Champions League

Guardiola apoia Walker após jogador receber mensagens ‘racistas e ameaçadoras’

Jogador sofreu os ataques raciais após a derrota para a Juventus pela Champions League

Após a derrota para Juventus na última quarta-feira (11), o lateral-direito Kyle Walker, do Manchester City, relatou que recebeu mensagens racistas e ameaçadoras nas redes sociais.

O defensor inglês publicou em seus perfis oficiais uma mensagem na qual é chamado de um termo pejorativo em inglês e que deveria “morrer”.

— Ninguém deveria jamais ser sujeito ao tipo de abuso vil, racista e ameaçador que recebi online desde o jogo de ontem à noite. — escreveu Walker em comunicado.

O perfil que lhe enviou a ameaça estava no Instagram, e Kyle cobrou a plataforma por atitudes e evitar novos ataques preconceituosos no futuro.

O Instagram e as autoridades precisam impedir que isto aconteça, para o bem de todos os que sofrem este abuso. Nunca é aceitável. Aos nossos torcedores, continuaremos a trabalhar em equipe para fazer melhor, melhorar e virar a dar a volta por cima juntos — completou.

Nesta sexta (13), o técnico Pep Guardiola se solidarizou com o comandado, que tem recebido apoio de todos dentro do clube inglês.

— Primeiro, é inaceitável. Mas não porque é Kyle, para todo ser humano. Infelizmente, hoje no mundo real, isso acontece muitas vezes. Claro que não é necessário dizer o apoio que ele tem de todo o clube, claro, de todo o time, da equipe de bastidores, todas as pessoas daqui. […] Infelizmente isso acontece em todos os departamentos da nossa sociedade. É completamente inaceitável, e nós o apoiamos totalmente. — disse Pep.

Manchester City e Premier League apoiam Walker após racismo; Meta afirma que está apoiando-o

Os Citizens condenaram o ataque direcionado a Walker, o considerando “repugnante”.

— O Manchester City condena veementemente o abuso racista sofrido por Kyle Walker online após a partida de ontem à noite. Nós nos recusamos a tolerar discriminação de qualquer tipo, seja em estádios ou online. Ofereceremos todo o nosso apoio a Kyle após o tratamento repugnante que ele recebeu.

Em post no X (ex-Twitter), a Premier League apoiou que as pessoas denunciem os crimes raciais para que ações possam ser feitas.

— O racismo não tem lugar no nosso jogo ou em qualquer lugar da sociedade. Nós encorajamos qualquer um que ouça ou veja abuso discriminatório a denunciá-lo para que medidas possam ser tomadas.

Já a Meta, dona do Facebook e do Instagram, afirmou em comunicado à imprensa que já conversou com o jogador de 34 anos e que irá contribuir com a investigação policial.

— Estamos em contato com Kyle Walker e a sua equipe, que já denunciaram este conteúdo, e tomaremos as medidas adequadas. Não há nada que impeça este comportamento de um dia para o outro, mas vamos trabalhar para ajudar a proteger a nossa comunidade de abusos e apoiar as investigações policiais.

Fase atual do Manchester City

O revés para Juventus foi o sétimo do time de Guardiola e Walker nos últimos dez, período em que só venceu uma e empatou outras duas.

Os resultados recentes deixam o Manchester City em quarto no Campeonato Inglês, oito pontos atrás do líder Liverpool (que tem um jogo a menos).

Os Citizens também estão fora do top-8 da Champions League, que leva direto às oitavas de final, e correm risco até de não classificar aos playoffs, já que estão em 22º, com oito de pontuação, e ainda terão mais duas rodadas pela frente.

E neste domingo (15), o lado azul da cidade enfrenta o vermelho, o Manchester United, em jogo de dois rivais que estão em má fase.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo