Champions League

Mourinho estava especialmente mal-humorado nas entrevistas depois de United 2 x 0 Benfica

José Mourinho não é o homem mais simpático do mundo no tratamento com a imprensa, mas seria de se imaginar que ele estaria com um humor melhor depois da vitória do Manchester United sobre o Benfica, por 2 a 0, na última quarta-feira, pela Champions League. O resultado praticamente classifica os Red Devils às oitavas de final – falta um ponto em dois jogos. Mesmo assim, o português demonstrou uma má vontade extraordinária diante dos microfones.

LEIA MAIS: Svilar pegou um pênalti em Old Trafford, mas de novo a sorte virou as costas para o garoto

A maior parte das perguntas girou em torno dos cobradores de pênalti do Manchester United, que teve dois na partida contra o Benfica. Martial bateu o primeiro e perdeu. Blind bateu o segundo e converteu. O questionamento era em torno de Lukaku. O belga desperdiçou contra o Leicester, no final de agosto, e se propôs a realizar a segunda cobrança. Mas Mourinho decidiu por Blind.

O treinador explicou que queria proteger o seu jogador. Acredita que a melhor situação para que Lukaku volte a cobrar os pênaltis seja em partidas já resolvidas, quando não há tanta pressão em torno do resultado, para que ele recupere a confiança. Disse, na coletiva, que não sabe por que a imprensa está fazendo tanto drama sobre esse assunto.

Também nesta coletiva, um repórter perguntou o quão grande poderia ser a semana do United, depois da vitória sobre o Tottenham, no fim de semana, e a da última quarta-feira, contra o Benfica, além do Chelsea no domingo. A resposta de Mourinho: “Uma semana de sete dias”.

Em outra conversa, logo depois da partida, o repórter lembrou que, apesar de quatro vitórias em quatro rodadas, o Manchester United ainda não está classificado. CSKA e Basel têm seis pontos e podem alcançá-lo, embora seja bastante improvável. “Ainda não nos classificamos? Ainda não? Quatro vitórias e não é o suficiente”, reclamou, ironicamente.

A pergunta seguinte foi sobre a avaliação de Mourinho do desempenho da sua equipe: “É melhor que os especialistas comentem o jogo do que eu dar minha opinião. Sou pago para trabalhar e dar meu melhor, o que eu faço todos os dias, e os especialistas são pagos para comentar meu trabalho, então eu deixo que eles comentem”.

Astuto, o repórter afirmou que o português não parecia feliz com o que aconteceu na partida contra o Benfica. Mourinho respondeu que estava “mais do que feliz, mais do que feliz”, com a cara mais carrancuda do universo.

Outro coitado que teve a missão de retirar declarações de Mourinho perguntou se a chave para o sucesso do United nesta temporada tem sido marcar gols e não concedê-los. O português não perdoou uma observação tão óbvia.

“A chave para o sucesso é marcar mais gols que o adversário. Se você marcar mais gols que o adversário você ganha, se marcar menos gols você perde. Se você marcar o mesmo número de gols, você empata. Isso é simples. Você não precisa ser um Einstein para ser pragmático e dizer que marcamos dois gols, o Benfica não marcou nenhum. Vencemos”, disse.

Mourinho havia criticado a torcida do Manchester United nas suas notas para o programa oficial da partida da última quarta-feira. “Espero que vocês aproveitem o jogo mais do que vocês fizeram contra o Tottenham”, escreveu. A BeIN Sports quis saber se ele ficou feliz com a torcida contra o Benfica. E Mourinho deu mais uma cutucada.

– Você ficou feliz com a torcida?

– Qual torcida?

– A do Manchester United.

– Não sou pago para treiná-los. Sou pago para treinar os jogadores, e eu tento fazer meu melhor. Fiquei feliz que torcedores do Benfica, do meu país, vieram para cá e torceram pelo seu time de uma maneira bonita. Nossos torcedores foram ok, acho que não tiveram muitas emoções. Dois anos atrás, tiveram muitas emoções em jogos da Champions, porque cada ponto era crucial para se classificar, e o time não se classificou. Neste momento, temos 12 pontos, viemos com nove. Três jogos nove pontos. Agora, quatro jogos, 12 pontos. Provavelmente eles nem virão na última partida. Está ficando chato, estamos vencendo demais. Não há pressão. Estavam todos relaxados. Até mesmo eu, você pode ver pelas minhas escolhas que eu estava relaxado. Às vezes, as pessoas gostam mais das dificuldades e a fase de grupos da Champions League foi um pouco entediante. Doze pontos em doze.

Esta entrevista você precisa entrar neste link para conferir.

O leite do sucrilhos de José Mourinho devia estar bem azedo na última quarta-feira.

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo