Champions League

Guardiola dá declaração polêmica e sincerona sobre o Real Madrid

Especialista em pontos corridos, Guardiola rasga elogios a Premier League e revela não ter analisado jogos do Real Madrid, adversário do Manchester City na Champions

Após começar perdendo, o Manchester City buscou a virada e bateu o Crystal Palace neste sábado (6), por 4 a 2, em partida válida pela 32ª rodada da Premier League. O triunfo é crucial para as pretensões dos Citizens, que lutam jogo a jogo com Liverpool e Arsenal pela ponta da tabela. Tão crucial que, Pep Guardiola, técnico da equipe, sequer deu tanta importância a uma pergunta feita sobre o Real Madrid, adversário do clube na Champions League, durante coletiva de imprensa pré-jogo contra o Palace.

Guardiola é o técnico mais vitorioso do mundo quando o assunto é ligas nacionais de pontos corridos. Só com o City, já são cinco títulos de Premier League. Por isso, ao ser questionado sobre o embate contra o Real Madrid na Champions, marcado para a próxima terça-feira (9), o treinador espanhol revelou não ter tido tempo de analisar o clube merengue, já que segue focado na corrida insana pelo título inglês.

O que Guardiola disse sobre o Real Madrid e a Champions?

— Se estivéssemos 18 pontos à frente do segundo colocado na Premier League, eu estaria de olho no Real Madrid, mas não é o caso (…) Depois disso (jogo contra o Crystal Palace) teremos mais tempo, não para recuperação, mas para preparação (…) Portanto, não tive muito tempo para ver o Real Madrid. Quando estamos lutando há nove ou 10 meses pela Premier League, por que deveria me distrair agora deste importante jogo contra o Palace, quando a distância é tão próxima?

Posteriormente, Guardiola traçou um comparativo entre Premier League e Champions League. Na opinião do técnico do City, o título inglês é o mais importante dentre todos os de ligas nacionais da Europa e o mais bonito e complicado de se vencer. Já sobre a competição continental, o treinador também ressaltou o peso, porém com menos elogios.

— Adorei (vencer o título da Premier League). Dos troféus nacionais, é o mais importante: Premier League ou La Liga. Não vou dizer que a Champions League não é bonita, claro que é. Então agora nós temos (título da Champions) e sabemos como é isso em nossa alma e estamos em paz, pelo fato de termos conseguido.

— A Premier League é simplesmente a mais bonita porque é mais difícil, tem mais jogos, sabe? Toda semana, dois ou três jogos. A Champions League, claro, é importante, mas depende de algo que talvez não possamos controlar. Ambos são extremamente importantes, mas a Premier League prova muito. Mostra a mentalidade das equipes, estando presentes o tempo todo por muitos e muitos anos. Para mim, pessoalmente, desde a minha educação em casa ou qualquer outra coisa, todos os dias você tem que fazer o melhor. Isso significa muito para mim pessoalmente.

City se mantém vivo em três frentes

Com 70 pontos conquistados, o Manchester City ocupa a terceira colocação da Premier League e briga cabeça a cabeça com Liverpool e Arsenal pelo título, que representaria um tetracampeonato inédito na história da competição. Além do torneio de pontos corridos, os Citizens estão na semifinal da Copa da Inglaterra, onde enfrentam o Chelsea e, como citado, nas quartas da Champions League.

Próximos jogos do Manchester City

  • Real Madrid x Manchester City – Champions League – 9/4
  • Manchester City x Luton Town – Premier League – 13/04
  • Manchester City x Real Madrid – Champions League – 17/04
  • Manchester City x Chelsea – Copa da Inglaterra – 20/04
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo