo uma para fora e outra na direção do gol de Alisson);
  • Duelos vencidos: 6
  • Cortes: 6
  • Interceptações: 3
  • Desarmes: 5

Henry atribui a Luis Enrique a razão pelo bom rendimento do PSG e de Vitinha

Quem assiste ao PSG em campo parece ver uma grande máquina na qual todas as engrenagens têm a sua importância e funcionam em conjunto para que tudo saia bem. A equipe francesa perdeu Mbappé para o Real Madrid após encarar as saídades de Messi e Neymar. Ainda assim, mesmo quando as estrelas atuaram juntas, o time nunca conseguiu demonstrar um jogo coletivo de qualidade.

Ao contrário do que acontece nesta temporada. Mesmo com nomes importantes em todas as posições, a parte associativa da equipe é um dos pilares do sucesso da equipe treinada por Luis Enrique.

Thierry Henry atribui crescimento de Vitinha e do PSG a trabalho de Luis Enrique
Thierry Henry atribui crescimento de Vitinha e do PSG a trabalho de Luis Enrique. Foto: Imago

Aliás, o técnico, na visão de Thierry Henry, é um dos responsáveis pelo crescimento de Vitinha como jogador e também do Paris Saint-Germain na totalidade. Para o ex-jogador, o comandante espanhol teve de tomar decisões importantes sobre alguns atletas que saíram do clube e deu oportunidades a quem realmente vestiria a camisa da equipe disposto a fazer a diferença.

O atual comentarista cita que Luis Enrique permitiu a saída de Verrati do clube em 2023 para o Al-Arabi do Catar, sabendo que Vitinha seria um jogador importante no futuro.

— Luis Enrique é o homem certo para levar o PSG para a frente. E no que toca a jogadores que saíram do clube, as pessoas falam de Messi, Neymar, Mbappé, mas para mim, ele fez algo muito corajoso ao deixar o Marco Verratti sair porque via alguma coisa no Vitinha. Para ele conseguir fazer o que está fazendo agora, Luis Enrique fez muito bem em deixar sair o Verrati, porque para mim, o Vitinha está noutro nível — disse o comentarista.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo