Champions League

Leverkusen pode deixar Barcelona fora do pote principal da Champions League

Time alemão tomará posto dos catalães no pote 1 do sorteio caso vá até a final da Liga Europa

O Bayer Leverkusen de Xabi Alonso dominou a Roma em pleno Estádio Olimpico, venceu por 2 a 0 nesta quinta-feira (2), e está a um passo de se tornar finalista da Liga Europa. Quem não deve estar nada contente com isso é a torcida do Barcelona, já que a provável classificação dos alemães para a final da competição continental tira o clube catalão do pote 1 do sorteio da próxima Champions League.

Vale destacar que o principal torneio de clubes da Europa sofrerá uma alteração para a temporada 2024/2025. Os 36 clubes classificados serão separados em quatro potes diferentes, e a divisão das equipes terá como base o coeficiente da UEFA, que ranqueia os clubes de acordo com as últimas cinco temporadas. O Leverkusen tem 88 mil pontos, três mil de diferença em relação ao Barcelona, que possui 91 mil.

Caso o time alemão vença novamente a Roma na volta da semifinal da Liga Europa, alcançará os mesmos 91 mil pontos do time catalão. Um empate na final contra Atalanta ou Olympique de Marselha seria o suficiente para o Bayer Leverkusen tomar o lugar do Barcelona no pote principal da próxima Champions League. Em caso de igualdade de pontos no ranking, a UEFA acabaria dando ao campeão da Bundesliga o direito de ficar no primeiro grupo, já que venceu a sua liga nacional nesta temporada.

Roma pode tirar Barcelona e Leverkusen do pote 1 da Champions

Existe ainda outro cenário, no qual a Roma pode deixar Barcelona e Leverkusen fora do primeiro pote da próxima Champions League, mesmo sendo eliminada na semifinal da Liga Europa. A equipe italiana é a quinta colocada da Serie A, com 59 pontos, e o sétimo time com melhor coeficiente no ranking da UEFA.

A liga italiana, vale destacar, destinará cinco vagas diretas para a próxima Champions, e caso a Roma consiga a vaga via Serie A, ficaria no primeiro pote da competição pela melhor coeficiente. Campeã da Conference League da temporada 2021/2022 e vice da última Liga Europa, o desempenho internacional recente dos italianos foi fundamental para a equipe vislumbrar uma posição no grupo de elite da próxima competição.

Como será o formato da nova Champions League?

A Champions League da temporada 2024/2025 terá 36 clubes, e será disputada sem a tradicional fase de grupos, mas sim uma fase de liga única, com cada equipe realizando dez jogos contra dez adversários diferentes. O sistema utilizado para definição dos confrontos será o suíço, que coloca frente a frente adversários com mesmo saldo de vitórias e derrotas.

Os oito times com melhor aproveitamento nesta fase inicial se classificam diretamente para as oitavas de final. Do 9º ao 24º colocado lugar, os times farão um play-off, com jogos de ida e volta, para determinar os demais oito clubes que vão formar a chave.

 

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Esse é Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia e da Trivela. Jornalista especializado em Marketing digital é também narrador do Portal Futebol Interior e da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo