A Uefa sorteio os confrontos das oitavas de final da Champions League 2020/21 nesta segunda-feira, em Nyon, Suíça, onde fica a sua sede. Os confrontos ficaram bem interessantes e teremos bons duelos a partir de fevereiro. O principal deles será entre Barcelona, que ficou em segundo no seu grupo, e o Paris Saint-Germain.

O duelo entre Lionel Messi e Neymar é pesado, com dois dos melhores jogadores do mundo e em momentos bastante diferentes. O brasileiro vem em alta, jogando bem e liderando os franceses, como na temporada passada, que levou a equipe da cidade luz à decisão da Champions. Sofreu uma entrada dura no jogo contra o Lyon, o que pode significar uma nova lesão e já vira uma dúvida prévia para o jogo.

Messi vem em um processo de muito desgaste no Barcelona. Depois de pedir para deixar o clube, fazendo valer um acordo verbal que tinham. Não conseguiu. Ficou, a contragosto. E o Barcelona tem alternado jogos bons e ruins, mas os resultados acabam pesando contra, especialmente em La Liga.

O Borussia Mönchengladbach, que foi muito bem na fase de grupos, terá um desafio muito complicado: o Manchester City, de Pep Guardiola. Ainda que os ingleses não tenham sido plenamente confiáveis na atual temporada, tem apresentado bom futebol. Os alemães também vão bem e, pelo que vimos dos duelos na fase de grupos, podem causar complicações para o City.

A Lazio, que conseguiu uma histórica classificação ao mata-mata depois de 21 anos, vai pegar talvez o pior adversário possível: o Bayern de Munique, atual campeão, e que segue em ritmo forte de bom futebol e ótimos resultados. Um desafio enorme para os comandados por Simone Inzaghi, que terão que duelar com o time de Hansi Flick e do artilheiro Robert Lewandowski.

O Atlético de Madrid fará um confronto que pode ser interessante contra o Chelsea. São dois times em bons momentos nas suas ligas nacionais, com bons jogadores. Para os dois, o título da liga nacional é muito importante, mas ir longe na competição europeia também é fundamental. Sonhar com o título também é possível, ainda que não sejam favoritos.

O Liverpool terá o RB Leipzig, um duelo para lá de perigoso. Os alemães tiveram uma fase de grupos instável, mas foi semifinalista na última edição do torneio continental. Comandado por Julian Nagelsmann, o time da Red Bull joga um bom futebol e oferecerá resistência ao futebol de muita pressão do Liverpool, com um ataque forte e sempre veloz.

A Juventus terá o Porto pela frente, naquele que é um dos confrontos mais desequilibrados. Os italianos são amplamente favoritos, mas é bom lembrar que o Dragão complicou o Manchester City jogando em casa e deverá tentar fazer o mesmo com a Velha Senhora. Ainda assim, o time de Cristiano Ronaldo tem tudo para avançar, se conseguir jogar o seu futebol.

O Sevilla terá pela frente o Borussia Dortmund, com os alemães com novo comando. O técnico Lucian Favre foi demitido no fim de semana depois de uma humilhante goleada pra o Stuttgart na Bundesliga. Os alemães têm um potencial imenso ainda para ser explorado, mas o Sevilla, de Julen Lopetegui, tem alternado bons e maus momentos. Não deve facilitar, mas o Dortmund é favorito.

Por fim, um duelo que promete bastante: a Atalanta sofreu para se classificar e vai pegar o Real Madrid, que embora tenha ficado em primeiro lugar no seu grupo no fim das contas, também viveu uma primeira fase turbulenta. O Real Madrid claramente não está no seu melhor e a Atalanta pode tentar aproveitar. Vimos, nesta fase de grupos, a Atalanta fazer frente ao Liverpool, mas também tropeçar contra o Midtjylland.

Os jogos de ida serão nos dias 16, 17, 23 e 24 de fevereiro. Os jogos de volta serão nos dias 9, 10, 16 e 17 de março. Os times à direita abaixo são os que definem o segundo jogo em casa.

Os clubes poderão fazer até três alterações nos seus elencos para a fase final da competição. Passadas as oitavas de final, será realizado novo sorteio, no dia 19 de março, com os jogos de ida nos dias 6 a 7 de abril e de volta nos dias 13 e 14 do mesmo mês. O sorteio da semifinal também será no dia 19 de março, com jogos de ida nos dias 27 e 28 de abril e volta nos dias 4 e 5 de maio. A final será no dia 29 de maio, no estádio Atatürk, em Istambul.

Estes são os confrontos:

Borussia Mönchengladbach (ALE) x Manchester City (ING)

Lazio (ITA) x Bayern de Munique (ALE)

Atlético de Madrid (ESP) x Chelsea (ING)

RB Leipzig (ALE) x Liverpool (ING)

Porto (POR) x Juventus (ITA)

Barcelona (ESP) x Paris Saint-Germain (FRA)

Sevilla (ESP) x Borussia Dortmund (ALE)

Atalanta (ITA) x Real Madrid (ESP)