Inferno? Donnarumma está bem tranquilo com recepção que torcida do Milan fará a ele
Donnarumma irá ao San Siro para enfrentar o Milan pela primeira vez após sair para o PSG e torcedores prometerem inferno contra ele
Nesta terça-feira (7), o mundo da bola vai parar para acompanhar o confronto entre Milan e PSG, válido pela 4ª rodada do Grupo F da Champions League. O jogo é de extrema importância para os dois times, já que do lado francês, uma vitória pode deixar encaminhada a classificação para a próxima fase da competição e no caso dos italianos, vencer é uma questão de sobrevivência, já que o time rossonero ainda não conquistou nenhuma vitória e é o lanterna da chave com apenas dois pontos.
Quem parece não sentir muito o peso deste grande jogo é o goleiro Gianluigi Donnarumma, que hoje defende as cores do time de Paris, mas que em um passado não muito distante, esteve brilhando no time do Milan. A torcida italiana promete fazer muito barulho e protestar bastante a cada vez que o excepcional arqueiro estiver com a bola, entretanto, o jovem de 24 anos parece estar focado em se apresentar bem e ajudar sua equipe a conquistar mais três pontos dentro do Grupo F da Champions League.
Donnrumma vestiu o manto do Milan em 250 oportunidades, estreou no time italiano com apenas 16 anos e é um dos maiores expoentes da posição desde a aposentadoria de Buffon. Porém, apesar do status de ídolo do time italiano em seu começo de carreira, a forma como Gigi Donnarumma saiu do Milan deixou uma ferida que até hoje não foi cicatrizada.
Para Luis Enrique, técnico do PSG, o importante neste momento é transformar qualquer pressão externa em uma exibição positiva e não deixar que a atmosfera criada nas arquibancadas interfira na maneira como o time vai jogar em campo. Em relação aos protestos direcionados à Donnarumma no jogo de logo mais, o treinador espanhol revelou que chegou a fazer algumas brincadeiras sobre o assunto, para tentar tirar o foco, mas ponderou que os grandes jogadores precisam passar por este tipo de situação na carreira.
“Bem, tivemos mais piadas do que falamos sobre isso, é normal no futebol. Donnarumma já jogou aqui pela seleção, pela Itália contra a Espanha , e eu estava aqui para ver. Isso faz parte do futebol. Muitos grandes jogadores vivenciam esses episódios. Não importa. É algo que você precisa superar e manter o foco no jogo.”, disse Luis Enrique.
Donnarumma reencontra o San Siro como goleiro do PSG
Em setembro, Gianluigi Donnaruma esteve na Itália, no mesmo San siro do jogo desta terça-feira, para o confronto da Squadra Azzurra diante da Ucrânia pelas Eliminatórias da Euro 2024. Naquele momento, Gigi teve uma pequena amostra do que terá de enfrentar logo mais, pois mesmo defendendo sua seleção, foi vaiado e recebeu vários assovios da torcida italiana, que obviamente eram adeptos do Milan.
Luis Enrique afirma que Donnarumma terá uma experiência diferente no confronto frente ao time Rossonero e que a chateação da torcida é algo normal, que vai acontecer independentemente de qualquer coisa. Ao mudar de time, o jogador está sujeito a sofrer este tipo de vaia e esta experiência deve ajudar o jogador a ganhar mais experiência e estar pronto para novos desafios dentro do cenário competitivo.
“Em espanhol existe uma expressão especial: os amores contestados são os mais desejados. Isso acontece com os jogadores de futebol quando eles mudam de time, não é nada especial. Será uma experiência única para ele”, ponderou Luis Enrique.
Luis Enrique fala em foco e afirma que PSG está preparado para decisão diante do Milan
Para o técnico espanhol, o mais importante é focar no trabalho que o time francês precisa fazer em campo para derrotar o Milan e encaminhar sua classificação para a próxima fase da Champions League. O próximo confronto do time de Paris na competição será diante do Newcastle, em casa e pode definir a classificação da equipe para as oitavas de final caso consiga vencer o time italiano hoje.
No 1º turno da chave, em jogo realizado no Parc des Princes, o PSG não tomou conhecimento do Milan e venceu pelo placar de 3 x 0, gols marcados por Mbappé, Kolo Muani e Kang-in Lee. Apesar do resultado expressivo conquistado em casa no primeiro encontro entre os times, Luis Enrique pede foco aos jogadores e que encarem a partida como uma final, já que o cenário é completamente diferente do que o enfrentado em Paris.
“Logicamente falando, deveríamos esquecer o jogo de Paris, este é um jogo completamente diferente”, disse ele. Nosso objetivo é difícil contra uma equipe forte e com uma história forte”, afirmou o treinador
A depender do que acontecer no outro confronto da chave entre Borussia Dortmund e Newcastle que se enfrentam no Estádio Signal Iduna Park, na Alemanha, às 14h45 (horário de Brasília), a situação do PSG pode ficar ainda mais confortável no grupo. Imaginando o cenário no qual o time de Paris vença o Milan, se haver um vencedor no outro confronto, o time francês abre cinco pontos de vantagem e vai ficar a um empate de se classificar.
Caso Borussia Dortmund e Newcastle empatem, basta uma vitória do PSG diante dos ingleses na 5ª rodada para garantir a classificação à 2ª fase da Champions League.