Champions League

Vale a vida: com vantagem italiana, Napoli e Braga travam batalha por vaga nas oitavas da Champions

Vice-líder da chave, Napoli recebe Braga e tem a 'faca e o queijo na mão' para garantir classificação às oitavas da Champions

A Champions League entra em sua sexta e última rodada da fase de grupos a partir desta terça-feira (12). Às 17h (horário de Brasília), o Real Madrid visita o Union Berlim, no Estádio Olímpico de Berlim, enquanto o Napoli recebe o Braga, em Nápoles. Integrantes do Grupo C da competição, as equipes em questão definem a configuração da chave: classificados para as oitavas, quem ficará com vaga na Liga Europa e o eliminado.

Classificação do Grupo C
– Real Madrid – 15 pontos
– Napoli – 7 pontos
– Braga – 4 pontos
– Union Berlim – 2 pontos

Com campanha perfeita, Real Madrid tem liderança garantida

Que Real Madrid é sinônimo de sucesso em Champions League isso todo mundo já sabe, mas o gigante espanhol usou e abusou de sua soberania na atual edição do torneio de clubes mais importante do mundo. A equipe de Carlo Ancelotti simplesmente fez 15 pontos em 15 possíveis. São cinco vitórias e 100{62c8655f4c639e3fda489f5d8fe68d7c075824c49f0ccb35bdb79e0b9bb418db} de aproveitamento, com 13 gols marcados e cinco sofridos.

Os dois triunfos sobre o Napoli certamente foram os momentos de mais destaque do Real Madrid até aqui neste Grupo C. Na segunda rodada, os merengues visitaram os atuais campeões italianos em Nápoles, saíram atrás no placar e foram buscar a virada com Vinicius Júnior e Bellingham. No segundo tempo, Zielinski, de pênalti, deixou tudo igual. Mas na reta final, Valverde acertou um petardo de fora da área e decretou o 3 a 2. No Santiago Bernabéu (quinta rodada), as equipes voltaram a se enfrentar pela quinta rodada. Assim como na Itália, o Napoli também abriu o marcador. Contudo, Rodrygo e Bellingham estavam inspirados e comandaram o 4 a 2 dos donos da casa.

Líder isolado, o Real Madrid não corre riscos de ser alcançado nesta sexta rodada do Grupo C. O objetivo do time merengue passa a ser terminar a fase de grupos com a melhor campanha dentre todos os times participantes da Champions. Para isso, precisa vencer e torcer por um tropeço do também 100{62c8655f4c639e3fda489f5d8fe68d7c075824c49f0ccb35bdb79e0b9bb418db} Manchester City diante do Estrela Vermelha, na Sérvia.

Napoli e Braga brigam por segunda vaga nas oitavas

Napoli x Braga fazem um dos jogos mais interessantes desta sexta rodada de Champions. Em confronto com caráter de decisão, as equipes definem quem fica com a segunda vaga do Grupo C nas oitavas de final. Atual vice-líder, com sete pontos conquistados, o time italiano pode avançar até mesmo em caso de derrota, desde que por diferença mínima. Com quatro pontos, a equipe portuguesa igualaria os Azzurri em caso de vitória.

Vale lembrar que nesta fase de grupos os critérios de desempate são, na ordem: confronto direto, saldo de gols no confronto direto, gols feitos no confronto direto, gols feitos fora de casa no confronto direto, saldo de gols em todos os jogos e gols feitos em todas as partidas. Em Portugal, na primeira rodada, o Napoli venceu por 2 a 1.

O Napoli atravessa péssimo momento na temporada e vem de três derrotas consecutivas (Real Madrid, Inter de Milão e Juventus). Na Champions, a situação (ainda) é confortável e o time depende de si para avançar. Já na Série A, a equipe de Walter Mazzarri patina. Graças aos resultados recentes, os napolitanos estacionaram nos 24 pontos e despencaram para a sexta colocação.

O Braga, por sua vez, vive situação inversa. Sem perder há cinco partidas (quatro vitórias e um empate), a equipe do técnico Artur Jorge está em ascensão na temporada e ocupa a quarta colocação do Campeonato Português, apenas dois pontos atrás do líder Sporting.

E o Union Berlim? Pelo que os alemães lutam nesta última rodada?

De sensação do futebol alemão na última temporada a patinho feio do Grupo C da Champions League 2023/24. Esse é o Union Berlim, que por incrível que pareça, ainda tem pelo que brigar nesta última rodada. Com dois pontos ganhos, o time do técnico Nenad Bjelica mantém as esperanças por uma vaga nos playoffs da Liga Europa. Para isso, precisa vencer o Real Madrid e torcer por uma derrota do Braga contra o Napoli.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo