Champions League

Kompany: ‘É por isso que o PSG deve se manter nesse nível por mais alguns anos’

Antes da volta da semifinal da Champions League, técnico do Bayern de Munique exalta elenco adversário e trabalho de Luis Enrique

A semifinal da Champions League entre Bayern de Munique e PSG tem sido de demonstrações públicas de admiração dos dois lados. Apontados como os dois melhores times do mundo, eles se respeitam, e isso fica evidente nas entrevistas coletivas dos treinadores antes da partida de volta após o 5 a 4 na ida.

Vincent Kompany pregou concentração total para o jogo, destacando ter preparado “tudo nos mínimos detalhes”, e não teve receio de cravar o duelo como o mais importante da carreira até aqui.

O técnico belga elogiou a consolidação do projeto da equipe adversária, campeã europeia na última temporada, e como eles têm tudo para manter o desempenho apresentado pela qualidade do trabalho de Luis Enrique e a jovialidade dos jogadores.

— O PSG é o clube mais forte da Europa nos últimos dois anos. Isso é evidente. Eles têm uma qualidade impressionante. A força desse time, além da comissão técnica, é a juventude do elenco. Por isso, o PSG deve se manter nesse nível por mais alguns anos.

Uma prova do quão jovem é o grupo de atletas que já é supervencedor veio na partida de ida da semi da Champions, quando o time titular dos parisienses tinha só um jogador acima dos 30 anos (Marquinhos, 31) e sete com 25 ou menos.

Kompany e Luis Enrique antes de jogo entre Bayern de Munique e PSG
Kompany e Luis Enrique antes de jogo entre Bayern de Munique e PSG (Foto: IMAGO / Sven Simon)

Luis Enrique compara Bayern x PSG à rivalidade histórica do tênis

Como mais um exemplo dos afagos mútuos, Luis Enrique, que chegou a colocar o Bayern como “mais difícil” que já enfrentou sob o comando do time francês, comparou a disputa com o adversário a como era a alternância no tênis entre Rafael Nadal, Roger Federer e Novac Djokovic.

— Vamos buscar ser mais competitivos do que nunca, porque a gente precisa disso. Nadal já disse que a rivalidade com Federer e Djokovic foi uma motivação, ajudou-o a evoluir. Com o Bayern é assim também: a gente admira, mas isso serve de motivação para mostrar nosso melhor nível, num ambiente incrível, contra um time sensacional.

— Vai ser um jogo de altíssimo nível, entre as duas melhores equipes da Europa, com o objetivo de chegar à final. É um cenário empolgante pra todo mundo — reforçou em outra resposta.

Na mesma coletiva, o meia Warren Zaïre-Emery surpreendeu ao dizer que espera “algo parecido” do 5 a 4 insano, tratado como um dos grandes jogos dos últimos anos, na partida de volta. “Não é loucura: é o que vai acontecer. Cabe a nós impor o ritmo, mas sem exagerar, porque pode ficar muito aberto pros dois lados”, justificou.

— A gente vai tentar impor o nosso jogo, pressionar alto como faz em toda partida, jogar o máximo possível no campo deles, recuperar a bola lá em cima e criar chances. Esse time é feito pra atacar — e é isso que a gente vai tentar fazer — finalizou o meia.

A partida ocorre nesta quarta-feira (6), na Allianz Arena. Um empate dá a vaga na final da Champions League, disputada em 31 de maio, em Budapeste, para o PSG. O Bayern precisa vencer por dois gols de vantagem para ir à decisão. Se for uma vitória mínima, a partida vai para a prorrogação e, caso persista a vantagem de só um tento para os alemães, pênaltis.

O Arsenal já está na final, pois bateu o Atlético de Madrid na outra semifinal.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo