e começam a decidir quem avança às quartas de final da Champions League. Um duelo inédito na história. Nunca os dois clubes se enfrentaram, por qualquer competição que seja. Os dois times trazem como o seu principal destaque os centroavantes. é a ponta mais afiada de um time afinado como o Bayern de Munique, campeão de tudo na temporada passada e, não por acaso, eleito o melhor do mundo. é um camisa 9 típico do futebol italiano, embora vista o número 17. É um líder técnico e da braçadeira também na Lazio, que retorna ao mata-mata da principal competição europeia depois de 20 anos. Os dois vivem de gols e estão entre os melhores da sua posição no continente.

Ter um centroavante que te garanta mais de 20 gols por temporada é um alívio grande. No caso desses dois, é muito mais do que isso. Immobile foi o Chuteira de Ouro na temporada passada, com 36 gols na Serie A – igualando o recorde de Gonzalo Higuaín. No total, foram 39 gols em todas as competições. Robert Lewandowski, por sua vez, fez 34 gols na Bundesliga (que tem dois jogos a menos, já que são 18 clubes). No total, foram 55 gols em todas as competições, porque ele ainda marcou 15 gols na Champions League.

Na atual temporada, os dois continuam em ótimo ritmo. Ciro Immobile fez 19 gols no total, sendo 14 na Serie A e outros cinco na Champions League. Lewandowski vai ainda melhor e, desta vez, lidera a corrida pela Chuteira de Ouro: são 31 gols no total até aqui, com 26 deles na Bundesliga e outros três na Champions League. Lewandowski marcou no último jogo antes da partida, no sábado, na derrota para o Eintracht Frankfurt. Já Immobile marcou pela última vez no dia 7, contra o Cagliari, em vitória por 1 a 0.

Os dois times travam um duelo que deve ter o Bayern dominando as ações. Só que o time alemão está cansado pelo calendário apertado, inclusive com a disputa do Mundial de Clubes no início do mês. Acabou com o título, mas foram dois jogos a mais, além da viagem, e precisou acelerar os jogos na Bundesliga para compensar. Por isso, a Lazio pode tentar explorar a velocidade pelos lados, além de usar a força física do seu meio-campo para desgastar o time de Hansi Flick. Sergej Milinkovic-Savic pode ser o grande nome para isso, com Luis Alberto, em ótima fase, como a referência técnica no centro do campo.

Se força física pode ser um fator do lado laziale, o Bayern tem um jogador para isso: . Ele, porém, é acompanhado, em geral, de Joshua KImmich e Davide Alaba, dois jogadores mais caracterizados pela capacidade técnica, não a imposição física. E velocidade deve ser um ponto do Bayern também, com Leroy Sané e Kingsley Coman. Isso sem falar em Alphonso Davies, lateral esquerdo muito ofensivo e muito perigoso no ataque – na direita, o time pode ter improvisado um zagueiro e, por isso, não deve avançar muito por ali, a não ser que Kimmich seja deslocado para o setor.

Será preciso aproveitar muito bem as oportunidades, no caso da Lazio, para conseguir um bom resultado neste jogo de ida. Immobile sabe bem disso, falou sobre o assunto ao comentar que Lewandowski é o melhor camisa 9 do mundo. Forçar o jogo, especialmente no começo, pode ser importante. O Bayern precisará tentar controlar o jogo e usar a capacidade do seu camisa 9 para marcar os gols que precisa.

A Lazio tem os desfalques do goleiro Thomas Strakosha, dos defensores Luiz Felipe e Stefan Radu e ainda tem Andreas Pereira em dúvida, provavelmente fora do jogo. O Bayern tem uma lista de desfalques ainda maior: Douglas Costa, Corentin Tolisso, Serge Gnabry, Alexander Nübel (que é reserva). Benjamin Pavard e Thomas Müller também estão fora, com COVID-19. Niklas Süle pode ser titular como lateral, mas também é dúvida.

O Bayern é o grande favorito do confronto, em um confronto que é bem desequilibrado. Só que a Lazio vem em boa fase, com seis vitórias nos últimos oito jogos, o que permite sonhar um pouco. Será preciso um jogo quase perfeito, mas o time consegue atuar em alto nível contra os principais adversários do país. Será preciso fazer o mesmo e talvez até ir além neste caso contra o Bayern, o melhor time da Europa. Os bávaros precisam lidar com o cansaço e precisam também reencontrar o seu jogo, depois de dois tropeços na Bundesliga. Por tudo isso, o duelo, tão desequilibrado no sorteio, pode se tornar bem mais equilibrado do que o previsto. Ao menos na teoria. Em campo é que veremos o que acontecerá.

NA TV

Champions League: Lazio x Bayern de Munique
Terça-feira, 23 de fevereiro, 17h (horário de Brasília)
Estádio TNT Sports (Clique aqui, assine e ganhe 7 dias grátis)
Confira mais na Programação de TV